O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Campinarte Huayrãn Ribeiro / O Senhor da Política...escravização dos trabalhadores e a prostituição de nossas mulheres ...

Satã (o senhor da Política), é ao mesmo tempo o promotor das desavenças, das discórdias, das rebeliões. Satã é o Senhor das Guerras que normalmente antecede as pragas, pestes e todo tipo de doença que possa infeccionar, gangrenar, fazer sofrer pra só depois, então, matar.
Satã, senhor da Política é ao mesmo tempo o Senhor da mentira e da ilusão, hoje com uma grande vantagem, a imagem é de alta resolução.
Satã, senhor da Política é ao mesmo tempo o Senhor da fome que debilita, desnutre, causa bastante dor pra só depois, então, matar.
Satã, senhor da Política é ao mesmo tempo o Senhor das humilhações e responsável por todo tipo de constrangimento aos homens. Sua dieta é à base do sangue dos inocentes; seu lazer é a escravização dos trabalhadores e a prostituição de nossas mulheres que depois de drogadas e transformadas em dependentes químicas são atiradas aos cães pra só depois, então, serem mortas.
Servir a Satã, o Senhor da Política é prestar um desserviço a população: é desinformar, deseducar, desdoutrinar, desempregar.
Servir a Satã, o Senhor da Política é servir ao capital, ao poder. É ser ambicioso, desumano, cruel, cínico, mentiroso, não ter escrúpulos.
Servir a Satã, o Senhor da Política é trabalhar 24 horas por dia para subverter valores morais e fazer de tudo para envenenar, separar, desagregar, contaminar, enfim, fazer todo possível para destruir a família.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Refinaria Duque de Caxias ganha prêmio por economia de água

A Refinaria Duque de Caxias (Reduc), da Petrobras, ganhou no dia 5 de junho o Prêmio Firjan de Ação Ambiental 2014 na categoria Água e Efluentes pelo trabalho “Minimização do uso da água e reúso de efluente em refinaria de petróleo: estudo de caso da Reduc/Petrobras”.
O trabalho levou em conta as principais práticas de reúso de água na refinaria. A premiação reconhece o empenho da Reduc para minimizar o consumo de água, economizando 8,2 bilhões de litros de água no seu processo industrial em um período de dois anos. 
Prêmio Firjan
Em sua 2ª edição, o Prêmio Firjan, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, valoriza o trabalho das instituições na implantação e promoção de boas práticas ambientais, a melhoria contínua de seus processos e a contribuição para o desenvolvimento sustentável do Estado do Rio de Janeiro.

Desmontes de rochas interditam BR-040 ao longo desta semana

Serviços de desmonte de rochas causarão interdições na BR-040 ao longo desta semana em trechos de Duque de Caxias e Petrópolis, Região Serrana do Rio. A Concer, concessionária que administra a rodovia, pede que os motoristas fiquem atentos aos horários e dias das interdições. Nesta segunda-feira (16), houve a interdição do acesso a Xerém pela Rua Pastor Manuel Avelino de Souza e do km 101 da BR-040, sentido RJ, em Duque de Caxias. A ação teve duração de 1h e o trecho já está liberado.
Para mais informações os usuários podem ligar para 0800-282-0040. Portadores de deficiência auditiva e de fala entram em contato pelo 0800-2810041.
Confira próximas interdições
19/06 (quinta) - 14h - Interdição da descida da Serra de Petrópolis, na altura do km 87,5, sentido Rio de Janeiro, próximo ao emboque do novo túnel. Duração de uma hora.
 20/06 (sexta) - 14h30 - Interdição do Acesso a Xerém pela Rua Pastor Manuel Avelino de Souza e do km 101 da BR-040, sentido RJ, em Duque de Caxias. Duração de uma hora.

domingo, 15 de junho de 2014

Morre Jorge Lício (O Jorge da Ração) - Nova Campinas

Com extremo pesar comunicamos o falecimento do Presbítero Jorge Lício nesse domingo (15/06/2014).
O Jorge da Ração (como era conhecido) estava há 22 dias internado com várias complicações pulmonares.
Conhecido comerciante estabelecido na Avenida B em Nova Campinas (proprietário de uma Loja de Ração e também do Mercado Real) era casado e deixa um casal de filhos.
Aos familiares manifestamos nossos pêsames e nossa solidariedade.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

