O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Corte alemã decide que para ser católico é preciso pagar imposto


Tribunal afirma que participação parcial na comunidade religiosa é tecnicamente impossível. Quem não pagar imposto religioso no país perde o direito a sacramentos como batismo e comunhão.
Católicos na Alemanha têm que pagar imposto religioso se quiserem ter direito a receber os sacramentos da Igreja, como comunhão, confirmação ou funeral cristão. Nesta quarta-feira (26/09), o Tribunal Administrativo Federal alemão, uma das mais altas cortes do país, determinou que um católico que declare formalmente seu afastamento da Igreja para não pagar a contribuição mensal também perde o direito de participar de seus ritos.
O fim do processo significa uma derrota para o teólogo Hartmut Zapp, que havia declarado em cartório em 2007 que abandonava a Igreja como "instituição pública", mas reivindicava o direito de continuar participando dos ritos católicos como fiel, mesmo sem pagar o imposto eclesiástico.
Os juízes determinaram que o assunto é da alçada única da Igreja, e que tal afastamento parcial não é possível, argumentando que aqueles que "desejam voluntariamente permanecer na comunidade católica não podem exigir que o Estado restrinja o direito de autodeterminação da Igreja".
"Devolvendo a bola"
A forma como a Igreja vai continuar lidando com o caso de Zapp, isto é, se ela continuará aceitando-o como membro, não é, na interpretação dos magistrados, da alçada dos órgãos estatais. "A sentença significa que estamos devolvendo a bola para a discussão eclesiástica", ressaltou o juiz Werner Neumann, do tribunal sediado em Leipzig.
A decisão foi anunciada dois dias depois de um decreto da Conferência dos Bispos da Alemanha entrar em vigor, segundo o qual católicos que se recusarem a pagar a taxa perdem o direito de receber os sacramentos.
"Pay and pray"
O movimento de reforma católica Wir Sind Kirche ("nós somos Igreja", em tradução livre), criticou o decreto episcopal, que torna a condição de membro da Igreja explicitamente vinculada ao pagamento de impostos como um sistema de pay and pray (pague e reze).
Zapp avaliou a decisão como um sucesso e se disse confiante em continuar a discutir com a Igreja. "Eu me considero ainda como membro da Igreja Católica Romana", afirmou o teólogo de 73 anos. O presidente da Conferência dos Bispos da Alemanha, Robert Zollitsch, considerou o veredicto uma confirmação de sua linha. "A Igreja é uma comunidade de fé, que existe na Alemanha como uma instituição de direito público. Essas duas coisas não podem ser separadas", alegou.
Na Alemanha, os contribuintes são obrigados a pagar imposto à Igreja, a menos que se declarem "sem religião" ou que entreguem uma declaração deixando formalmente a Igreja. O imposto religioso é regulamentado por lei, correspondendo a uma parcela que varia entre 8% e 9% do valor do imposto de renda, dependendo da região em que o contribuinte vive.
MD/dpa/afp

Revisão: Francis França

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

27 de Setembro - Aniversário do Campinarte - Há 16 anos, um informativo digno de você...!!!


Setembro é um mês pra lá de especial para o Campinarte Dicas e Fatos. É o mês de aniversário do nosso informativo que foi fundado exatamente no dia 27/09, o ano era 1996. Nessa data [baseado numa pesquisa realizada em Nova Campinas] chegamos à conclusão que o conjunto carecia de um guia comercial e foi o que fizemos – lançamos o Campinarte Dá a Dica – o primeiro guia comercial de Nova Campinas. 
Bem... de lá pra cá tantas coisas aconteceram: em 1997 o nosso guia passa a ser publicado no formato tablóide; em Outubro desse mesmo ano passa a se chamar Campinarte Dicas e Fatos e a partir daí foi passando por todas as etapas que um informativo comunitário tem que passar para conquistar o mais difícil de todos os públicos: o povão de sua própria terra. Dizem que ninguém é profeta em sua própria terra, dizem também que toda regra tem a sua exceção e o Campinarte [que felizmente não é uma unanimidade] contrariou todos esses ditos populares e conquistou um universo de leitores dentro do conjunto. Isso nos deu confiança para seguir em frente e cá estamos... entrando no décimo sexto ano trabalhando para que o nosso informativo seja igualzinho aos bons, um informativo no mínimo útil. O Campinarte se orgulha de ter se transformado num produto que vai além de uma simples marca, conseguimos imprimir um conceito... O Campinarte está aberto a todos os segmentos comunitários... O Campinarte se orgulha de não receber subvenção de nenhuma prefeitura ou governo estadual e muito menos do governo federal... O Campinarte não é uma ONG, associação ou fundação... O Campinarte não é bancado por nenhuma denominação religiosa... O Campinarte não é bancado por nenhum partido político, milícia ou traficantes... O Campinarte não tem se quer agenciadores ou vendedores de anúncios espalhados por aí – se por um acaso aparecer alguém querendo se passar por agenciador do Campinarte chame a polícia... O Campinarte circula graças a um grupo de colaboradores que também não tem nenhum vinculo contratual... são pessoas [físicas ou jurídicas] que contribuem espontaneamente porque reconhecem a importância de um veículo como o Campinarte para as comunidades. O Campinarte Dicas e Fatos é grato, sim, a esses colaboradores que conheceram e reconheceram a importância da educação comunitária através da informação. A todos vocês que colaboram [direta ou indiretamente] com o nosso informativo, no dia 27 de Setembro, vamos cantar em alto e bom som: “Parabéns para o Campinarte / Nessa data querida / Muitas felicidades / Muitos anos de vida!

