O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Saúde do Rio já é a pior / Iaserj, ameaçado de fechamento, pode ser terceiro hospital fechado no governo Cabral

O Hospital do Iaserj atende por mês a cerca de 9 mil pacientes (mais de 60% do Sistema Único de Saúde), faz 1.400 exames de imagem (tomografia, raios X e ultrassom), 30 mil exames de laboratório, 60 atendimentos odontológicos, 100 internações, tem 16 leitos de CTI, além de funcionarem em suas instalações o Hospital Estadual de Infectologia São Sebastião, o único do gênero em todo o estado, entrega de bolsas de colostomia, duas farmácias. Os servidores são 40% da clientela do Iaserj e a população em geral 60%.
Mesmo assim, este hospital pode ser desativado e demolido, prejudicando ainda mais a população que vem morrendo nas filas dos hospitais da rede estadual. Se isto ocorrer, será o terceiro hospital fechado pelo governo Sérgio Cabral Filho, quando o que se precisa é de mais unidades. Os outros dois foram o Hospital São Sebastião de Infectologia e o Pedro II. O Iaserj seria demolido para, em seu lugar, ser construído um novo prédio do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A obra contraria decisões dos conselhos estadual e municipal de saúde, que aprovou a descentralização das ações do Inca para atender portadores da doença que moram em locais distantes. Fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU), apontou diversas irregularidades no processo de contratação de empresas para as obras, como sobrepreço de mais de R$ 46 milhões.
A luta pela defesa do IASERJ, Instituto de Assistência aos Servidores Públicos, vai continuar nos dias 31 de maio (nesta sexta-feira), quando haverá uma audiência pública na Alerj (sala 316), a partir das 10h e, no dia 4 de junho com uma ocupação da área do Hospital Central do órgão, na Praça da Cruz Vermelha, durante toda a noite. A ocupação tem o objetivo de evitar que o governo estadual coloque tapumes no local para dar início ao processo de demolição da unidade.

Saúde do Rio já é a pior
O sistema público de saúde no Rio de Janeiro foi mal na avaliação feita pelo Ministério da Saúde. Entre as principais cidades do país, a capital teve a pior nota, 4,33, no Índice de Desempenho do Sistema Único do Saúde (IDSUS). O índice foi divulgado em 1º de março pelo Ministério da Saúde, e foi calculado a partir de dados que vão de 2008 a 2010. O levantamento levou em conta todas as unidades públicas.
Já entre os estados, o Rio teve a terceira pior avaliação do país: nota 4,58. Outras cidades do estado também aparecem entre as com mais baixo desempenho: São Gonçalo (4,18), Niterói (4,24), Nova Iguaçu (4,41) e Duque de Caxias (4,57). Todas estão abaixo da média do Brasil, que tirou nota 5,47 no IDSUS. Em todo o país, apenas 347 municípios ou 6,42% conseguiram nota acima de 7, sendo que 345 estão no Sul e Sudeste. Mas juntos eles reúnem apenas 1,9% da população brasileira. Em todo o país, 1150 cidades (20,7% dos municípios brasileiros), onde vivem 51,7 milhões de pessoas (ou 27,1% da população brasileira), obtiveram nota abaixo de 5.
O IDSUS mede o acesso e a qualidade dos serviços da rede pública em todos os municípios, regiões, estados e país. A nota varia de 0 a 10 e é calculada a partir de 24 indicadores, levando em conta desde a atenção básica até os procedimentos de alta complexidade.
(fonte: Sindsprev)


Histórico
A assistência da Prefeitura, em 1932, na época em que o Rio de Janeiro era Distrito Federal, transformou-se em Sociedade Beneficente do Servidor Municipal, num modelo similar ao de uma policlínica.