13 de Junho - Dia de Sto. Antônio - Padroeiro de Duque de Caxias

Santo Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, nasceu em Lisboa, no ano de 1195, com o nome de Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo.
Foi batizado na Sé de Lisboa, uma semana após o seu nascimento. Era de família nobre e rica. O pai, senhor Martinho, ocupava o cargo de Prefeito de Lisboa. A mãe, Dona Teresa, pertencia à alta nobreza. O menino cresceu cercado de todos os cuidados: boa instrução moral, científica, religiosa e muito conforto. Aos poucos percebeu que a vida de riqueza não lhe agradava e sentiu o chamado de Deus.
Dia de Santo Antônio
Estudou na Catedral (onde seria também menino do coro), os rudimentos - trivium, cômputo, saltério e música. Foi lá, que aconteceu o seu primeiro milagre, quando fez uma cruz na parede, para afastar o demônio que tentava atormentá-lo.
Aos quinze anos entrou, em S. Vicente de Fora, no Mosteiro de Cônegos Regrantes de Santo Agostinho, onde fez o noviciado, mudou o nome para Antonio e de lá mudou-se - apesar do voto de stabilitas loci- para Coimbra, aos vinte anos.
Em Santa Cruz ultimou sua formação e foi ordenado, sendo-lhe destinado o cargo de Porteiro, onde teve a oportunidade de conhecer os recém-chegados Frades menores de S. Francisco que habitavam o eremitério de Santo Antão, nos Olivais. Foi também em Santa Cruz, que Santo Antonio aprofundou os seus estudos teológico-filosóficos de raíz platônico-agostiniana e adquiriu a preparação necessária à escrita dos seus Sermões. Após a passagem por Coimbra das relíquias dos cinco mártires franciscanos mortos em Marrocos em tarefa missionária, se transferiu dos Cônegos Crúzios para os Olivais, onde ingressou na Ordem Franciscana e obteve permissão para pregar em Marrocos.
Após uma breve experiência contemplativa em Montepaolo reconhecem-lhe, quando da ordenação conjunta de Frades Menores e de Pregadores de S. Domingos, em Forli, grandes capacidades oratórias, e vasto conhecimento exegético. O quarto onde dormia era simples, tecia a própria roupa, e fazia os serviços mais humildes. Foi um período de aproximadamente um ano.
Foi nomeado então pregador na região da Romanha e encarregado por S. Francisco de ensinar teologia aos frades. Enviado ao sul da França, numa tentativa de missionação dos cátarosalbigenses, por lá permaneceu dois anos pregrando e ensinando em Toulouse e Montpellier e desempenhando vários cargos na Ordem, como o de Custódio de Limoges e de Guardião em Le Puy.
Regressou à Itália como Provincial da Emília Romanha. O navio em que voltava para Lisboa se perdeu em uma tempestade e foi parar em Messina, na Sicília, onde foi enviado ao Capítulo Geral dos Frades Menores (Capítulo das Esteiras), aí conhecendo S. Francisco de Assis. Lá então, onde Deus o esperava, começou sua vida de pregação. Multidões queriam ouvir o santo falar. Sua fala simples comovia a todos.
Já em Pádua, ensinava Teologia, e retomou o trabalho da escrita e reestrutura os seus Sermões material auxiliar a pregadores da Ordem. Ficaram célebres os sermões que proferiu em Forli, Provença, Languedoc e Paris. Em todos esses lugares suas prédicas encontravam forte eco popular, pois lhe eram atribuídos feitos prodigiosos, o que contribuía para o crescimento de sua fama de santidade.
A saúde sempre precária levou-o a recolher-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados, alguns dos quais seriam reunidos e publicados entre 1895 e 1913. Dentro da Ordem Franciscana,Santo Antônio liderou um grupo que se insurgiu contra os abrandamentos introduzidos na regra pelo superior Elias.
Santo Antônio estava muito doente, pois tinha hidropisia (Acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidades do corpo).
Após as pregações da Quaresma de 1231 sentiu-se cansado e esgotado. Precisava de repouso. Os frades fizeram para ele um quarto em cima de uma árvore, mas mesmo assim o povo o procurava. Decidiram então leva-lo a Pádua. Agasalharam o frei e o colocaram em um carro puxado por bois. Como a viagem era longa, o que provocou a piora do seu estado de saúde, pararam em um povoado que havia um convento franciscano.
Santo Antônio piorava, e precisava ficar sentado, pois sofria de falta de ar. Recebeu os sacramentos, se despediu de todos, e ainda cantou o bendito: "Ó Virgem gloriosa que estais acima das estrelas... "Depois ergueu os olhos para o céu e disse. "Estou vendo o Senhor". Pouco depois morreu. Era dia 13 de junho de 1231.
Santo Antônio morreu com apenas 36 anos de idade. Após um brevíssimo processo de canonização, o mais rápido da história da Igreja, foi elevado aos altares em 13 de maio de 1232 pelo papa Gregório IX. Em 1946 foi oficialmente proclamado Doutor da Igreja pelo papa Pio XII, sendo-lhe atribuído o epíteto de Evangélico pelo vasto conhecimento das Sagradas Escrituras patente nos seus Sermões.
Homem de oração, Santo Antônio se tornou santo porque dedicou toda a sua vida para os mais pobres e para o serviço de Deus.
Diversos fatos marcaram a vida deste santo, mas um em especial era a devoção a Maria.
Em sua pregação, em sua vida a figura materna de Maria estava presente. Santo Antônio encontrava em Maria além do conforto a inspiração de vida.
O seu culto, que tem sido ao longo dos séculos objeto de grande devoção popular, é difundido por todo o mundo através da missionação e miscigenado com outras culturas (nomeadamente Afro-Brasileiras e Indo-Portuguesas).
Santo Antônio tornou-se um dos santos de maior devoção de todos os povos e sem dúvida o primeiro português com projeção universal.
De Lisboa ou de Pádua, é por excelência o Santo "milagreiro", "casamenteiro", do "responso" e do Menino Jesus. Padroeiro dos pobres é invocado também para o encontro de objetos perdidos. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.

