O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

domingo, 30 de outubro de 2011

Giselle Miranda / Espaço Saúde


Formada em fisioterapia pela Unigranrio em dezembro de 2003, especialista em RPG, Acupuntura e Pilates e segunda graduação em Farmácia.
Consultório em Santa Cruz da Serra (Rua da Feira, 20 – sala 203) junta com minha irmã e sócia Kelly Miranda que é graduada em Farmácia pela Unigranrio e Estética pela UNISUAN.
Estamos sempre fazendo novos cursos trazendo sempre novidades e especializações.
Atendemos fisioterapia, Rpg, Acupuntura, aurícula, pilates, drenagem linfática, estética. Temos também fonoaudióloga, nutricionista e pedóloga.


* FISIOTERAPIA NA DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR (DTM)
* O que é Hérnia de disco?
Florais

sábado, 29 de outubro de 2011

Campinarte Fotos e Legendas / De tamborim nas mãos, dançarina é eleita Rainha do carnaval carioca 2012

Foi dada a largada para o carnaval 2012. O Rio de Janeiro conheceu, na noite de sexta-feira (28), os novos Rei Momo e Rainha da folia carioca. Após meses de expectativa, o bancário Milton Rodrigues da Silva, de 32 anos, e a dançarina Cristiane de Souza Alves, de 34, foram coroados na Cidade do Samba, na Zona Portuária. Milton conquistou o título pelo quarto ano seguido.
O evento faz parte do calendário da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) e é promovido pela Globo Rio.

Em sua apresentação, Cristiane tocou tamborim (Foto: Rodrigo Vianna / G1)
Cristiane de Souza Alves / foi coroada nesta sexta (28) na Cidade do Samba.
Milton foi eleito Rei Momo pelo quarto ano seguido (Foto: Rodrigo Vianna / G1)
O bancário Milton Rodrigues / foi escolhido Rei Momo pelo 4º ano seguido.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Campinarte Saúde / Anvisa aprova medicamento para o tratamento da hepatite C

Carolina Pimentel / Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do medicamento Telaprevir no tratamento da hepatite C tipo 1. Combinado com outros remédios, o antiviral aumenta em 79% as chances de cura. A Anvisa já havia aprovado no início do ano o antiviral Boceprevir, que também funciona como inibidor e eleva a chance de cura dos pacientes.
A transmissão da hepatite C ocorre pela transfusão de sangue, pelo compartilhamento de material perfurante e cortante (seringas, agulhas, lâmina de barbear ou alicate de unha) e de mãe para o filho durante a gravidez. A contaminação pode ocorrer também pela relação sexual sem preservativo.
Os sintomas são cansaço, tontura, enjoo, vômitos, febre, dor abdominal, olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Dados do Ministério da Saúde mostram que, de 1999 a 2010, foram identificados 307.446 casos de hepatites virais no Brasil. Do total, 56,5% foram hepatites dos tipos B e C.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Campinarte Educação / ENEM... De Novo, professor???



Descrédito / Presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares, Amábile Pacios afirmou ontem que o Enem está cada vez mais desacreditado, principalmente entre os inscritos. “Eu lamento muito esse ocorrido. Mais um ano o Enem provou que não é confiável”, argumentou. “É frustrante demais para esses alunos que se prepararam o ano todo. É um descaso com o futuro deles.”

O ministro da Educação, Fernando Haddad, defende o fim do vestibular


Pelo terceiro ano consecutivo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não passou no teste de confiança dos alunos de todo o país. Enquanto o ministro da Educação, Fernando Haddad, defende o fim do vestibular e a adoção da prova do Enem como porta de entrada para o ensino superior, cerca de 4 milhões de candidatos que realizaram o teste no último fim de semana estão novamente frustrados diante das falhas na organização. Os mais prejudicados, por enquanto, serão os 639 estudantes do colégio Christus, em Fortaleza, que terão as provas canceladas. A decisão foi anunciada ontem pelo Ministério da Educação (MEC) após reconhecer que um simulado feito pelo colégio particular pouco tempo antes do Enem continha nove questões idênticas às apresentadas no teste.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Campinarte Fotos e Legendas / 2ª Mobilização por um Serviço Público de Qualidade e Contra a Corrupção