O Decreto do Prefeito Henrique Dodworth encampou a Sociedade, transformando-a no Departamento de Assistência ao Servidor da Prefeitura, englobando a Médico-Cirúrgica e dando-lhe o nome de Hospital do Servidor e o Cento de Perícias Médicas.
O nome IASEG surgiu em 1960, com a criação do Estado da Guanabara (Instituto de Assistência aos Servidores do Estado da Guanabara). O Decreto Lei nº 99, de 13 de maio de 1975, criou o IASERJ (fusão dos Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara), transformando-o em uma AUTARQUIA, vinculada à Secretaria de Administração, com sede na cidade do Rio de Janeiro.
O Decreto nº 11.277, de 06 de maio de 1988, vinculou o IASERJ à Secretaria do Estado de Saúde, mas em 15 de janeiro de 1977, pelo Decreto nº 22922, o Instituto passou a ser vinculado, novamente, à Secretaria do Estado de Administração.
Atualmente o IASERJ está novamente vinculado à Secretaria de Estado de Saúde.


Estrutura
O Decreto nº 11.277, de 06 de maio de 1988, publicado no D.O. de 07/05/1988, alterou a estrutura básica do IASERJ, adaptando-a a sistemática da Lei nº 1.272, de 24/12/87.
Por este Decreto, o IASERJ é uma AUTARQUIA dotada de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa, técnica e financeira, com sede na Capital do Estado.Capital do Estado.
Sua finalidade é proporcionar aos seus beneficiários e respectivos dependentes:


Assistência médica e serviços suplementares de saúde
A assistência médica e os serviços suplementares de saúde serão prestados nas unidades atualmente em funcionamento que são o Hospital Central, o Hospital Eduardo Rabello, o ambulatório do Maracanã e o ambulatório de Niterói.

terça-feira, 29 de maio de 2012

NÃO VAMOS REELEGER NENHUM VEREADOR EM DUQUE DE CAXIAS...

SÓ PARA NÃO PERDER O FOCO... 
NÃO VAMOS REELEGER NENHUM VEREADOR EM DUQUE DE CAXIAS... 
A Câmara precisa de pessoas menos hipócritas e mais comprometidas com a seriedade, honestidade e conhecimento de causa... 
O sistema está podre, falido... 
Uma mudança (embora lenta) só será possível com uma limpeza geral... 


SÓ PARA NÃO PERDER O FOCO... 
NÃO VAMOS REELEGER NENHUM VEREADOR EM DUQUE DE CAXIAS... 
Diga NÃO a essa política onde a hipocrisia reina absoluta... 
A população não precisa, a política não precisa conviver com esse tipo de gente... 
A população não precisa, a política não precisa conviver no meio dessa gente, que usa a mentira como meio de vida, que ostentam um sorriso forçado, de olhar maldoso e de mente invejosa....
São falsos...Pessoas que te dão a mão, depois colocam o pé na frente pra te ver cair... 


SÓ PARA NÃO PERDER O FOCO... 
NÃO VAMOS REELEGER NENHUM VEREADOR EM DUQUE DE CAXIAS...

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Cachoeira em caras e bocas, fotos e legendas...

Márcio Thomaz Bastos diz que não há possibilidade de um acordo entre o contraventor e o Ministério Público
"Quem cala, consente", já diz a máxima popular
O país e seus cidadãos, em face de tais demonstrações de deboche, dentro de sua própria casa, devem ter consciência dos momentos difíceis por que passa a democracia.

domingo, 20 de maio de 2012

Capoeira – Associação de Capoeira Raimundo Filho


No Domingo, 20 de Maio de 2012, no Carícia Piscina Clube em Nova Campinas (Duque de Caxias), nossas poderosas lentes captaram mais um grande evento esportivo envolvendo a capoeira - A Associação de Capoeira Raimundo Filho realizou [além de batizados]  promoções de cordéis, se não vejamos:
Formatura – Mestre Jeremias
Promoção para o 2.º Grau do Mestre Boto
Promoção do Professor Serginho da Gráfica a Contramestre.
Grã-Mestre Barbosa (Visitante)
O evento contou com a participação (como sempre) de um grande público e mais as presenças de instrutores, professores, contramestres, mestres, Grã-Mestres tanto do Estado do Rio de Janeiro como de vários estados do Brasil.
Mais uma vez a organização caprichou na feijoada.
No geral o evento foi muito bem organizado, bastante concorrido e a capoeira (em Duque de Caxias) mais uma vez deu mostras de todo o seu potencial.
A coordenação do evento ficou por conta do Professor Serginho da Gráfica e a supervisão geral foi do Grã-Mestre Raimundo Filho (primeiro da esquerda para a direita na foto).

