INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS

Notícias da CMDC

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Google Notícias

Translate

A VOZ DO CAMPINARTE

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Campinarte Pesquisa / Jornalismo Comunitário - Jornalismo Local

Por Fernando Rebouças

O Jornalismo Comunitário  é um trabalho jornalístico que atua sobre os fatos ocorridos numa determinada comunidade, abrangendo bairros, vila, aldeia, povoado, distrito, municípios e regiões carentes. O jornalismo comunitário também é referido como uma ação comunicativa exercida pelos indivíduos que moram na comunidade, no caso de produção de jornais, rádios e sites comunitários pertencente aos moradores.

Na prática é considerado numa forma de educação não-formal, ferramenta de renovação da imagem da comunidade e da cidadania. Possibilita reportar e dar voz a quem muitas vezes não é considerado na “grande mídia”.
Para os estudiosos em comunicação, o jornalismo começou comunitário antes de possuir mecanismos para cobrir assuntos em nível nacional e internacional. Porém, nos dias atuais, o jornalismo comunitário e o jornalismo comunitário independente se expandiram através do advento de novas tecnologias.
A produção de conteúdo por meio de computadores possibilitou uma redução de custos na confecção de veículos independentes impressos, via correio eletrônico e na versão on- line. No fim do século XX, diversos institutos e ONGs incentivaram a capacitação de profissionais técnicos na produção de mídia.
O jornalismo comunitário não deve ser visto somente como algo presente em áreas e comunidades carentes, também é utilizado em condomínios de luxo e vilas de bairros abastados. A redação de um jornal comunitário utiliza-se de linguagem e métodos informais.
A maioria dos veículos comunitários possui uma equipe composta de repórteres e colaboradores voluntários. A produção de um veículo dessa natureza é mantida por comerciantes locais. Além de cobrir eventos e novidades culturais, o jornalismo comunitário visa expor a situação social e mercadologia que cerceia a comunidade.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jornalismo_comunitário
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/cjornalista/gd161205.htm