Brasília - Marcello Casal Jr/ABr / Delegados, peritos de Polícia Federal e policiais do Distrito Federal durante passeata na 2ª Mobilização por um Serviço Público de Qualidade e Contra a Corrupção

Campinarte Fotos e Legendas / Funcionários do Estádio Nacional paralisam obras

Agencia Brasil / 261011 / Marcello Casal jr

Funcionários da obra do Estádio Nacional de Brasília, o antigo Mané Garrincha, paralisaram as atividades .
Os trabalhadores estão reivindicando melhores condições de trabalho, aumento salarial e um bônus financeiro conforme produtividade no trabalho.

domingo, 23 de outubro de 2011

Campinarte Eventos / Grupo dos Vinte - Festa em Homenagem às Crianças

Pula-Pula, tobogã, ping-pong, enfim, brincadeiras, algodão doce, refrigerantes, churrasco, sorteios de brinquedos e o que é melhor: tudo de graça.
Assim foi a festa em homenagem ao Dia da Criança do Grupo dos 20 no Corredor Cultural (Av. B) em Nova Campinas, Domingo (23/10).
Foi (praticamente) o dia inteiro e uma programação repleta de variedades...
Dentre outras coisas, foi palco de uma comemoração pra lá de especial, me refiro ao aniversário do Cafu com direito a bolo e tudo mais.
O Campinarte deseja ao aniversariante toda a felicidade do mundo...
Aproveitamos a oportunidade para destacar a bela e eficiente organização do evento, valeu!
Confira mais algumas imagens:

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Campinarte Cultura / Tributo A Joãozinho da Goméia


Campinarte Educação / Escolas públicas estaduais paralisam atividades por 24 horas nesta quinta (20); categoria participa de ato pela aplicação de 10% do PIB na educação pública

Os profissionais de educação das escolas públicas estaduais realizam uma paralisação de 24 horas nesta quinta-feira, dia20. Neste dia, os profissionais das escolas estaduais farão um ato na porta da Seeduc (Rua da Ajuda, na sede do governo, Centro), a partir das 10h, para exigir uma audiência com o secretário de Educação, Wilson Risolia. Depois doprotesto, a categoria irá em passeata até a Cinelândia, onde ocorrerá um ato pelos 10% do PIB na Educação.
No ato na Seeduc, os profissionais vão cobrar da secretaria soluções para problemas pendentes desde a greve da educação estadual, que durou 67 dias, tais como: assédio moral aos profissionais que realizaram a greve; fechamento de escolas de EJA, exoneração de diretoras de escolas e ameaças contra os animadores culturais.
Depois da manifestação na Seeduc, os profissionais do estado participam do ato público pela aplicação de 10% do PIB na Educação, na Cinelândia, a partir das 14h, quando ocorrerão aulas públicas e um ato show. Também ocorrerá um plebiscito no local para que a população opine sobre a aplicação dos 10% do PIB na educação.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Rio de Janeiro promove campanha de combate à dengue nas escolas estaduais

Da Agência Brasil / Rio de Janeiro – A campanha 10 Minutos contra a Dengue, lançada há cerca de um mês, chegou hoje (19) às escolas estaduais do Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, o objetivo é fazer com que os alunos e professores das 1.457 escolas da rede pública de ensino fluminense participem das ações de prevenção ao Aedes Aegypti, transmissor da doença.
De acordo com o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, o objetivo é fazer com que os professores estimulem os jovens a participar das estratégias de prevenção à dengue. “Nossa intenção é fazer uma convocação aos nossos professores e alunos para que trabalhem nessa ação preventiva”.
Para o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde do estado, Alexandre Chieppe, as escolas podem contribuir espalhando cartazes nas salas de aulas e cantinas, além de promover palestras sobre como desenvolver ações de prevenção à dengue.
A campanha foi lançada há cerca de um mês pelo governo do estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, desde o início do ano já foram notificados cerca de 159 mil casos de dengue no Rio de Janeiro e 131 pessoas morreram em consequência da doença.
Edição: João Carlos Rodrigues