sábado, 19 de maio de 2012

Ação evangélica em Santa Cruz da Serra


No sábado, 19 de Maio de 2012, nossas poderosas lentes captaram na Avenida Automóvel Clube (trecho entre os bairros Parque Paulista e Santa Cruz da Serra) uma ação evangélica que mobilizou aproximadamente oitenta pessoas e mais faixas,panfletos, tendas, etc...
A iniciativa foi da Igreja Assembléia de Deus Vivendo em Cristo – Rua Projetada, C – Lote 01 - Quadra 04 - Pastor: Aldeir Soares – Confira as imagens...

Na Inglaterra, mulher é expulsa de casa por 12 fantasmas

A britânica Vanessa Mitchell, 37 anos, teve que abandonar sua residência em St. Osyth. O motivo? Segundo ela, por causa de fantasmas. No caso, 12. Eles a expulsaram de lá.

Vanessa afirma que os fantasmas vivem no local e ficavam a atormentando. Eles batiam nela pelas costas, puxavam seus cabelos, tentavam empurrar as visitas escada abaixo, moviam objetos, abriam as portas e torneiras, além de ficarem girando as maçanetas.
A moça resistiu a tudo isso durante três anos, mas agora se sentiu obrigada a sair, ainda mais depois do nascimento de seu filho. "Pensei: sou uma mãe solteira, não posso viver assim", disse Vanessa.
Segundo o especialista em casos sobrenaturais Chris Palmer, há muitos anos atrás a casa de Vanessa teria sido uma prisão de bruxas. "É uma das mais negativas atmosferas que já encontrei", afirmou. 

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Rainha da disco music, Donna Summer morre aos 63 anos vítima de câncer

Responsável por alguns dos maiores hits da disco music, Donna Summer morreu na manhã desta quinta-feira (17), aos 63 anos. A cantora sofria de câncer e estava vivendo na Flórida, nos Estados Unidos. "Na manhã de hoje perdemos Donna Summer Sudano, uma mulher com muitos dons, o maior deles sua fé", disse a família da cantora em comunicado divulgado à imprensa local. 

QUE LEGENDA VOCÊ COLOCARIA NESSA FOTO????


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Duque de Caxias / Campanha feita por uma ONG no Facebook procura a família da Abraão, de cerca de 80 anos, que não sabe informar sobre os parentes

Por mais ou menos um ano, os funcionários do Abrigo de Idosos Getsemani, que fica em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, buscam informações que podem levar a parentes e amigos do idoso Abraão José dos Santos Ferraz. O senhor Abraão quase não fala; quando se comunica, fala em tom bem baixo, quase sem som. Ele não se lembra de informações sobre a família, nem sabe sua idade, que é estimada em 80 anos.

"Ele chegou por meio de uma ligação de um posto de saúde. O que sabemos é que ele vivia na rua, há algum tempo, em Tinguá, bairro que fica entre Capivari e Xerém. Uma mulher que mora na região o ajudava  e chegou a levá-lo para sua casa. Mas estava difícil para ela, que tem três filhos pequenos", conta Natilde Firmino Lourenço da Silva, diretora do abrigo.

"Até que ele ficou doente e ela o levou a um posto de saúde. Depois disso, ele não pode mais voltar para a casa dessa mulher. Então funcionários entraram em contato conosco e ele veio para cá", completou. 

Uma associação que faz um trabalho voluntário no abrigo, a Pêlo Próximo, que leva animais para alegrarem os abrigados do local, se sensibilizou com a história e a situação de Abraão e resolveu divulgar uma foto nas redes sociais. Apesar de a foto ter sido compartilhada mais de 22 mil vezes desde o dia 7 de maio, quando foi postada, a ação ainda não deu resultados positivos. 

Dessa forma, enquanto aguardam o resultado, os funcionários do abrigo tentam dar uma vida digna ao idoso. "Ele não anda mais, tem dificuldades para falar e fala baixinho, pouquinho, como se tivesse tido um grande desgosto", conta Natilde, que luta por um sorriso no rosto de Abraão.