OS MILAGRES DE SANTO ANTÔNIO

Santo Antônio será sem dúvida o "Santo dos Milagres" e, de todos, aquele que mais merece esse epíteto no mundo cristão.
A sua taumaturgia iniciada em vida com uma pluralidade de milagres que lhe valeram a canonização em menos de um ano, é, na história da Igreja, a mais vasta e variada.
De Santo "casadoiro" a "restituidor do desaparecido", passando por "livrador" das tentações demoníacas, a Santo Antônio tudo se pede, não como intercessor, mas como autoridade celestial.
No entanto, vamos nos referir a milagres operados em vida como paradigmáticos dessa taumaturgia:
Santo Antônio a pregar aos peixes, livrando o pai da forca, e a aparição do Menino Jesus na casa do conde Tiso.

Primeiro milagre

Santo Antônio prega aos peixes – estava a pregar aos hereges em Rimini, e estes não o quiseram escutar e viraram-lhe as costas. Sem desanimar, Santo Antônio foi até à beira da água, onde o rio conflui com o mar, e provocou a atenção os peixes para escutá-lo, já que os homens não o queriam ouvir. Deu-se então o milagre: multidões de peixes aproximam-se com a cabeça fora de água em atitude de escuta. Os hereges ficaram tão impressionados, que logo se converteram. Este milagre encontra-se citado por diversos autores, tendo sido mesmo objeto de um sermão do Padre Antônio Vieira, que é considerado uma das obras-primas da literatura portuguesa.

Segundo milagre

No segundo milagre, Santo Antônio livra o pai da forca. Santo Antônio estava a pregar em Pádua, quando sentiu que a sua presença era necessária em Lisboa, e recolheu-se, cobrindo a cabeça em silêncio de reflexão. Simultaneamente (e mercê do dom de bilocação) encontrava-se em Lisboa, onde seu pai tinha sido injustamente condenado pelo homicídio de um jovem. Ressuscitado e questionado pelo Santo, afirmou a inocência do pai de Santo Antônio e voltou a descansar.
Após libertado o inocente, que tinha sido acusado por falso testemunho, Santo Antônio retornava, quando "acorda" subitamente no púlpito em Pádua, recomeçando a sua pregação. Representam-se assim aqui dois fatos miraculosos num só: a bilocação, e poder de reanimar os mortos.