Escolas municipais do Rio de Janeiro terão ensino religioso

Paulo Virgilio - Repórter da Agência Brasil / Rio de Janeiro - A partir de fevereiro do próximo ano, as escolas municipais do Rio de Janeiro terão aulas de ensino religioso, para os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A lei, sancionada nesta quarta-feira (19) pelo prefeito Eduardo Paes, torna a capital fluminense pioneira no ensino religioso em escolas públicas do país.
A medida prevê que o ensino religioso será opcional e somente oferecido aos alunos cujos pais ou responsáveis assim o desejarem. As opções serão entre aulas das doutrinas católica, evangélica/protestante, afro-brasileiras, espírita, religiões orientais, judaica e islâmica. Para aqueles que não optarem por este tipo de ensino, a Secretaria Municipal de Educação oferecerá aulas de Educação para Valores, nos mesmos horários.
O prefeito, Eduardo Paes, disse que a implantação do ensino religioso nas escolas municipais confirma a visão de que a cidade prega a livre escolha do cidadão. ”A gente confirma essa visão do Estado laico, um lugar onde respeitamos a fé de cada um dos indivíduos que estão nas escolas municipais”.
Com a nova lei, foi criado também no município o cargo de professor de ensino religioso. Segundo a Secretaria de Educação, será aberto, em breve, concurso público para o preenchimento das vagas. De acordo com a subsecretária de Educação, Helena Bomeny, os professores que decidirem fazer o concurso deverão possuir conhecimentos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, além daqueles de sua crença.

Campinarte Jornal (vídeo) / Marcha Contra a Corrupção

sábado, 15 de outubro de 2011

Campinarte Pesquisa / 15 de Outubro / Dia do Professor. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil

Dia do Professor
No dia 15 de Outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

DIA DO PROFESSOR EM OUTROS PAÍSES:

Estados Unidos: National Teacher Day - na terça-feira da primeira semana completa de Maio.
World Teachers’ Day - UNESCO e diversos países - 5 de Outubro
Tailândia - 16 de Janeiro
Índia - 5 de Setembro
China - 10 de Setembro
México - 15 de Maio
Taiwan - 28 de Setembro
Argentina - 11 de Setembro
Chile - 16 de Outubro
Uruguai - 22 de setembro
Paraguai - 30 de Abril
Fonte: www.portaldafamilia.org

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Campinarte Huayrãn Ribeiro / Dia das Crianças 2011 na ASCOM - Sta. Cruz da Serra


ASCOM (Associação Comunitária de Santa Cruz da Serra - Presidente Karla Silva) promoveu dia 12 de Outubro (Dia das Crianças) uma festa à altura de uma entidade comunitária que se preza.
Foram distribuídos muitos e muitos brinquedos e a garotada fartou-se de bolo, refrigerantes, doces, etc.


Saiba como foi - clique aqui

Campinarte Huayrãn Ribeiro / Dia das Crianças em Nova Campinas: é festa, é festa e tome festa!


Nova Campinas ficou bastante agitada nesse dia 12 de Outubro, Dia das Crianças.
O conjunto foi palco de inúmeras festas de rua fazendo dessa forma a alegria da garotada.
Doces, balas, bolos, refrigerantes, distribuição de brinquedos, muitas brincadeiras e (diga-se de passagem) teve festa para todos os gostos e pra baixinho nenhum botar defeito.
Falando em bolo... Cada rua apresentava um bolo maior que o outro.
Quase todas as ruas alugaram pula-pula, escorregas e outros aparelhos para a gurizada se esbaldar à vontade.
Cabe a nós do Campinarte parabenizar a todos os organizadores pela iniciativa de não deixar passar em branco uma data tão especial como é o Dia das Crianças. 
Confira algumas imagens.