Huayrãn Ribeiro

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

AVLADUC - COPA ÍCARO 2012 - FRANÇA

SAIBA TUDO SOBRE A COPA ÍCARO 2012 E CONFIRA TAMBÉM A PARTICIPAÇÃO DA AVLADUC - ASSOCIAÇÃO DE VÔO LIVRE E AMIGOS DE DUQUE DE CAXIAS..

sábado, 22 de setembro de 2012

22 de Setembro - Dia do Amante


No Aurélio, encontramos o significado da palavra amante , como aquele que ama
Historicamente falando a traição sempre existiu , embora considerada moralmente errado em diversas sociedades , ela persistia talvez por causa de uma propensão inata para o comportamento polígamo dos seres humanos.
Entre os antigos hebreus uma mulher tinha de ser virgem, na noite de seu casamento e depois permanecer fiel para sempre a seu leito conjugal porém , aos homens era permitido o acesso sexual a prostitutas , concubinas , viuvas e criadas domesticas.
Só lhes era interditado o relacionamento sexual com mulheres casadas pois, Deus dizia : Não cobiçaras a mulher do próximo.
Sem dúvida , esta foi a razão pela qual a proibição divina do adultério foi incluída nos 10 mandamentos , a tendência inata dos homens para a infidelidade.
Xeiques árabes possuem haréns com diversas mulheres , o velho testamento contém inúmeros exemplos de comportamento polígamo (Abraão , Isaác , Jacó , Daví e Salomão )
De um modo legal quando um homem se casa com varias mulheres ele não pode mais ser considerado um adúltero portanto , a poligamia é uma discriminação contra o adultério.
Pesquisas mostram um índice maior de gravidez na relação de uma mulher com seu amante do que com seu marido , a explicação para este fato reside no prazer maior desfrutado durante o sexo proibido o que provocaria mais contrações uterinas facilitando a penetração dos espermatozoides para dentro da cavidade uterina .
Dizem que um (a ) bom (a ) amante é capaz de salvar um casamento que não tem mais sabor , pois é capaz de anestesiar a crise , melhorando um pouco à tensão no lar.
Devemos distinguir adultério , que tem mais a ver com lei e religião da infidelidade que é mais ligada a quebra da monogamia.
O sexo entre os seres humanos racionais deixou de ser puramente reprodutivo significando hoje em dia domínio, submissão , poder, aceitação , profissão e até mesmo amor.
Podemos mesmo admitir a gravidez como um acidente do exercício da sexualidade.
Monogamia é uma opção , não existe pacto para fidelidade (?) . Muito interessante é o adultério emocional, que envolve um sério relacionamento emocional com uma terceira pessoa que se encontra fora do casamento, sem praticar ato físico.
O comportamento poderoso do hormônio testosterona faz com que o homem procure uma mulher para alívio de sua tensão sexual.
Com efeito , a tendência dos homens a masturbar-se com muito mais frequência do que as mulheres mostra que o impulso sexual masculino é mais intenso.
Os homens tendem a excitar-se sexualmente com mais rapidez do que as mulheres , porém as mulheres quando excitadas tem condição de sustentar esta excitação muito mais tempo que os homens.
Esta impulsividade dos homens faz com que haja uma probabilidade maior de adultério por parte destes.
Em geral as mulheres buscam amor e apoio já os homens buscam uma frequência e uma variedade maior de parceiras.
Porém em todas as épocas a sociedade sempre castigou as mulheres e eximiu os homens de penalidades , sendo inclusive considerado sinal de virilidade possuir muitas mulheres.
Entre as mulheres ,tem-se noticias de que no século XVII prescrevia-se sangrias para cura de excitação , e que entre algumas tribos da África a penalidade para a traição feminina seria a morte ou a retirada do clitóris.
Entre os esquimós emprestar a esposa é sinal de hospitalidade,
Na Índia uma esposa infiel não tinha o direito de permanecer viva, os hindus tinham a permissão de matar sua esposa adultera , na China e no Japão a esposa deveria cometer o suicídio
Sternberg psicólogo norte americano , explica todo relacionamento entre um par como um triangulo , nomeando os vértices como amor, sexo e objetivos.
No início de um relacionamento o que mais rola é sexo, depois entra o amor e por último os objetivos.
Porém sexo é um tipo de relacionamento importante e equilibrado em que as trocas precisam ser exatamente iguais , ou seja o par precisa sentir-se querido e amado em igual intensidade.
O problema é que temos libido diferente uns dos outros ,e se as recusas forem constantes , a auto estima do outro vai lá em baixo
É mais fácil trocar de parceiro que terminar com o sonho do amor ideal que existe dentro de todos nós . Nas crises , ou quando a paixão diminui devemos sempre através do dialogo franco rebuscar o amor , pois é a única maneira do casal iniciar um novo ciclo de convivência.
Magoas ou Fingimentos não levam a nenhum crescimento , podendo mesmo ocorrer o rompimento de uma relação ou a infidelidade , pois a incompreensão mútua diminui a auto estima e o desejo sexual.
Um procedimento muito simples pode ajudar você a superar suas crises conjugais: Nunca vá dormir zangado com seu par, você terá pesadelo.
Fonte: www.amaurysexologo.med.br