Terceiro milagre

O terceiro milagre, também reportado na crônica do Santo, ocorreu já no fim da sua vida e foi contado pelo conde Tiso aos confrades de Santo Antônio após sua morte.
Estando o Santo na casa do conde Tiso, em Camposampiero, recolhido num quarto em oração, o conde, curioso, espreitava pelas frinchas de uma porta a atitude de Santo Antônio, quando, então, surgiu uma cena miraculosa: a Virgem Maria entrega o Menino Jesus nos braços de Santo Antônio.
O menino tendo os bracinhos enlaçados ao redor do pescoço do frade conversava com ele amigavelmente, arrebatando-o em doce contemplação. Sentindo-se observado, Santo Antônio descobriu o "espião", fazendo-lhe jurar que só contaria o visto após a sua morte.
São estes os três mais famosos milagres de Santo Antônio, embora muitos mais pudessem ser referidos. Nas "Florinhas de Santo Antônio" ou no "Tratado dos Milagres" é relatado um milagre praticamente para cada dia do ano, o que reafirma o seu carácter taumaturgo.

RESUMO

Santo Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, foi contemporâneo de um outro grande santo, São Francisco de Assis.
Santo Antônio foi cônego regular em Portugal até os vinte e cinco anos, quando um fato mudou a sua vida.
Ao saber que cinco franciscanos tinham sido martirizados em Marrocos, como consequência da tentativa de evangelizar infiéis, Santo Antônio decidiu seguir-lhe os passos e ser um missionário.
Foi então que entrou para a ordem dos frades franciscanos e logo foi enviado para trabalhar entre os muçulmanos de Marrocos. Porém, com problemas de saúde, foi obrigado a retornar para a Europa, permanecendo em um eremitério na Itália. Durante este tempo, ocupou vários cargos, como o de professor em sua ordem na Itália e na França e também pregava nos lugares onde a heresia era mais forte. O combate à heresia era feito não apenas através da pregação, mas também por meio de milagres espantosos. Sabia de cor quase todas as Escrituras e tinha um dom especial para explicar e aplicar as mais difíceis passagens.
Em 1231, seu sermão alcançou o ápice de intensidade, porém, foi neste mesmo ano que o Santo foi acometido de uma doença inesperada, e ele veio a falecer em Arcella, no dia 13 de junho, aos 36 anos de idade.
Santo Antônio foi canonizado por Gregório IX em 30 de maio de 1232. É um santo de grande popularidade, principalmente nos países latinos, onde o povo costuma invocá-lo para encontrar objetos perdidos e auxiliar moças solteiras a encontrar noivos.

Dia de Santo Antônio

ORAÇÃO À SANTO ANTÔNIO

1. Oração para os namorados

Meu grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos enamorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios. Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Faze que eu seja realista, confiante, digno e alegre. Que eu encontre um amor que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável. Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social. Que meu amor seja feliz e sem medidas. Que todos os enamorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Assim seja.

2. Oração para obtenção de graças

Glorioso Santo Antônio, que tivestes a sublime dita de abraçar e afagar o Menino Jesus, alcançai-me deste mesmo Jesus a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (pede-se a graça).
Vós que tendes sido tão bondoso para com os pecadores, não olheis para os pecados de quem vos implora, mas antes fazei valer o vosso grande prestígio junto a Deus para atender o meu insistente pedido. Amém.
Fonte: www.geocities.com

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Campinarte Huayrãn Ribeiro / Falando em corrupção...


