INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS

Notícias da CMDC

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Google Notícias

Translate

A VOZ DO CAMPINARTE

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Agora é Lei: Prefeito Alexandre Cardoso sanciona lei da vereadora Fatinha para construção de ciclovias nos bairros

Em prol da mobilidade sustentável urbana, o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, sancionou a Lei nº 2.561/13, que cria o Sistema Cicloviário. De autoria da vereadora Fátima Pereira, a Fatinha (SDD), o objetivo é ordenar, facilitar e incentivar o uso de bicicletas como meio transporte alternativo, gratuito e não poluente. A lei ressalta ainda a importância da bicicleta de ocupar menos espaço, ser ágil, silenciosa e oferecer qualidade de vida ao usuário. 
"Estou muito feliz por ter o meu Projeto de Lei aprovado pelo Executivo. Esse é um avanço para nossa cidade. Vamos aguardar agora a prefeitura iniciar o processo para colocar em prática a construção das ciclovias nos bairros. Em Duque de Caxias podemos constatar que um dos principais meios de transporte da população, em especial nas regiões mais carentes, é a bicicleta. Diante de tal incidência é necessário que se faça um planejamento específico para atender bem os usuários. O objetivo é que o sistema seja implantado nos quatro distritos da cidade, ligando pontos estratégicos nos bairros, onde o trajeto da viagem seja mais expressivo para atender a demanda", explicou Fatinha. 
De acordo com o projeto de lei, o Sistema Cicloviário deverá ser formado por uma rede viária específica para o transporte por bicicletas, formada por ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas, além de bicicletários gratuitos nos terminais e estações de transferência de passageiros, em órgão público municipal, indústrias, escolas, centros de compras, supermercados, condomínios, parques e outros locais, onde o fluxo de pessoas é expressivo. 
 Mais informações: Mariléa Lopes (Assessora de Imprensa) 9728-1185 / 2784-6975