O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de março de 2014

Grávidas sofrem com falta de maternidade na Baixada Fluminense

Mulheres grávidas, moradoras de Xerém, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, sofrem com a falta de uma maternidade na região, como mostraram os parceiros do RJTV nesta sexta-feira (25).
Algumas mães ainda procuram a maternidade de Xerém, que funcionava há mais de 40 anos. O estabelecimento foi fechado em 2013 por determinação da Vigilância Sanitária. Segundo o RJTV, apenas o ambulatório da unidade continua funcionando. Como mostraram os parceiros, uma outra maternidade começou a ser construída para atender a região, em Santa Cruz da Serra. Porém, a obra está parada e a estrutura, abandonada.
Ao ser procurado pela equipe de reportagem, o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, afirmou que atualmente os partos são feitos nos hospitais Moacir do Carmo e Saracuruna, que, segundo ele, são capazes de atender à demanda. De acordo com ele, o pré-natal pode ser realizado nas unidades do Programa da Saúde da Família.
A obra da unidade em construção será retomada após uma auditoria, como informou o prefeito. Segundo ele, há indícios de superfaturamento no projeto, realizado na gestão anterior. Ao ser procurado, o ex-prefeito José Camilo Zito dos Santos disse que a obra não foi retomada pois não é considerada prioridade na atual gestão da prefeitura. (G1)



terça-feira, 18 de março de 2014

Jovem da Baixada Fluminense passa em medicina na USP e mais 7 cursos / Pablo Rodrigo, de 19 anos, é de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro

Pablo Rodrigo Andrade da Silva já começou a cursar medicina na USP (Foto: Caio Kenji/G1)
A camiseta de calouro do curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP) é o símbolo da realização do estudante Pablo Rodrigo Andrade da Silva. Morador de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, o jovem de 19 anos foi aprovado em um dos cursos mais concorridos do país e em outros sete vestibulares de medicina. Mas ele só conseguiu se mudar para São Paulo graças à ajuda dupla do cursinho onde estudou nos últimos dois anos como bolsista. Primeiro, pelo apoio dos professores na hora de esclarecer dúvidas sobre as matérias. Segundo, pelo auxílio financeiro que recebeu para conseguir arcar os custos da viagem.
Pablo escolheu a USP depois de ser aprovado em oito vestibulares de medicina: USP, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Univesidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) –pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu)–, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Amapá (Unifap), além de ganhar bolsas a do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o curso de medicina na Faculdade de Ciência Médica da Santa Casa de São Paulo e na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas.
"A USP sempre foi um grande sonho. Sempre ouvi falar muito bem da universidade, da projeção dentro do país e fora. Mas era um sonho muito distante. Saber que fui aprovado foi muita alegria, mas ao mesmo tempo desilusão, porque eu não tinha como vir para cá [São Paulo]. Minha família não tinha condições de me enviar para São Paulo", explicou o novo calouro de medicina.
Segundo a assessoria de imprensa do Curso Progressão, de Duque de Caixas, ao saberem da aprovação de Pablo, os funcionários se mobilizaram para doar recursos ao jovem, e, no dia 15 de fevereiro, oito professores realizaram um "aulão" beneficiente para quase 200 alunos –parte da renda foi destinada à viagem do agora ex-aluno. No total, foram arrecadados cerca de R$ 1.000.
 