Rua 5 / Área 2 – Nova Campinas




Rua 16 / Área 1 – Nova Campinas

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Campinarte Homenagem / Morre em SP o humorista José Vasconcellos

O humorista José Vasconcellos, de 85 anos, morreu hoje no Hospital das Clínicas, em São Paulo, por insuficiência respiratória. Vasconcellos sofria de Mal de Alzheimer e de problemas nos rins.Vasconcellos nasceu em Rio Branco, no Acre, e começou sua carreira no rádio, meio em que se tornou célebre por fazer imitações das vozes de outros locutores e artistas em geral, como a imitação de Ari Barroso apresentando um programa de calouros.Participou da "Escolinha do Professor Raimundo" como o gago "Rui Barbosa Sa-Silva", além de se apresentar em casas de espetáculos por todo o Brasil. Em 2009, foi lançado o DVD Documentário "Ele é o Espetáculo", do cineasta Jean Carlo Szepilovski, uma homenagem ao conjunto de sua obra.
"Ele é o Espetáculo" é uma biografia narrada pelo próprio humorista, com depoimentos de Jô Soares, Chico Anysio e trecho de filmes e programas de rádio e TV em que atuou durante a carreira.


- ASSISTA AGORA NA TV CAMPINARTE -  

Canal De volta no Tempo / José Vasconcelos


JOSÉ VASCONCELOS
BIOGRAFIA DE JOSÉ VASCONCELOS PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA

José Tomás da Cunha Vasconcelos é o nome total de José Vasconcelos. Ele nasceu no estado do Acre, na capital Rio Branco, em 20 de março de 1926. Ele nasceu no Palácio do Governo, onde seu avô José Tomás da Cunha Vasconcelos era governador e seu pai Tancredo Austregésilo da Cunha Vasconcelos era secretário do governo. Ele é conhecido apenas por José Vasconcelos. Ë humorista importante e com longa carreira no Brasil. Seu início artístico foi em rádio e especializou-se em imitar vozes de outros artistas. Era bom nisso. Apresentava uma perfeita imitação do grande Ary Barroso, entre outros. Em 1941, no Rio de Janeiro, atuou no programa:"Papel Carbono". Também começou em cinema e em 1947, foi muito bem no filme:"Este Mundo É um Pandeiro" e fez outros filmes , como: "Sinfonia Amazônica"; "Os Maridos Traem ...e As Mulheres Subtraem"; "O Menino Arco-Iris"; "Os Trapalhões no Mundo da Fantasia"; "O Quebra-Nozes";"O Casamento de Romeu e Julieta". Por um longo tempo da carreira, José Vasconcelos trabalhou nos Estados Unidos, onde foi muito bem aceito.
Em 1952,começou a trabalhar na TV Tupi de São Paulo. Atuava na "Toca do Zé", programa humorístico que fez muito sucesso. Foi o primeiro humorista que em 1960 gravou um disco pela Cia Odeon , com o nome: "Eu Sou O Espetáculo"e vendeu mais de 100 mil cópias. Seu sucesso fez com que fosse aberto esse tipo de estrada, para outros humoristas, como Zé Trindade, e outros, que também gravaram discos humorísticos.
Em televisão trabalhou nas novelas:"Quatro Homens Juntos";no seriado:"Plunct, Plact, Zuum"; em :"Uma Aventura no Corpo Humano";na"Escolinha do Professor Raimundo", no papel do gago Rui Barbosa Sá Silva.
Destacou-se no teatro, tanto no Brasil, quanto em Portugal.
Mas a maior aventura de José Vasconcelos não foi muito alvissareira. Ele criou o Parque Temático:Vasconcelândia.No município de Guarulhos, perto da capital paulista, em um terreno imenso de um milhão de metros quadrados, o humorista criou um parque, num audacioso projeto à molde dos parques americanos para criancas. Mas o empreendimento ficou muito caro e, sem ter obtido apoio oficial de qualquer espécie, José Vasconcelos quase foi a falência e sua "Cidade infantil", nunca ficou pronta. Fez terraplanagem, restaurante, administração, etc, mas não conseguiu chegar à conclusão do projeto. Enfiou ali tudo o que ganhou na vida e o projeto sucumbiu....ou quase, pois ele ainda busca parceiros estrangeiros, para realizar seu sonho.
No entanto, seu disco;"Eu Sou o Espetáculo" vendeu 1 milhão de cópias.
José Vasconcelos é um grande humorista brasileiro, que tem o respeito de todo o público e de todos os colegas.
Em 2009, foi lançado o DVD documentário "Ele é o Espetáculo", do cineasta Jean Carlo Szepilovski, que homenageia José Vasconcellos.