"Ele gosta de doce, não tem diabetes, sempre que posso, trago um docinho para ele, ele fica todo contente", comenta com carinho.  

Além de Abraão, o local atende atualmente 35 idosos. Desse total, cerca de 15 estão em situação semelhante a de Abraão: sem lembranças e sem contato com a família. 

"Alguns deles têm problemas de memória, às vezes nos passam informações de 20 anos atrás, por exemplo. As informações não batem, por isso não conseguimos encontrar os familiares deles", comenta Natilde que assumiu a diretoria do abrigo há cerca de cinco anos, após trabalhar um período como visitante.

Pelo alto número de assistidos, o abrigo Getsemani está reformando a sede para se adequar com as especificações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e aceita doações. "Material de construção é uma das nossas prioridades no momento", diz Natilde. O abrigo fica na Avenida Marquês de Barbacena, em Capivari, no Rio de Janeiro. O telefone para contato é (21) 2773-9777.

Investimento em educação e saúde segue longe de padrão internacional

Apesar de terem crescido nos últimos dez anos, os investimentos públicos nas áreas de saúde, infraestrutura e educação no País, ainda estão longe de alcançar os padrões internacionais, segundo levantamento apresentado nesta terça-feira (15) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre o ano de 2010.

O estudo "Brasil em Desenvolvimento: Estado, Planejamento e Políticas Públicas" destaca o papel que as áreas sociais desempenharam, na primeira década dos anos 2000, para sustentação e dinamização da economia.
Na educação, os investimentos públicos representaram 5% do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com o Plano Nacional de Educação, o padrão internacional, que é de 7%, seria alcançado em 2020. Há dez anos, eram investidos cerca de 3% do PIB na educação. Na saúde, os investimentos somaram 3,77% do PIB. Em dez anos, houve crescimento de 1,27 pontos percentuais. “Seria necessário quase dobrar os investimentos para alcançar o padrão internacional de 7%”, explicou Aristides Monteiro Neto, coordenador do estudo.
Os recursos destinados ao setor de infraestrutura de transporte, por sua vez, representaram 0,7% do PIB, enquanto o padrão internacional é 3,4%. Há dez anos, o percentual era 0,2%. Os padrões têm como base os países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que agrupa os países mais industrializados do mundo.
“Temos um caminho ainda de construção de investimento na área social. O desafio é fazer isso sem comprometer as exigências do investimento em infraestrutura”, disse o presidente do Ipea, Marcio Pochmann. Um dos caminhos apontados pelo estudo é estimular investimentos pelo setor privado. De acordo com o estudo, o setor público atuou fortemente no estímulo a atividade produtiva nos últimos anos, mas a capacidade de investimentos já chega a um limite.
Para Monteiro Neto, diante da possibilidade de esgotamento das fontes de recursos, que não permitiria alcançar os patamares internacionais nas áreas sociais em médio prazo, é necessário ter foco na aplicação das políticas. “Países da América do Sul e Ásia que gastam 5% do PIB tem padrões educacionais melhores que o Brasil. Eles nos apontam que nem tudo é recurso financeiro. A melhor utilização do recurso existente pode gerar melhores resultados”.
O estudo mostra, ainda, um crescimento dos investimentos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, diminuindo a disparidade histórica com o Sul e o Sudeste. “Percebemos uma inflexão do ponto de vista da geografia do investimento. As regiões que eram menos dinâmicas foram as que mais cresceram. A região Centro-Oeste, por exemplo, é onde mais cresceu o setor industrial”, disse Pochmann.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Temos de enfrentar o problema da anemia, que é um problema crônico, e a falta de vitamina A, que pode ter um impacto muito grande na mortalidade infantil


Governo vai usar campanhas de vacinação para identificar crianças com deficiência de vitamina A