Que coisa estranha! Muitos salafrários tentam disfarçar seus atos sórdidos com sua dedicação aos interesses da religião, ou por sua alta moralidade, ou por amor à sua pátria.Heinrich Heine
Poucos homens têm a virtude de resistir à maior oferta.George Washington
Nunca permita que seu senso de moral fique no caminho de fazer o que é correto.Isaac Asimov
Um dos obstáculos para se ter economias mais fortes e justas, bem como comunidades democráticas mais coesas, é a cultura da propina e da corrupção.Madeleine Korbel Albright
No meio de um povo corrupto a liberdade não pode durar muito.Edmund Burke
Os princípios que os homens atribuem a si próprios terminam quando se sobrepõem às suas mais nobres intenções.Albert Camus
Se o alheio que se tomou ou retém se pode restituir e não se restitui, a penitência deste e dos ouros pecados não é verdadeira, senão simulada e fingida, porque não se perdoa o pecado sem se restituir o roubado.Padre Antônio Vieira
Uma das explicações mais comuns para maus atos é a família. As pessoas roubam, subornam e fazem muitas outras coisas nocivas na vida, que podem ser justificadas pelo amor que sentem por suas famílias.Conde Leon Nikolaievitch Tolstoi
O homem difere dos outros animais apenas em seu intelecto; alguns tentam aprimorá-lo, outros o negligenciam, do mesmo modo que rejeitam as outras qualidades que os diferenciam dos animais.Provérbio Oriental
As palmas das vossas mãos, com efeito, estão manchadas pelo sangue e os vossos dedos pelo crime; vossos lábios proferem a mentira, vossa língua arrulha a perfídia. Is 59:3Isaias (Profeta)
A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção de seus princípios.Charles de Secondat Montesquieu
Fraudulenta é a pessoa que é persuadida por ela mesma a se justificar pelas coisas que ela acha que tem que fazer - que coloca suas razões a serviço de seus desejos, de seu próprio interesse (o que é pior), ou de sua natureza.André Gide
Não somos um país essencialmente corrupto. Somos mal auditados.Stephen Kanitz

terça-feira, 10 de junho de 2014

Campinarte Huayrãn Ribeiro / A solução está dentro do problema

Eu sempre defendi (de certa forma) o pequeno comércio porque entendo que é este segmento que dá um caráter de civilidade, gera emprego e renda para as comunidades. É o pequeno comerciante com a sua padaria, o seu bazar, o seu açougue, farmácia, bar, lanchonete, mercado, a barraquinha de doces, a barbearia, oficina mecânica, o serralheiro, sapateiro, enfim, sem este segmento a vida nas comunidades seria terrível. Se não fosse a presença do pequeno comércio nas comunidades seria a mesma coisa que uma comida sem sal, sem tempero.
O comércio dá vida porque além de atender as necessidades do dia a dia das comunidades tem o poder de agrupar pessoas, juntar pessoas. Na mesa de um bar, por exemplo, discute-se tudo, na fila do pão “na padaria do seu Manoel”, as pessoas se reencontram e trocam idéias sobre os fatos da semana, o que está acontecendo no bairro, na política, no futebol (futebol então, minha nossa haja papo).
Se o leitor parar e prestar bem atenção no comércio do seu bairro vai constatar um fato: a maioria dos funcionários é da própria comunidade. Isso é positivo tanto para o funcionário como para o proprietário. Trabalha perto de casa, almoça em casa, não tem motivo para chegar atrasado e muitas e muitas outras vantagens para ambos.
Mal comparando, o pequeno comércio é como o boi, não sabe a força que tem principalmente porque se trata de uma classe desunida. Mas, outros segmentos (mais unidos) sabem e muito bem a importância que tem o pequeno comércio. Tanto sabem que a primeira providência do tráfico de drogas para uma demonstração de força e poder para dominar uma comunidade é tomar o comércio. Quando morre um deles, para que todos saibam quem é que está no comando da situação, eles MANDAM fechar o comércio em sinal de luto, e depois de fechado, só será reaberto quando eles mandarem.
O pequeno comércio sempre foi o principal alvo para os interessados em dominar uma determinada comunidade. O mesmo acontece com os políticos.
Nas campanhas usam as pequenas lojas nas comunidades como se fossem seus comitês distribuindo apertos de mão, sorrisos, santinhos etc. Depois de eleitos mandam seus fiscais corruptos extorquirem em “nome da lei” o pequeno e o médio comerciante, além é claro, de uma montanha de impostos.
Eu poderia citar também a ação de ladrões, padres e falsos padres, pastores e falsos pastores, diretores e falsos diretores de casas beneficentes e outros vigaristas com suas listinhas que abordam o comércio de quando em quando para pedir ajuda ou levar vantagem, mas vou deixar para outra ocasião.