Campinarte Jornal / Miss Bumbum Brasil




Conheça as candidatas ao Miss Bumbum Brasil
Concurso terá votação por internet até o dia 2 de dezembro. Final acontecerá no dia 3, em São Paulo.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Campinarte Recortes / Chico Buarque acha moralistas chatos: 'Meu vinho vou tomar, cigarro vou fumar


Em entrevista à revista 'Rolling Stone Brasil', o compositor ainda fala sobre a polêmica da música 'Querido DIário' e o estereótipo do artista vagabundo.

domingo, 9 de outubro de 2011

Campinarte Homenagem / Festa das crianças na Academia Joalon em Sta. Cruz da Serra


Grupo Joalon comemora a Semana da Criança

Foi realizada sábado (08/10/11), na Academia Joalon - em Santa Cruz da Serra – uma sensacional festa para comemorar a semana da criança.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Campinarte Saúde / Criança para em hospital do Rio com alicate cravado na cabeça

Aconteceu em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. De acordo com os médicos, o estado de saúde de Simão de Oliveira é bom.
Um caso impressionante em um hospital público de Duque de Caxias (RJ): uma criança arremessou um alicate na parte de trás da cabeça de um menino de 12 anos.
A tomografia computadorizada mostrou que Simão de Oliveira tinha uma hemorragia e que precisaria passar por uma cirurgia na cabeça. Ele já foi operado e, de acordo com os médicos, seu estado de saúde é bom.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Campinarte Saúde / VENDIDO O HOSPITAL DR. MOACYR DO CARMO EM DUQUE DE CAXIAS

Campinarte Esporte / Ciclismo - Um dos maiores nomes do ciclismo brasileiro, morre aos 80 anos Anésio Argenton

O ex-ciclista Anésio Argenton, de 80 anos, morreu nesta segunda-feira, em Araraquara, interior de São Paulo. Complicações após uma cirurgia para a retirada de um tumor intestinal foram a causa da morte. O ex-atleta foi enterrado nesta terça-feira.
Argenton foi um dos maiores nomes do ciclismo brasileiro. Até os dias de hoje ele é o único ciclista do país a conquistar uma medalha de ouro em Jogos Pan-Americanos, em 1959, em Chicago, nos Estados Unidos.
O ex-atleta também possui o melhor resultado do ciclismo brasileiro em Olimpíadas, quando em 1960, nos Jogos Olímpicos de Roma, conquistou o quinto lugar na prova de velocidade individual e o sétimo na prova do km contra o relógio.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Campinarte Cultura / O Filme dos Espíritos na TV Campinarte

Anvisa decide banir do mercado emagrecedores à base de anfetaminas

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu hoje (4) banir do mercado os remédios para emagrecer à base de anfetaminas e manter o uso dos derivados de sibutramina com controle mais rigoroso.
O diretor-presidente da Anvisa e relator do processo, Dirceu Barbano, propôs o banimento dos inibidores de apetite anfetamínicos (anfepramona, femproporex e mazindol) em todo o país com base em estudos internacionais que constataram a baixa eficácia desses medicamentos na perda de peso e riscos à segurança do paciente. Os outros três diretores acompanharam o relator.
Com a decisão, os anfetamínicos, usados há mais de 30 anos no Brasil, estão proibidos de serem prescritos pelos médicos, fabricados no país e os atuais registros serão cancelados. As farmácias e drogarias terão dois meses para retirá-los das prateleiras, conforme Barbano. “Para que os pacientes tenham tempo de readequar o tratamento”, disse o relator.

Campinarte Educação / Um terço dos jovens do ensino médio estuda à noite

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Um terço dos alunos matriculados no ensino médio frequenta a escola no período noturno, o que representa um total de 2,9 milhões de estudantes. Os dados consolidados do Censo Escolar de 2010 apontam um contingente significativo, mas ainda assim indicam uma redução. No início dos anos 2000, cerca de metade das matrículas do ensino médio era no período noturno, em que a qualidade do ensino pode ser afetada por problemas como a dupla jornada do estudante ou a carga horária de aulas reduzida.