Sustento Filho caçula de uma ex-copeira, Pablo morava no Rio com a mãe, agora desempregada, e a avó, que sustenta a família com sua aposentadoria. O pai lhe visitou para parabenizá-lo pela aprovação nos vestibulares de medicina, mas o jovem diz que tem pouco contato com ele.
"Minha mãe sempre trabalhou com prestação de serviços, em lanchonete, já teve negócio próprio. Na adolescência trabalhamos eu e ela na rua vendendo lanches", lembra. Pablo diz que a ajudava após as aulas, ou a substituía quando ela tinha problemas de saúde, mas a mãe não o deixava faltar na escola para trabalhar.
Foi justamente a dificuldade que sua mãe teve para conseguir tratamento médico para um problema na coluna que levou o jovem a optar pela carreira na medicina. "Ela por anos buscou tratamento em hospital público e nunca conseguiu. Eu acompanhei a luta dela durante cinco anos para conseguir um exame de ressonância magnética no sistema público e ela não conseguiu", explicou o jovem.
Pablo diz que ela só conseguiu fazer o exame quando foi contratada por uma empresa e passou a contar com convênio médico. Mas, por causa de problemas motores, a mãe dele acabou perdendo o emprego de copeira em um hospital particular, e agora atualmente está sem trabalho.
Dificuldades e sorte Pablo cursou o ensino fundamental em uma escola municipal e, no ensino médio, conseguiu ser aprovado na unidade de Duque de Caxias do Colégio Pedro II, da rede federal de ensino. Em 2012, quando fez o terceiro ano do ensino médio, e 2013, ele também teve aulas no Curso Progressão como bolsista. No ano passado, como tirou a nota mais alta no concurso para bolsas, ele conseguiu uma bolsa vitalícia, para fazer o curso quantos anos precisasse até passar no vestibular.
Como no ano anterior ele só havia conseguido a aprovação em ciências biomédicas em uma instituição particular, pelo Prouni, Pablo decidiu aproveitar a oportunidade para voltar aos estudos. "Eu poderia entrar no cursinho até passar, mas felizmente passei no primeiro ano." A bolsa, porém, não incluiu a compra das apostilas, então, ele diz que estudou com as do ano anterior.
A falta de recursos não afetou só a compra de material didático. Pablo conta que quase ficou de fora do vestibular da Unicamp por causa da taxa de inscrição. "Não consegui isenção na taxa da Unicamp, porque ela não dá para quem não é do estado de São Paulo. No último dia para poder pagar [a taxa], já tendo extrapolado o horário de pagar, uma tia conhecida de Santa Catarina depositou o dinheiro na conta da minha mãe", explicou. A mãe decidiu fazer o pagamento, mesmo com a dúvida se ele seria aceito ou não, por causa do horário bancário.
Deu certo, mas, na hora de comprar a passagem de ônibus para as provas da segunda fase, em janeiro deste ano, Pablo e a mãe descobriram, na rodoviária, que no dia da viagem só havia um último assento disponível, em um ônibus com preço acima do esperado. "Minha mãe não tinha dinheiro para comprar a passagem e uma pessoa na fila deu o dinheiro. Eu precisava disso para chegar um dia antes e me ajeitar. Eu credito isso à ação divina, só pode ter sido isso."
De mudança para São Paulo Depois a aprovação na USP, a questão financeira voltou à tona na hora de comprar novamente a passagem para São Paulo, e encontrar um lugar para morar. "Com a ajuda de muitas pessoas, muito apoio, inclusive do cursinho, eu vim para cá", conta ele. Nas duas primeiras noites na capital paulista, Pablo ficou hospedado na casa de uma amiga. Na terceira, conseguiu um dos auxílios emergenciais oferecidos pela USP a calouros de baixa renda.
Atualmente, ele vive em um alojamento coletivo dentro de um dos prédios do Conjunto Residencial da USP (Crusp), na Cidade Universitária. A decisão sobre as vagas permanentes de residência no local só devem sair em abril, junto com o resultado de outros auxílios, como o de alimentação, e uma bolsa permanência no valor de R$ 400.
"É um misto de felicidade e dificuldade. Estou sendo muito bem recepcionado, e você se encanta com o mundo USP. Mas é difícil ficar longe da família, porque estou vivendo isso longe da minha mãe. Mas isso está contribuindo para que eu amadureça e cresça como pessoa", diz o novo estudante de medicina que, por enquanto, pretende se especializar em imunologia e cardiologia nos próximos anos.

Vitrine Comunitária do Campinarte apresenta mais novidades...

Mais uma iniciativa voltada para o mundo virtual com o objetivo de promover, divulgar e na medida do possível gerar renda e (automaticamente) aumentar a visibilidade para a produção de artistas (em geral) de Duque de Caxias.
Os produtos apresentados na Vitrine Comunitária do Campinarte só poderão ser adquiridos pelas pessoas que fazem parte (cadastradas) do Clube e Amigos do Campinarte.
Aguardem, em breve mais novidades.
 Huayrãn Ribeiro

domingo, 16 de março de 2014

Morre Elza Lugon (DA LUGONCONECTADOS EM NOVA CAMPINAS)

* 25/02/1988 + 15/03/2014
Com extremo pesar comunicamos o falecimento neste sábado (15/03/2014) de Elza Lugon (DA LUGONCONECTADOS EM NOVA CAMPINAS)
Elza nasceu em 25/02/1988, era solteira e deixa familiares, parentes e muitos amigos.
Aos familiares manifestamos nossos pêsames e nossa solidariedade.