Escolas profissionalizantes nas comunidades para atender as pequenas e as médias lojas comerciais

O pequeno comércio sofre com a falta de qualificação profissional.
Seria muito mais interessante para as comunidades a qualificação de mão-de-obra para atender o pequeno e médio comerciante nas comunidades. Qualificar o rapaz ou a moça para ser açougueiro, padeiro, vitrinista, recepcionista, balconista, cozinheiro, garçom, esses jovens teriam na própria comunidade no mínimo a oportunidade de um estágio. Penso que se os nossos governantes dessem um pouquinho de atenção a este segmento tão importante para as comunidades chegariam a esta mesma conclusão: qualificar profissionais para as pequenas e médias lojas comerciais. Esses “centros de qualificação” poderiam ser nas próprias comunidades utilizando através de uma campanha séria, profissionais (aposentados) dos próprios bairros. Espaço físico é que não falta nas comunidades, pois existem associações de moradores, igrejas, salões de festas, etc.
Investir no pequeno e no médio comércio, com certeza, seria uma excelente alternativa para uma questão, SÉRIA, que até agora quase nada foi feito pelos governantes, o desemprego.
Trata-se de um investimento barato de retorno garantido para todos. O que falta é visão e/ou vontade política.
Eu costumo dizer que a solução está dentro do problema. Se o pequeno e o médio comerciante sofrem com a falta de mão-de-obra qualificada, se existe um problema chamado desemprego, a criação de centros profissionalizantes nas comunidades para atender as próprias comunidades, no momento, seria de fundamental importância.
O governo daria o suporte e a comunidade faria o resto.

domingo, 8 de junho de 2014

Campinarte Huayrãn Ribeiro / Dinheiro, poder e fama



Certa vez ouvi dizer que o homem que venera outro homem, por esse outro (supostamente) ter alcançado a realidade, está, em verdade, rendendo culto à autoridade e, por conseguinte, nunca encontrará a verdade. Digo isso porque a todo o momento vejo pessoas - digamos não muito bem intencionadas -, tentando se aproveitar da boa fé de homens, mulheres e principalmente de muitos jovens despreparados. Verdadeiros malandros travestidos de religiosos com um vocabulário característico, frases feitas, versículos bíblicos decorados para cada ocasião, trajes típicos, passando a idéia que são os enviados do céu, foram os escolhidos para conduzir essa pobre gente, "o povo de Deus", a terra prometida. 
Hoje em dia todo mundo diz que é evangélico, todo mundo é crente, todo mundo é cristão. Na verdade o que aconteceu foi o seguinte: descobriram o mapa da mina e agora todo mundo quer uma fatia desse bolo.
Vamos por parte: dizem que a crença em Deus é poderoso incentivo para uma vida melhor. Ora, por certo, o nosso incentivo para uma vida melhor é o próprio desejo de viver com pureza e simplicidade. Se conferimos tanta importância ao incentivo, não estamos interessados em tornar a vida possível para todos.
Antes de continuar: quero que fique bem claro para o amigo leitor que eu não nego Deus; seria absurdo fazê-lo. O que eu quero dizer é que a crença é negação da verdade, a crença é um obstáculo à verdade; crer em Deus não é achar a Deus. Nem o crente nem o descrente acharão a Deus. Por que a realidade é o desconhecido, e a nossa crença ou descrença do desconhecido é simples autoprojeção, e por conseguinte não é real.
Nós cremos porque isso nos dá satisfação, consolo, esperança e dizemos que estas coisas dão sentido à vida. Na realidade, nossa crença tem muito pouca significação, porque cremos e exploramos, cremos e matamos, cremos em um Deus universal e nos assassinamos mutuamente. O rico crê em Deus; explora impiedosamente, acumula dinheiro, e depois manda reformar ou construir uma igreja e fica tudo 0X0 (para os homens).
Os homens que lançaram a bomba atômica sobre Hiroxima disseram que Deus os acompanhava; os que voavam da Inglaterra para destruir a Alemanha, diziam que Deus era seu co-piloto. Os ditadores, os primeiros ministros, os generais, os presidentes, todos falam de Deus e têm fé imensa em Deus. Estão prestando algum serviço tornando melhor a vida do homem? As mesmas pessoas que dizem crer em Deus devastaram a metade do mundo, e o deixaram em completa miséria. A intolerância religiosa, dividindo os homens em fiéis e infiéis, conduz a guerras religiosas. A crença separa os homens. Será possível unir certo número de pessoas em um grupo, mas este grupo se oporá a outro grupo. Idéias e crenças nunca são unificadoras, ao contrário, são fatores de desavença, desintegração e ruína. A maior prova disso é o próprio segmento evangélico. Essa crença em Deus, só está, na verdade, espalhando mais miséria pelo mundo. É uma crença sem eficácia. Se essa crença em Deus, se isso fosse uma experiência real, os seus semblantes irradiariam afeto, e não estariam se destruindo e destruindo a seus irmãos.
Resumo da ópera: Deus se manifesta de momento a momento, e isso só pode acontecer num estado de liberdade e espontaneidade, e não quando a mente foi disciplinada, de acordo com um padrão. Deus não é produto da mente, não é resultado de autoprojeção; só pode surgir quando há virtude, que é liberdade. Virtude é enfrentar o fato, o que é. E enfrentar o fato é um estado de bem-aventurança. Só quando a mente está repleta de felicidade, tranqüila, imóvel, sem nenhuma projeção de pensamentos, consciente ou inconsciente – só em tão se manifesta o ETERNO.
Ouvi também uma outra coisa curiosa: “este meio evangélico mais parece uma feijoada, tem de tudo um pouco”. É verdade. O que tem por aí de denominações chega a ser um absurdo, os nomes, “doutrinas”, cada um mais estranho do que o outro.
Cuidado com os malandros travestidos de religiosos com aquele vocabulário característico, frases feitas, versículos bíblicos decorados para cada ocasião, trajes típicos, passando a idéia que são os enviados do céu. Eles falam em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mas o pensamento deles está voltado para o dinheiro, poder e fama.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Campinarte Huayrãn Ribeiro / Receita para ser político