14/05/2012 - 17h36
Daniella Jinkings e Luana Lourenço
Repórteres da Agência Brasil
Brasília – O Ministério da Saúde vai usar as campanhas nacionais de vacinação para identificar crianças de  6 meses a 5 anos que tenham deficiência de vitamina A. A iniciativa faz parte do Programa Brasil Carinhoso, lançado hoje (14) pela presidenta Dilma Rousseff, e visa a  beneficiar 2 milhões de famílias que vivem na extrema pobreza.
O controle será realizado pela caderneta de vacinação infantil. As crianças que estiverem em déficit da vitamina receberão a dose suplementar no próprio local de aplicação da vacina. As equipes do Programa Saúde da Família também serão orientadas a identificar as crianças que necessitem da suplementação para encaminhá-las aos postos de saúde.
De acordo com o ministro Alexandre Padilha, as campanhas funcionarão como uma busca ativa de crianças que não receberam as duas doses necessárias da vitamina. Atualmente, 20% das crianças brasileiras têm deficiência de vitamina A, o que pode provocar deficiência visual. De acordo com o Ministério da Saúde, a suplementação adequada reduz em 24% o risco de morte infantil e em 28% a mortalidade por diarreia.
A partir de agosto, o governo vai ampliar a distribuição de doses de vitamina A e sulfato de ferro para as crianças nas unidades básicas de saúde, como são denominados os postos de saúde, centros que oferecem consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente, a ação é feita em 2.048 municípios.
“Temos de enfrentar o problema da anemia, que é um problema crônico, e a falta de vitamina A, que pode ter um impacto muito grande na mortalidade infantil. Hoje,  de cada cinco crianças uma tem anemia. Uma alimentação balanceada não é o suficiente, por isso estamos mobilizando as unidades básicas [para garantir os suplementos]”, disse o ministro.
Além disso, o governo vai distribuir, de graça, remédio para o tratamento da asma nas farmácias populares. Segundo Padilha, a asma é a segunda principal causa de internação de crianças de até 5 anos no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Oitenta e oito mil crianças foram internadas no SUS por asma ou complicações. Estamos dando um passo muito importante. Vamos cuidar melhor das nossas crianças e estimular o desenvolvimento”, afirmou.
Edição: Davi Oliveira

segunda-feira, 14 de maio de 2012

O Proler é um dos grandes alicerces da leitura no país


Fundação Biblioteca Nacional comemora 20 anos do Programa Nacional de Leitura

14/05/2012 - 16h33
Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) organizou uma série de eventos para comemorar os 20 anos de criação do Programa Nacional de Leitura (Proler). A programação tem início hoje (14), às 18h30, com a inauguração de uma exposição na Casa da Leitura (Rua Pereira da Silva, 86 - Laranjeiras, zona sul do Rio), sede do Proler, seguida de uma mesa redonda, com a participação do presidente da FBN, Galeno Amorim, e vários especialistas em leitura.
Amanhã (15), a Terça Cultural, evento tradicional da Casa de Leitura, homenageia o cartunista Ziraldo, criador de diversas logomarcas usadas pelo Proler ao longo desses 20 anos. Será exibido, às 18h30, o documentárioZiraldo: o Eterno Menino Maluquinho, seguida de um debate com o público. Antes, às 14h, as crianças que frequentam o espaço vão assistir ao programa ABZ do Ziraldo e participar de atividades de leitura.
Várias outras atividades serão realizadas até o sábado (19), entre elas concertos com os violoncelistas do Duo Santoro, na quarta-feira (16), e com a flautista Andrea Ernest Dias, na sexta (18), sempre às 18h30. Na quinta-feira (17), haverá um musical infantil com o músico e poeta Zé Zuca, às 14h, e uma palestra com o ilustrador Rui de Oliveira, às 18h30, sobre Leitura de Imagem Narrativa nos Livros para Crianças e Jovens.
Criado por decreto presidencial em 1992, o Proler, iniciativa vinculada à Fundação Biblioteca Nacional, possui hoje mais de 70 comitês espalhados por cerca de 500 municípios em todo o país. “O Proler é um dos grandes alicerces da leitura no país”, afirma o presidente da FBN, Galeno Amorim. Segundo ele, a capacitação de agentes de leitura, a criação de mais dez comitês e a formação de novos 2.800 mediadores são as metas do programa para 2012.
Edição: Fábio Massalli

sábado, 12 de maio de 2012

Duque de Caxias / Nova Campinas e a Saúde da Mulher

Antônio de Jesus, diretor de saúde da Associação de Moradores de Nova Campinas, foi o responsável pela iniciativa de levar até aquela comunidade a unidade móvel – Saúde da Mulher - cujas metas são os exames e também um trabalho de conscientização no que diz respeito à importância da prevenção do câncer do colo de útero. 
Antônio promove ações preventivas se utilizando de farto material informativo e palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis.

sábado, 5 de maio de 2012

Que tipo de pai você é?

