O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

sábado, 26 de outubro de 2013

Duque de Caxias / Pagode da Boa em Nova Campinas

Aconteceu sábado (26/10) uma promoção que agitou o bairro 
apesar do forte calor que assolava o conjunto – O Pagode da Boa –
Promoção que envolveu o Bar do Roberto,
o Bar do João
e o Kiko’s Lanches
e a grande atração foi o Grupo Simplesmente Bamba.
Muita descontração,
todos muito a vontade,
uma turma bastante animada,
e principalmente, participativa,

o que valorizou, e muito, o evento. Veja abaixo mais imagens...

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Morre Vilson K. De Oliveira – O Gaúcho – Ex-presidente da Ass. De Moradores de Nova Campinas

Com extremo pesar comunicamos o falecimento nessa quinta-feira (24/10/2013) do amigo Vilson Kube de Oliveira (Gaúcho), seguramente um dos mais antigos moradores de Nova Campinas; era viúvo, deixa filhos, netos e muitos amigos.
Aos familiares manifestamos nossos pêsames e nossa solidariedade.


DETALHE: Gaúcho foi dentre outras coisas comerciante e fundador de um dos mais tradicionais times de futebol da região o GRÊMIO DE FUTEBOL DE NOVA CAMPINAS que tinha as mesmas cores do Grêmio de Porto Alegre, clube pelo qual torcia fervorosamente.
De 1995 a 1997, Gaúcho foi presidente da Associação de Moradores de Nova Campinas (Chapa Preta), nessa ocasião, eu, Huayrãn Ribeiro, fui convidado por ele para ser diretor social e aproveitamos a oportunidade para implantar uma série de ações culturais e esportivas no bairro e algumas dessas ações marcaram a gestão do Gaúcho como presidente, se não vejamos: pela primeira vez foi criada uma comissão para organizar o Carnaval do bairro – diga-se passagem – O MAIOR CARNAVAL JÁ ORGANIZADO NO CONJUNTO (1995); Nova Campinas (pela primeira vez) passa a ter música ao vivo no meio de semana (com talentos da própria localidade), as quartas tínhamos música sertaneja e as quintas-feiras seresta; também foi organizado pela primeira vez em Nova Campinas (1995), o primeiro torneiro de vôlei de duplas; também foi na época do Gaúcho como presidente da Associação de Moradores que o bairro parou para assistir ao maior (até hoje) desfile de modas já realizado no conjunto - O Garota Inverno Nova Campinas -; foi nessa mesma gestão, que também pela primeira vez, um diretor social da entidade foi de casa em casa de casa, sócio por sócio, para saber a quantas ia a opinião dos moradores em relação às coisas da comunidade.

Outra passagem (que vale a lembrança) é a seguinte: o Gaúcho foi o primeiro presidente de associação de moradores a conceder uma entrevista ao Campinarte (na época) Dicas e Fatos (1997)... Em breve voltarei ao assunto. (Huayrãn Ribeiro)

domingo, 20 de outubro de 2013

Duque de Caxias - Academia Joalon / Festa das Crianças 2013

Aconteceu sábado, 19 de outubro na Academia Joalon em Santa Cruz da Serra, mais uma edição da já tradicional Festa em Homenagem às Crianças organizada pelo professor Joacil e equipe.
É um dos eventos (da Academia) mais aguardados pela garotada com direito a bolo, doces, salgadinhos, refrigerantes e muitas brincadeiras.
O professor Joacil faz questão de comandar pessoalmente o evento que a cada ano desperta mais e mais o interesse dos alunos da Academia Joalon e seus familiares que não deixam de apoiar e prestigiar mais essa iniciativa do Professor Joacil.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013


“Câmara Municipal vai às escolas” esteve no CIEP 120 Monteiro Lobato, em Santa Cruz da Serra.

O Instituto Histórico da Câmara Municipal de Duque de Caxias desenvolve o projeto “Câmara Municipal vai às escolas”. O propósito é esclarecer as dúvidas sobre o Poder Legislativo, apresentar a história do município e aproximar a Câmara dos futuros eleitores. No dia 17 de setembro, “Câmara Municipal vai às escolas” esteve no CIEP 120 Monteiro Lobato, em Santa Cruz da Serra. — “Câmara Municipal vai às escolas” esteve no CIEP 120 (10 fotos)

sábado, 5 de outubro de 2013

Profissionais do Mais Médicos contam dificuldades que enfrentam na Baixada Fluminense

Vinícius Lisboa
Repórter da Agência da Brasil

Rio de Janeiro - Ao aderir à primeira etapa do programa Mais Médicos, o município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que tem cerca de 855 mil habitantes, ofereceu 32 vagas. Após as inscrições, 11 brasileiros e dois estrangeiros foram selecionados para atuar na cidade. Quando chegou o dia da apresentação, seis brasileiros compareceram, e, desses, quatro completaram na última quarta-feira (2) um mês de atuação, já que dois desistiram do programa.
Um deles é Wendel José, de 26 anos, formado há nove meses e entusiasmado com o contato com os pacientes do bairro de Parada Angélica, onde preencheu uma vaga na Unidade do Programa de Saúde da Família. Ele já morava em Duque de Caxias, mas nasceu em Guaíra, no interior de São Paulo.
"O pessoal tem sido bem receptivo. Aqui tinha uma carência muito grande mesmo de médico. A gente vê pessoas com problemas crônicos, como diabetes e hipertensão, que estavam sem acompanhamento, algumas já até com complicações dessas doenças", diz o médico, que focou a formação na emergência, mas migrou para a saúde da família com o programa. "A gente vê tanto paciente que chega mal na emergência, com complicações que poderiam ter sido evitadas. Com a prevenção, a pessoa hipertensa não chega a ter pico hipertensivo ou AVC (acidente cardiovascular).Tudo começa na atenção básica",disse.
No estado do Rio, em que todos os médicos da primeira etapa foram alocados na região metropolitana, a Baixada Fluminense aguardava receber 37 profissionais formados no Brasil, enquanto Itaboraí e São Gonçalo, no Leste Fluminense, sete, e a capital, 16. Em Belford Roxo, no entanto, nenhum dos sete previstos se apresentou. O mesmo ocorreu em São João de Meriti, onde um médico deveria ter comparecido. Na capital, 11 médicos desistiram, e, em São Gonçalo, segunda cidade mais populosa do estado, dos três médicos aguardados, dois se apresentaram e um abandonou o programa. (Saiba mais) Profissionais do Mais Médicos contam dificuldades que enfrentam na Baixada Fluminense | Agência Brasil

quarta-feira, 2 de outubro de 2013