Para a pesquisadora Raquel Souza, assessora da organização não governamental (ONG) Ação Educativa, esse número poderia ser maior, já que parte dos jovens que deveriam cursar o ensino médio está fora da escola. Segundo o senso comum, os estudantes se matriculam no período da noite porque precisam trabalhar durante o dia. Mas, de acordo com Raquel Souza, não há estudos que indiquem essas razões. Ela ressalta que em alguns casos é por falta de escolha, já que em escolas de regiões específicas só há oferta de vagas para o período noturno.

Uma das desvantagens para quem estuda à noite é que em alguns casos a carga horária é inferior à oferecida para as turmas diurnas. Dessa forma, alunos do noturno ficam privados de atividades oferecidas no contraturno, como aulas de educação física. “Em geral, as aulas são mais curtas e o prejuízo é que o estudante fica menos tempo na escola. Além disso, aquele que também é trabalhador vai chegar mais cansado e ter outra experiência com a escola”, destaca a pesquisadora.

Em maio, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou as novas diretrizes curriculares do ensino médio, que indicam a necessidade de flexibilização do currículo. Uma das recomendações do parecer, que ainda não foi homologado pelo Ministério da Educação (MEC), é que a duração, hoje de três anos, seja ampliada. O conselho sugere ainda a opção de oferta de 20% da carga horária na modalidade ensino a distância.

Raquel destaca que a atitude do CNE é importante. “Essa proposta pode ser um pontapé para pensar em processos diferentes para qualificar o ensino médio noturno, que sejam mais adequados às necessidades dessa população. O noturno não pode ser um arremedo do que é o ensino médio diurno, mas precisa ter um espírito diferenciado com um currículo próprio”, defende.

A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Lacerda, alerta que as escolas que oferecem o ensino médio noturno precisam pensar em um projeto pedagógico que atenda às necessidades de quem precisa frequentar as aulas nesse período. “A orientação mais estruturante é que a escola conheça quem é o seu aluno por meio de uma pesquisa. Se a maioria for de trabalhadores, tem que ter uma flexibilidade de horário, por exemplo. O projeto pedagógico precisa ser estruturado depois de a escola saber porque eles estudam à noite, a partir do percurso educativo dos alunos [se são repetentes ou se já abandonaram a escola] e do que eles esperam da escola”, acredita.

Para Raquel, apesar de todas as dificuldades, o ensino médio noturno deve ser mantido para atender às necessidades de quem não pode estudar durante a manhã ou a tarde. “A gente não advoga pelo fim do ensino médio noturno considerando a realidade dos jovens brasileiros. A gente vive em um país em que não dá para dizer que os jovens não precisam trabalhar. A gente ainda não conseguiu universalizar o ensino médio, ele tem que ser ofertado em todos os turnos”, ressalta.

O estudante Gilmar Ribeiro, 33 anos, cursa o 2º ano do ensino médio no Centro de Estudos Supletivos (Cesas), em Brasília. Para ele, frequentar as aulas à noite é a saída para conciliar os estudos com o trabalho de cozinheiro durante o dia. Segundo Ribeiro, uma das dificuldades da dupla jornada é a falta de tempo para se dedicar aos livros.

“Estudar à noite é bem difícil porque quase não tenho tempo de estudar, muitas vezes tenho dificuldades no estudo porque fico sem tempo para isso. No trabalho, não dá [para estudar], o patrão cobra, exige bastante, então chego cansado [às aulas], porque, além de tudo, vou de ônibus e por isso só presto atenção a algumas aulas.”

Mesmo com as todas as dificuldades, ele pretende concluir o ensino médio e prestar vestibular para administração. “Vou fazer o próximo Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], então aqui também está servindo como preparatório para isso.”

Também matriculada no Cesas, Daiana Oliveira, 21 anos, chegou a parar de estudar quando ficou grávida do segundo filho. Agora, na terceira gestação, ela diz que conta com o apoio da família para frequentar as aulas do 2º ano no período noturno. “Estudo à noite porque foi a melhor opção que encontrei para os meus horários. Durante o dia, fico em casa com meus filhos, um de 2 anos e outro de 4 anos. Para estudar, deixo meus filhos com as minhas cunhadas.”