Para ser político são necessárias três coisinhas - Em primeiro lugar muito dinheiro, por quê? Porque uma campanha para vereador, deputado, senador, prefeito, governador, presidente então nem se fala, é muito cara. Vai do santinho passando pelas faixas, bandeiras, cartazes, rádio, televisão, jornais e a tão proibida boca de urna ou compra de voto. 
Um candidato com trinta dinheiros, por cabeça, (R$ 30,00) consegue arregimentar para trair as suas comunidades e descumprir a lei um bom número de cúmplices. Essa estrutura é montada para ludibriar o eleitorado com as mesmas velhas soluções para os mesmos velhos problemas que continuarão a existir independente daquele candidato ser ou não ser eleito. Normalmente as pessoas que fazem parte dessa quadrilha, desse verdadeiro arrastão que leva o nome de boca de urna, são pessoas miseráveis, famintas, desempregadas, homens, mulheres, jovens, idosos. Pessoas despreparadas, desinteressadas pela informação, ignorantes, egoístas, mesquinhas sem o mínimo de bom senso, moral e ética, sem ideologia, em outras palavras, o povo. Isso sem falar nas despesas com o partido e as negociações que sempre acontecem e que todos sabem, mas, fingem que não sabem. 
Em segundo lugar muito boa saúde, por quê? Uma campanha no capricho é muito desgastante. Corpo a corpo aqui, corpo a corpo ali, o sobe e desce em favelas, tem que comer uma porcaria típica de qualquer lugar feita de qualquer maneira, resumo, haja estômago! 
Em terceiro lugar nenhum escrúpulo, por quê? Basta ler os jornais. Todo dia tem um fato novo, é máfia disso, máfia daquilo. A roubalheira é nacional. Ninguém vai preso. Se por um acaso prendem alguém hoje soltam amanhã. Ninguém devolve o que foi roubado, ninguém presta contas e fica por isso mesmo. A política é um dos mais eficientes recursos do malandro. O leitor agora já sabe a receita para ser político nesse país - Ter dinheiro, boa saúde, não ter escrúpulos.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

CAXIAS: PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DECIDEM CONTINUAR EM GREVE E FECHAM A ROD. WASHINGTON LUIS

 
Os profissionais de educação da rede municipal de Duque de Caxias, em greve desde maio, estão interditando, nesse momento, a Rodovia Washington Luis, sentido Rio-Petropolis. A categoria protesta contra a falta de propostas por parte do prefeito ALexandre Cardoso.
Antes, a categoria ocupou o gabinete do prefeito, tendo se retirado  pouco e realizado uma assembleia rápida, em frente à prefeituraque decidiu pela manutenção da greve.

Campinarte Huayrãn Ribeiro / Você está satisfeito com a Associação de Moradores do seu bairro?