terça-feira, 11 de março de 2014

Um rápido balanço do Carnaval de Santa Cruz da Serra


Ainda sobre os festejos de Momo, não poderia deixar de tecer algumas considerações sobre o que aconteceu em Santa Cruz da Serra nesse Carnaval/2014 promovido pela PMDC.
Todos sabem muito bem que eu não morro de amores pela atual administração, mas reconheço que no tocante ao Carnaval deste ano a Prefeitura não só descentralizou (por questões econômicas ou não o que importa é que descentralizou) como resgatou o desfile dos blocos de enredo do município e para tal montou uma estrutura de respeito: arquibancadas, um baita palanque, som de qualidade e mais banheiros químicos, a presença da guarda municipal, defesa civil, ambulâncias e tomou uma série de outras providências para que o Carnaval/2014 fosse realmente um sucesso.
Só não entendi o porquê da cobrança de R$ 250,00 dos barraqueiros, ambulantes, camelôs... Por pessoas que não faziam parte da PMDC e nem da Associação Carnavalesca de Duque de Caxias (ACDUC). Quem delegou essa responsabilidade a quem? Quanto foi arrecadado? E pra onde foi esse dinheiro que arrecadaram dos ambulantes que trabalharam no Carnaval/2014 em Santa Cruz da Serra?
Outra coisa que eu não entendi - Não entendi e espero que a PMDC tome uma providência séria a respeito, afinal de contas esse Carnaval não foi de graça, as agremiações receberam uma subvenção (que cá pra nós), para quem estava com o seu Carnaval pronto e todos os blocos que desfilaram em Santa Cruz estavam, pois já haviam desfilado no Rio, baseado em tudo isso, fica muito difícil entender porque as agremiações (que este ano tiveram lucro) não prestigiaram o nosso carnaval/2014 empurrando com a barriga numa total falta de respeito com a organização e com o público presente, explico: se por um lado a Prefeitura de Duque de Caxias caprichou na logística, na infraestrutura, por outro lado, a parte que cabia a organização propriamente dos desfiles deixou, e muito, a desejar. 
Senão vejamos: bloco que teve que enxertar sua bateria com ritmistas de outra agremiação; bloco que desfilou sem o seu casal de mestre sala e porta estandarte, bloco que esqueceu o próprio estandarte isso sem falar que blocos (a maioria) desfilaram com o número de componentes abaixo do que manda o regulamento e para finalizar (também) a maioria dos carros alegóricos bastante desfalcados, alguns descaracterizados causando uma péssima impressão. 
Digo isso pelo seguinte: se cada agremiação recebeu uma subvenção de quase R$ 10.000,00 (Dez mil Reais) e quando falamos em subvenção estamos falando em dinheiro público, essas agremiações (baseado no que elas apresentaram em Duque de Caxias), todas, eu disse todas, deveriam devolver essa quantia aos cofres públicos.
Resumo – A Prefeitura de Duque de Caxias fez a parte dela e muito bem feito – diga-se de passagem, merece uma nota 9, tem que melhorar a iluminação no local do desfile para o Carnaval/2015.
Já a organização do desfile propriamente dito (incluindo aí todos os blocos que desfilaram em Santa Cruz da Serra) a nota é 4.
(Huayrãn Ribeiro)

quinta-feira, 6 de março de 2014

RESULTADOS DOS MELHORES DO CARNAVAL DE 2014

RESULTADO DO CARNAVAL 2014

GRUPO I

1º LUGAR - GRBC COROADO DE JACAREPAGUÁ - 203 PONTOS
2º LUGAR - GRBC FLOR DA PRIMAVERA - 202 PONTOS
3º LUGAR - GRBC UNIÃO DA PONTE - 199 PONTOS
4º LUGAR - GRBC IMPÉRIO DO GRAMACHO - 192 PONTOS
5º LUGAR - GRBC TRADIÇÃO BARREIRENSE DE MESQUITA - 190 PONTOS
6º LUGAR - GRBC COLIBRI DE MESQUITA - 190 PONTOS (DESEMPATE NO QUESITO ESTANDARTE)

GRUPO II

1º LUGAR - GRBC NOVO HORIZONTE - 202 PONTOS
2º LUGAR - GRBC RAÍZES DA TIJUCA - 201 PONTOS
3º LUGAR - GRBC MOC. UNIDA DE MANGUARIBA - 200 PONTOS
4º LUGAR - GRBC UNIDOS DA LAUREANO - 195 PONTOS
5º LUGAR - GRBC DO BARRIGA - 186 PONTOS
6º LUGAR - GRBC UNIÃO DE VAZ LOBO - 182 PONTOS
7º LUGAR - GRBC UNIDOS DO CABRAL - 166 PONTOS
8º LUGAR - GRBC CANÁRIOS DAS LARANJEIRAS - 163 PONTOS
9º LUGAR - GRBC MAGNATAS DE ENGENHEIRO PEDREIRA - NÃO DESFILOU