Para a estudante, estudar à noite não é cansativo. “Presto atenção às aulas e não considero cansativo, os horários são bem flexíveis”, conta. “Os professores ajudam bastante os alunos, porque muitos deles trabalham”, completa.

Edição: Juliana Andrade

Campinarte Educação / Relator vai alterar meta de investimento em educação para mais de 7% do PIB

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A meta de crescimento do investimento em educação para 7% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2020, estabelecida pelo governo no Plano Nacional de Educação (PNE), será revista para mais. Foi o que adiantou o relator do projeto de lei do plano na Câmara, deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR). Desde julho ele está trabalhando no relatório do PNE que recebeu quase 3 mil emendas na comissão especial criada para avaliar a matéria. O plano prevê 20 metas de melhoria no acesso e na qualidade do ensino do país que deverão ser alcançadas até o fim da década.

“Os diagnósticos feitos pela sociedade e pelos parlamentares apontam um valor diferenciado dos 7%", avalia o deputado. Segundo Vanhoni, a meta de investimento deverá ficar entre os 7% do PIB proposto pelo governo e os 10% defendido por movimentos sociais e entidades da área como a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Campanha Nacional pelo Direito a Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais e Educação (Undime).

De acordo com o relator, o número ainda não foi finalizado porque a análise de todas as metas ainda não terminou e caso uma delas seja revista poderá aumentar o valor previsto para o financiamento - como por exemplo a ampliação de matrículas em alguma etapa da educação ou melhoria da qualidade. Ele acredita que o patamar ficará abaixo dos 10% pleiteados pelas emendas da sociedade civil e defendeu que a meta precisa ser uma “ousadia possível”. A previsão de Vanhoni é que a primeira versão do relatório seja apresentada até o fim da primeira quinzena de outubro.

Hoje (27) a comissão especial que analisa a matéria elegeu um novo presidente. Lelo Coimbra (PMDB-ES) assume a vaga deixada pelo ex-deputado Gastão Vieira (PMDB-MA) que foi nomeado ministro do Turismo. Após a apresentação do relatório, será aberto um prazo de cinco sessões para que os membros da comissão possam apresentar novas emendas. Coimbra acredita que a aprovação deverá ser concluída até o fim de novembro, quando o texto será encaminhado para o Senado. Segundo ele, o trabalho mais difícil será buscar um consenso para que o relatório seja aprovado.

“A gente só deve colocar o relatório em votação quando houver uma convergência mínima entre os deputados. Teremos divergências, mas na hora do voto não se pode transformar numa batalha campal”, defendeu.

Edição: Lílian Beraldo

domingo, 2 de outubro de 2011

Campinarte Educação / Calendário com 13 cursos prevê a abertura de 27.913 vagas


RIO - O BNDES abriu as inscrições do concurso para formação de cadastro de reserva em cargos de níveis médio e superior. Serão aprovados 270 candidatos para preencher futuras vagas no Rio de Janeiro. De acordo com as necessidades de serviço, o candidato poderá ser lotado em unidade localizada em qualquer outra cidade onde o BNDES atue ou venha a atuar, inclusive no exterior. Salários de até R$ 8.423,86. No Rio, a Fundação Estadual de Saúde vai preencher 4.554 vagas imediatas de nível superior e técnico em unidades da rede estadual de Saúde, tais como hospitais gerais, de urgência e emergência, institutos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). As contratações estão previstas para março de 2012.
Ao todo, há 13 processos seletivos (dois deles do Ministério Público do Rio) com inscrições abertas para 27.913 vagas (temporárias ou não), além de formação de cadastro de reserva.

