O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

No dia 31 de dezembro de 1943, a estação de Merity foi emancipada e transformada na cidade de Duque de Caxias

No dia 31 de dezembro de 1943, a estação de Merity foi emancipada e transformada na cidade de Duque de Caxias - clique no recorte (com o lado direito do mouse) abra a imagem numa nova guia e leia a matéria completa...

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Evento / Culto em Ação de Graças

Saiba tudo sobre o Culto em Ação de Graças pelo 23.º aniversário 
da Congregação de Irajá da Igreja Assembléia de Deus dia 20/12/12.

Morador de Nova Campinas espalha faixas de Felicitações de Final de Ano

As nossas poderosas lentes captaram a figura de um morador de Nova Campinas que pela terceira vez consecutiva, sempre no final do ano, espalha pelo conjunto faixas desejando a toda população Boas Festas e um Feliz Ano Novo!
Conhecido como Pardal, Jorge M. de Sales (62 anos), funcionário dos Correios, é morador de Nova Campinas desde 1987 - e o motivo pelo qual (segundo ele) manda pintar faixas felicitando Bom Natal e Feliz Ano Novo para toda a população do bairro é simplesmente pelo prazer, apenas isso.
Penso que se for realmente pelo "simples prazer", tudo bem. Principalmente nos dias de hoje, onde o que impera é a falta de respeito às tradições, uma total falta de solidariedade e tanta violência por essas comunidades que vivem totalmente entregues a própria sorte.
Mas, se esse "Pardal" de Nova Campinas está pensando em voar mais alto num futuro próximo, essas ações, com certeza, mais cedo ou mais tarde, serão des-mas-ca-ra-das. 
Tomara que não...! (em breve mais imagens)
...Encontramos uma dessas faixas na grade do prédio 
da associação de moradores de Nova Campinas...

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Capoeira / Associação de Capoeira Casa do Engenho

Mestre Dominguinhos também promoveu nesse Domingo (16/12//12) em Nova Campinas um evento para marcar o encerramento das atividades de 2012 da Associação de Capoeira Casa do Engenho.
O dia começou com uma roda de capoeira na principal praça do conjunto seguido de um encontro no Carícia Piscina Clube (também em Nova Campinas) com diversos mestres, contramestres, professores, alunos e simpatizantes da capoeira para um alegre e descontraído bate papo. Veja Algumas imagens:





sábado, 15 de dezembro de 2012

Temporal em Duque de Caxias


 As chuvas que caíram nessa sexta-feira (14/12) causaram muitos estragos em Duque de Caxias...
Na Av. Automóvel Club, próximo à Santa Cruz da Serra, muitas árvores foram derrubadas pelo temporal...
Na mesma avenida, na entrada de Nova Campinas, uma enorme árvore caiu obstruindo quase que totalmente o acesso aquele bairro...
Os bombeiros tiveram bastante trabalho e muitas residências ficaram sem energia elétrica...

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

De volta no tempo / O primeiro Campinarte totalmente colorido

Veja na imagem abaixo a capa do  primeiro Campinarte totalmente colorido. O ano era 2005. Recordar é viver...

De volta no tempo / O lançamento da nossa mascote - O Coelhinho Mágico

Você sabia que a nossa mascote, o Coelhinho Mágico, foi escolhido em 2002...? O Campinarte estava se preparando para comemorar o seu sétimo aniversário e precisava de  algo que simbolizasse rapidez e eficiência e como que num passe de mágica descobrimos essa figura simpática na internet e resolvemos adotá-lo... Se bem que o nosso Coelho Mágico alega que foi ele quem escolheu e adotou o Campinarte... Bem, coisas de coelho... Veja na imagem abaixo...

sábado, 1 de dezembro de 2012

PRIMEIRA TARDE LITERÁRIA


 Aconteceu dia 1/12 /2012 (sábado) no Colégio Padre Anchieta na Av. Automóvel Clube, s/nº esquina com a Av. 31 de Março no Parque Paulista - Caxias - RJ.
O evento foi idealizado pelo Instituto Natividade de Responsabilidade Social em parceria com a ONG Grupo Tia Angelica (GTA) com apoio do Colégio Estadual Padre Anchieta e teve as seguintes atrações: escritores convidados autografando suas obras; troca de livros; contador de história e é claro muita troca de informação.
O evento foi GRATUITO e teve o apoio do COLÉGIO ESTADUAL PADRE ANCHIETA
Convidados:
Luciane Rangel. Escritora do Livro os Guardians – 3 volumes;
Maiton Rangel, poeta, compositor e artista plástico - Livro publicado: Ansiedade e Poema Duro;
Andreia Quintão, produtora Cultural;
Tânia Curvelo, professora - Exposição de um Poster de um artigo publicado com o título: "Percepção Ambiental: uma contribuição para a aprendizagem de Ciências Naturais na Educação de Jovens e Adultos;
Ari Ferreira, poeta;
Cidra Lirrischteinvisk, artista plástica; 
Cássia Ferreira, Produtora Cultural e Publicitária.

MAIS IMAGENS