Exator = Faz cobranças minuciosas de tudo
Xerox = o filho tem que ser sua cópia perfeita
Expositor = exibe o filho como um produto numa feira


Autocrata = em casa, quem decide, sou eu
Frustrador = corta, pela raiz, qualquer iniciativa
Caxias = se a lei existe, é para ser cumprida


Chantagista = se não fizer isto, é porque não me ama
Irresponsável = resolva isto com sua mãe
Comerciante = só te dou isto, em troca daquilo


Desligado = ignora tudo o que diz respeito ao filho
Inseguro = quem sabe, pode dar tudo errado
Provedor = tranqüiliza-se dando coisas ao filho


Permissivo = o filho pode fazer tudo o que quiser
Proprietário = o filho é meu e faço dele e com ele o que quero
Promotor = sempre encontra algo para acusar o filho


Educador = ajuda a desabrochar o adulto que está na criança
Formador = leva a sério a formação integral do filho
Democrata = dialoga para chegara um consenso


Disponível = reserva um tempo precioso para o filho
Observador = acompanha atento as etapas do desenvolvimento do filho
Previdente = prepara o filho para aprender com os fracassos porvir


Agradecido =reconhece no filho um presente de Deus, aos seus cuidados
Libertador = alerta que a verdadeira liberdade é um bem que se conquista
Responsável = paga o preço de nunca ser omisso
Religioso = revela que a vida não se limita aos horizontes terrenos.


Paciente = ensina que a maturidade não acontece sem tropeços
Esperançoso = acena para a luz, que está sempre no fim do túnel
Corajoso = enfrenta os combates pelo sentido da vida


Prudente = orienta a fazer os passos, de acordo com as pernas
Realista = prepara o filho para viver muito além dos limites da família
Postado por Huayrãn Ribeiro 0 comentários   Links para e</div>

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cantor Tinoco morreu hoje aos 91 anos em São Paulo


Morreu na madrugada desta sexta-feira (4) aos 91 anos, o cantor José Perez, da dupla sertaneja Tonico e Tinoco. Ele estava internado desta a noite de quinta-feira (3) no Hospital Municipal Doutor Ignácio Proença Gouvêa, na Mooca, zona leste de São Paulo.
O estado de saúde do músico era grave, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde. O artista sofreu de insuficiência respiratória por volta da 1h40 desta sexta-feira.
O velório será aberto ao público a partir das 10h no cemitério da Quarta Parada, no Belém, zona leste de São Paulo. O enterro será às 17h no cemitério da Vila Alpina.
Nascido em 1920 na cidade de São Manuel (SP), a 270 km de São Paulo, Tinoco, como era conhecido, formou uma dupla sertaneja ao lado do irmão mais novo Tonico nos anos 30. A dupla terminou em 1994 com a morte de Tonico.
Em 83 discos lançados em 60 anos de carreira, a dupla colecionou sucessos da música sertaneja como Tristeza do Jéca, Chico Mineiro, Pinga Ni Mim, Moreninha linda, entre outros. (Fonte / - AQUIDAUANA NEWS - Agência de Notícias da cidade Portal do Pantanal)

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Educação / Como adaptar sua escola para deficiente...

Conheça alguns dos principais pontos para atender 
a acessibilidade em instituições de ensino

