INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS

CAMPINARTE DICAS E FATOS / O NOSSO JORNAL FALADO

Notícias da CMDC

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Google Notícias

Translate

Edição de Dezembro - 2017

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Talentos Campinarte / Especial / Wanderley Caramba


De estilo único e sutil, seus trabalhos são povoados por pipas, favelas, pontos pitorescos do Rio de Janeiro, crianças e brincadeiras numa explosão de cores com muita criatividade e sem timidez. Um dos melhores tradutores do “espírito carioca” e tão palpável que nos permite sentir bem o que é ser brasileiro.
Oriundo do Morro do São Carlos, Wanderley Caramba é pintor, compositor, carnavalesco e escritor. Campeão de samba-enredo na São Clemente e Acadêmicos da Cidade de Deus, escola essa por ele fundada assim como a Mocidade Unida de Jacarepaguá. E falando em fundação não podemos deixar de citar (claro) São Carlos (Estácio de Sá) e tantos e tantos blocos carnavalescos por esse Rio de Janeiro a fora.
Hoje aos 76 anos (bem vividos), a arte de Caramba continua exaltando o popular e o nosso cotidiano.
Segundo ele valeu (e como valeu) os estudos artísticos na Escola de Belas Artes no Liceu de Artes e Ofícios – impossível contar o número de exposições por esse mundão de Deus.


Lembraças de Ismael Silva por Wanderley Caramba
Neste vídeo o artista plástico e compositor Wanderley Caramba fala de suas lembranças do grande sambista Ismael Silva. O objetivo deste vídeo não é contar a vida e obra de Ismael e sim dar oportunidade a Caramba de relembrar encontros e desencontros, fatos e mais fatos com Ismael Silva. Mais um documento imperdível e nós do Campinarte esperamos estar contribuindo para a memória da música popular brasileira. Assistam que vale a pena!

Este é o primeiro vídeo do Cinema Campinarte (Cinecomunitario) com o artista plástico Wanderley Caramba
Nesta primeira parte Caramba conta como foi o seu início nas artes plásticas. Fala também um pouco das suas origens e num rápido mergulho no passado conta causos interessantes envolvendo nomes não só da pintura como também do mundo do samba. Vale a pena dar uma conferida nessa entrevista com Wanderley Caramba, primeira parte.
Wanderley Caramba (segunda parte)
Esta é a segunda parte da entrevista com o artista plástico e compositor Wanderley Caramba. Neste vídeo Caramba fala um pouco mais sobre uma de suas maiores paixões - A Escola de Samba Estácio de Sá. Fala também de outras emoções que só você assistindo para (tentar) entender a dinâmica de um dos mais versáteis artistas que se tem notícia.

Wanderley Caramba é um típico ‘talento do povo’. Seus sambas-enredo já venceram carnavais e seus quadros retratam a boemia carioca, o povo do morro e seu cotidiano.