GRUPO III

1º LUGAR - GRBC DO CHINA - 102 PONTOS
2º LUGAR - GRBC OBA-OBA DO RECREIO - 101,5 PONTOS
3º LUGAR - GRBC UNIDOS DO ALTO DA BOA VISTA - 100,5 PONTOS
4º LUGAR - GRBC ESPERANÇA DE NOVA CAMPINA - 100,5 PONTOS (DESEMPATE NO QUESITO MESTRE-SALA E PORTA-ESTANDARTE)
5º LUGAR - GRBC GRILO DE BANGÚ - 95,5 PONTOS
6º LUGAR - GRBC ACADÊMICOS DE MADUREIRA - NÃO DESFILOU

GRUPO IV

1º LUGAR - GRBC MOCIDADE UNIDA DA MINEIRA - 100,5 PONTOS
2º LUGAR - GRBC COMETAS DO BISPO - 99 PONTOS
3º LUGAR - GRBC UNIDOS DO TUBIACANGA - 91,5 PONTOS
4º LUGAR - GRBC AMIZADE DA ÁGUA BRANCA - 90 PONTOS
5º LUGAR - GRBC CHORA NA RAMPA - ARTIGO 14º DO REGULAMENTO.
6º LUGAR - GRBC UNIDOS DE PARADA ANGÉLICA - ARTIGO 14º DO REGULAMENTO


RESULTADOS DOS MELHORES DO CARNAVAL DE 2014
MELHOR ALA DE CRIANÇAS

GRUPO 1 - GRBC COROADO DE JACAREPAGUÁ
GRUPO 2 - GRBC RAÍZES DA TIJUCA
GRUPO 3 - GRBC OBA-OBA DO RECREIO
GRUPO 4 - GRBC COMETAS DO BISPO

MELHOR ALA DE BAIANAS

GRUPO 1 - GRBC COROADO DE JACAREPAGUÁ
GRUPO 2 - GRBC DO BARRIGA
GRUPO 3 - GRBC OBA-OBA DO RECREIO
GRUPO 4 - GRBC COMETAS DO BISPO

MELHOR CASAL DE MESTRE SALA E PORTA ESTANDARTE

GRUPO 1 - GRBC FLOR DA PRIMAVERA
GRUPO 2 - GRBC RAÍZES DA TIJUCA
GRUPO 3 - GRBC GRILO DE BANGÚ
GRUPO 4 - GRBC AMIZADE DA ÁGUA BRANCA

MELHOR BATERIA

GRUPO 1 - GRBC COROADO DE JACAREPAGUÁ
GRUPO 2 - GRBC CANÁRIOS DAS LARANJEIRAS
GRUPO 3 - GRBC OBA-OBA DO RECREIO
GRUPO 4 - GRBC COMETAS DO BISPO

terça-feira, 4 de março de 2014

Duque de Caxias - Carnaval/2014 - Desfile do Esperança em Sta. Cruz da Serra

As agremiações carnavalescas de Duque de Caxias após longo e tenebroso inverno voltaram a desfilar no município competindo em busca do troféu de campeã do Carnaval da cidade.
Segunda-feira (3/3) desfilaram (pela ordem): Império do Gramacho, Unidos da Laureano, Esperança de Nova Campinas, Bloco do China, Flor da Primavera e Unidos de Parada Angélica.
A agremiação de Nova Campinas apresentou o enredo SERGINHO DO PORTO DO RIO A SÃO PAULO A VOZ QUE ENCANTA O MEU CARNAVAL de autoria da Comissão de Carnaval. 
As poderosas lentes do nosso Campinarte captaram imagens do desfile do verde e branco de Nova Campinas (Presidente: Jurema Gonzaga / Presidente de Honra: Carlos Castilho) em Santa Cruz da Serra. Confira abaixo...
A apuração do bloco vencedor do carnaval de Caxias será realizada no ginásio da Vila Olímpica, no bairro 25 de Agosto, no dia 7/3, a partir das 9 horas. Serão premiadas também a melhor bateria, melhor casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, e o melhor samba enredo.


Saiba mais no blog do Esperança