Todas as escolas brasileiras, públicas e particulares, são obrigadas por lei a fazer as modificações arquitetônicas necessárias para atender os requisitos da acessibilidade. Os alunos cadeirantes são os que mais sofrem com a falta de estrutura física adequada. Mas apenas cerca de 30% das instituições de ensino privadas são acessíveis, segundo dados do último Censo Escolar do Ministério da Educação (MEC). Veja o que deve ser modificado na escola para receber estes estudantes, de acordo com a Lei 10.098, de 19/12/2000, o decreto 5296, de 02/12/2004, e a Norma Brasileira 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Símbolo internacional de acesso
A indicação de acessibilidade das edificações, do mobiliário e dos espaços deve ser feita com o uso deste símbolo, preferencialmente branco sobre fundo azul (referência de cores Munsell 10B5/10 ou Pantone 2925 C). Opcionalmente pode ser representado em branco e preto.
Entrada e circulação
A entrada de alunos deve estar preferencialmente localizada na via de menor fluxo de tráfego de veículos. Deve existir pelo menos uma rota acessível, ou seja, livre de escadas e com espaço suficiente para a circulação de uma pessoa em cadeira de rodas, interligando o acesso dos estudantes a todos os ambientes da escola, incluindo a área administrativa.
Os corrimãos das rampas devem ser instalados em duas alturas: 0,70m e 0,92m do piso. Nas escolas que possuírem outras instalações complementares, como piscinas, ambulatórios, locais de hospedagem, etc, estes também devem ser acessíveis.
Portas
As portas, inclusive de elevadores, devem ter um vão livre de no mínimo 0,80 m e altura mínima de 2,10 m. Também devem ser respeitadas as distâncias de aproximação frontal e lateral. Existem muitos outros aspectos a serem considerados conforme o tipo da porta. Para conhecer todas as recomendações consulte a norma da ABNT. 
Na sala de aula
As lousas devem ser instaladas a uma altura inferior máxima de 0,90 m do piso. Todos os elementos do mobiliário interno, inclusive a lousa, devem ser acessíveis, isto é, garantir áreas suficientes para aproximação e manobra de cadeira de rodas.
Também deve ser levada em conta, para a disposição do mobiliário e outros objetos, a faixa de alcance visual dos cadeirantes.
Carteiras
Pelo menos 1% do total das carteiras – com no mínimo uma para cada duas salas de aula – deve ser acessível a cadeirantes. As mesas ou superfícies devem possuir altura livre inferior de no mínimo 0,73 m do piso. A mesma regra serve tanto para as mesas em sala de aula quanto para os refeitórios.
Banheiros
Pelo menos 5% dos sanitários tantos dos alunos como dos professores – com no mínimo um para cada sexo – devem ser acessíveis. Recomenda-se também que, além disso, 10% dos outros sejam adaptáveis à acessibilidade. Os banheiros devem possuir barras de apoio para o vaso sanitário e para os lavatórios. Para conhecer todas as medidas e padrões verifique a norma da ABNT.
Bebedouros
Todos os elementos do mobiliário urbano da edificação, como bebedouros, guichês e balcões de atendimento, devem ser acessíveis, respeitando as áreas de aproximação e manobra, como nos exemplos citados acima com relação às portas e ao mobiliário interno de sala de aula. No caso dos bebedouros, 50% dos equipamentos – no mínimo um – precisam ser acessíveis com altura livre inferior de no mínimo 0,73 m do piso. O acionamento dos bebedouros, assim como o manuseio dos copos, deve estar posicionado na altura entre 0,80 m e 1,20 m do piso.
( Crédito: Yannik D’Elboux, da revista Gestão Educacional para o Bem Paraná)

terça-feira, 1 de maio de 2012

Campinarte Homenagem / PRIMEIRO DE MAIO


A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” Perseu Abramo.  Em 1º de Maio de 1886, na cidade de Chicago, principal centro industrial dos Estados Unidos da época, milhares de trabalhadores saíram às ruas em passeata para protestar contra as condições de trabalho. Eles eram submetidos a uma jornada diária de 13 horas, e reivindicavam a redução para oito, como é atualmente. Naquele dia, o tumulto tomou conta da cidade. Pessoas foram presas, muitas ficaram feridas e algumas chegaram a morrer no conflito com a polícia. No ano de 1889, em homenagem à greve geral de Chicago, o Congresso Socialista, em Paris, instituiu a data de 1º de Maio como o Dia Mundial do Trabalho. No Brasil, o reconhecimento só ocorreu em 1925, pelo então presidente Arthur Bernardes, que decretou 1º de Maio como feriado nacional. Comícios, passeatas e manifestações sindicais costumam marcar a passagem da data
.