Campinarte Cultura / Caxias abre inscrições para o 10º Concurso de Poesias

A Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caixas e a Academia Duquecaxiense de Letras e Artes (ADLA) vão abrir dia 3 de o outubro, as inscrições para o 10ª Concurso de Poesias. Elas serão aceitas até o dia 31 do mesmo mês, gratuitamente. A solenidade de premiação ocorrerá no dia 9 de novembro, no Teatro Municipal Raul Cortez, a partir das19h30. O tema será “O Negro e a Sociedade Brasileira”, acompanhando a orientação da ONU, que definiu 2011 como o Ano Internacional do Afro Descendente”. O evento vai homenagear o poeta Solano Trindade.
Os interessados podem obter mais informações e o regulamento na Escola de Artes da Secretaria de Cultura e Turismo, através dos telefones: 2652-5631 e 2671-1120, ou pessoalmente, na Rua Ailton da Costa, nº 115, 6º andar, bairro 25 de Agosto. Ali também serão recebidas inscrições. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Os demais locais são os seguintes: Biblioteca Pública Governador Leonel de Moura Brizola (Centro Cultural Oscar Niemeyer), Praça do Pacificador s/n, Centro, telefones 2672-3155 e 3653-1999; Biblioteca Pública Jardim Primavera, Av. Jornalista Moacir Padilha, s/no, Jardim. Primavera, tel. 2676-8266; Biblioteca Pública de Xerém Ferreira Gullar, Praça Engenheiro Leão de Moura, s/n, Vila Operária, tel. 2679-1454; e Biblioteca Publica Comunitária de Imbariê, Av. Cel. Sisson, Quadra 2, Lotes 14 e 15, tel. 2778-1791.

Campinarte Educação / Professores de Educação Física lotam teatro para formatura

O prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, participou, nesta quarta-feira, 28 de setembro, do evento de formação do Projeto “Professor, garantia de sucesso” – Integrar Para Acontecer. A solenidade, que foi realizada no Teatro do SESI/Duque de Caxias, contou com uma palestra da professora Sissi Aparecida Martins Pereira, vice-diretora do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e com uma apresentação do Grupo de Dança da universidade.
Zito lembrou que este foi o primeiro de muitos encontros que serão realizados. Ele destacou sua intenção de fazer uma educação pública que esteja entre as melhores do país. Depois de agradecer à professora Sissi, que veio à cidade sem cobrar um tostão pela palestra, Zito lembrou a Gincana da Baixada, vencida por Duque de Caxias. “Com isso, fizemos com que a Rede Globo, que promoveu o evento, trouxesse sua Festa de Réveillon para nossa cidade”, observou, agradecendo e parabenizando todos os presentes.

Campinarte Educação / Educação lança novos cadernos pedagógicos

Cadernos Pedagógicos de Língua Portuguesa e Matemática estão disponíveis aos professores da rede via internet. O lançamento foi feito no dia 26 de setembro, no Sesi, pela Secretaria Municipal de Educação. Cada exemplar conta com três volumes e revela a preocupação da Prefeitura Municipal com as questões de sustentabilidade, proteção do meio ambiente e consumo responsável. Além do Caderno Teórico, os professores presentes no lançamento tiveram contato, também, com a Proposta Curricular do Sistema Municipal de Educação de Duque de Caxias.
O material foi apresentado de forma virtual e está disponível para download, no endereço eletrônico www.cadernospedagogicos.sme-caxias.info. Os cadernos foram produzidos a partir da atuação de professores regentes, que fazem do dia-a-dia da sala de aula, objeto de estudos que são transformados em mecanismos de aprimoramento das práticas pedagógicas. Esse trabalho contribui significativamente para a produção de materiais para serem utilizados nas escolas da rede.

Campinarte Educação / Educação e Saúde discutem a diversidade sexual

Profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias (SME) e representantes da equipe do Programa Saúde da Família se reuniram, dia 27 de setembro, no auditório da SME, para mais um etapa dos Encontros de Formação em Promoção da Saúde na Escola. Desta vez o tema em questão foi diversidade sexual através de oficinas. O objetivo foi esclarecer os profissionais sobre como proceder diante de atos de discriminação e situações relacionadas à sexualidade no ambiente escolar.
O evento foi desenvolvido pelas secretarias de Educação e de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e o Governo do Estado, através da Metropolitana V, com o objetivo sensibilizar os profissionais para a questão da diversidade sexual dos alunos, além de possíveis violências e discriminações que possam acontecer no cotidiano escolar.