domingo, 16 de setembro de 2012

FALECEU NESTE SÁBADO O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO E EVENTOS DE DUQUE DE CAXIAS, LUIZ CARLOS DOS SANTOS.


Natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, Luiz Carlos dos Santos, o Lucas, nasceu no dia 26 de agosto. Residente em Duque de Caxias há 53 anos, teve passagem destacada nos movimentos culturais do município. Entre as funções que já ocupou no serviço público estão a de coordenador das bibliotecas e salas de leitura no governo do prefeito José Carlos Lacerda e de animador cultural da antiga escola municipal Laguna e Dourados. Ajudou a fundar a Secretaria de Cultura do município nos anos 90 e presidiu a Fundação Cultural da cidade de Magé no período 2001 a 2004. Em seu currículo constam publicações de poesias e artigos culturais e políticos e jornais e revistas de Duque de Caxias e de outras cidades. Acompanhando o prefeito José Camilo Zito há muitos anos, Lucas desenvolve funções de comunicador oficial, assessor parlamentar, chefe do cerimonial e chefe de gabinete. No dia 6 de setembro, assumiu o cargo de Secretário de Comunicação e Eventos. Luiz Carlos lutava contra um câncer e na tarde deste sábado. Muito querido por todos o prefeito Zito e toda sua equipe lamenta a perda do amigo.
FALECEU NESTE SÁBADO - 15/09/2012

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Campinarte – Homenagem / Aniversário de Milton G. dos Reis (Pres. da Ass. De Moradores de Nova Campinas)

Aniversário de Milton G. dos Reis (Pres. da Ass. De Moradores de Nova Campinas)
Nossas poderosas lentes captaram nessa segunda-feira no salão de festas da Associação de Moradores de Nova Campinas (Duque de Caxias) a festa de aniversário (56 anos) de Milton Gonçalves do Reis, presidente daquela entidade.
Mineiro de Belo Horizonte e torcedor do Cruzeiro, Milton nasceu no dia 10 de setembro de 1956 (que por coincidência também caiu numa segunda-feira).
A comemoração foi bem ao estilo do aniversariante: todos muito a vontade, até porque o calor estava de lascar.
Compareceram ao evento (além de antigos moradores), profissionais do comércio,
 
profissionais liberais e mais uma centena de amigos, parentes, etc.
Claro que não poderia faltar o churrasco, aquela cervejinha bem gelaaaaada e o tradicional bolo de aniversário.
Registramos também as presenças do Mario da Van e a do ex-presidente daquela entidade - Wilson Kube de Oliveira (o popular Gaúcho).
O Campinarte Dicas e Fatos deseja ao presidente da entidade máxima de Nova Campinas (Milton G. dos Reis) - muitas felicidades e muitos de vida
Veja abaixo algumas imagens:

domingo, 9 de setembro de 2012

Campinarte - homenagem / QUEM É O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA


Quem é JOAQUIM BARBOSA - Ministro Relator do MENSALÃO - REPASSANDO POR DIREITO E POR JUSTIÇA ...

E não precisou de cota.

Quando vencer na vida depende de nossa determinação.
Um motivo de orgulho e um exemplo a ser seguido.



Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu, noroeste de Minas Gerais. É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado.

Foi Oficial de Chancelaria do Ministério das Relações Exteriores (1976-1979), tendo servido na Embaixada do Brasil em Helsinki, Finlândia e, após, foi advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) (1979-84).
Prestou concurso público para procurador da República, e foi aprovado. Licenciou-se do cargo e foi estudar na França, por quatro anos, tendo obtido seu mestrado e doutorado ambo s em Direito Público, pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1990 e 1993. Retornou ao cargo de procurador no Rio de Janeiro e professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Foi visiting scholar no Human Rights Institute da Faculdade de Direito da Universidade Columbia em Nova York (1999 a 2000) e na Universidade da Califórnia Los Angeles School of Law (2002 a 2003).


Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha. É fluente em francês, inglês, alemão e espanhol. Toca piano e violino desde os 16 anos de idade.

sábado, 8 de setembro de 2012

Passeio ao Museu Nacional e ao Jardim Zoológico



Os alunos da Escola Vinde Meninos com Classe nas Artes no dia 1 de Setembro de 2012  tiveram a oportunidade de conhecer o Jardim Zoológico e o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista. Saiba como foi / acesse aqui...