O presidente da Associação de Moradores do seu bairro tem conhecimento de causa, é sério e honesto?

A associação de moradores é uma ferramenta que o povo tem a seu favor. É um espaço de luta a serviço do bem comum do bairro e da cidade.
O que mais se ouve por aí a fora pelas comunidades quando o assunto é Associação de Moradores é o seguinte: “o presidente não trabalha... O presidente não faz nada... O presidente é isso... O presidente é aquilo”.
Mas, afinal, como reconhecer se a atuação de uma entidade comunitária é positiva ou não?
Como reconhecer se o presidente de uma Associação de Moradores está (pelo menos) fazendo o seu dever de casa?
Você sabe quais são as obrigações do presidente de uma Associação de Moradores?
Veja se o presidente da Associação de Moradores do seu bairro tem um perfil parecido com o que vamos apresentar a seguir:
COMPETE AO PRESIDENTE: Representar a Associação ativa e passivamente, perante os Órgãos Públicos, Judiciais e Extrajudiciais, inclusive em juízo ou fora dele, podendo delegar poderes e constituir advogados para o fim que julgar necessário;
Convocar e presidir as reuniões da Diretoria Executiva;
Convocar Assembléias Ordinárias e Extraordinárias;
Juntamente com o tesoureiro abrir e manter contas bancárias, assinar cheques e documentos contábeis;
Organizar um relatório contendo balanço do exercício financeiro e os principais eventos do ano anterior, apresentando-o à Assembléia Geral Ordinária;
Contratar funcionários ou auxiliares especializados, fixando seus vencimentos, podendo licenciá-los, suspendê-los ou demiti-los.
Agora, algumas perguntas: o presidente da Associação de Moradores do seu bairro se enquadraria nesse perfil?
E mais:
O presidente da Associação de Moradores do seu bairro costuma convocar a comunidade para de maneira organizada exigir os seus direitos?
O presidente da Associação de Moradores do seu bairro permite que a comunidade use a entidade como um instrumento de solidariedade?
O presidente da Associação de Moradores do seu bairro permite que a entidade seja um espaço comunitário do povo na base, para trabalhar juntos e unidos por melhores condições de vida?
O presidente da Associação de Moradores do seu bairro define junto com a comunidade as necessidades mais prioritárias, como por exemplo: transporte, água, coleta de lixo, posto de saúde, luz, etc.?
As prioridades e lutas são determinadas em discussão democrática e em assembléia com os moradores?
O presidente da Associação de Moradores do seu bairro exige das autoridades a satisfação das necessidades discutidas e acordadas?
Você sabia que a Associação de Moradores é um instrumento de todos os moradores do bairro e tem o dever de exigir e reivindicar junto ao poder público e órgãos competentes os direitos do povo que paga seus impostos?
O presidente da Associação de Moradores do seu bairro sabe disso?  
O maior patrimônio de uma Associação de Moradores é o seu quadro social. A competência de um presidente de Associação de Moradores também pode ser aferida pelo quadro social da entidade. Quanto maior o número de sócios maior a constatação de que a entidade está sendo bem dirigida.
Mas, infelizmente os quadros sociais das Associações de Moradores (salvo raríssimas exceções) indicam que as mesmas estão sendo muito mal trabalhadas.
Nossas poderosas lentes captaram (em muitos casos) uma total ignorância por parte de muitos dirigentes comunitários.
A maioria dos presidentes das Associações de Moradores não sabe informar o tamanho de suas comunidades; não sabe informar o número de imóveis: casas, apartamentos, barracos; não sabe informar que tipo de vegetação tem em suas comunidades e em alguns casos até o número de ruas eles também não sabem informar!
O presidente da Associação de Moradores do seu bairro saberia informar quantos estabelecimentos comerciais tem na comunidade? Saberia informar quantos são os bares, as lanchonetes, os salões de cabeleireiros, quantos são os açougues, farmácias, mercados, oficinas mecânicas, etc.?
O presidente da Associação de Moradores do seu bairro saberia informar quantos estabelecimentos de ensino tem na comunidade? Saberia dizer quantas são as escolas municipais, estaduais e particulares?
O presidente da Associação de Moradores do seu bairro saberia informar quantos advogados, professores, médicos, dentistas moram e/ou trabalham na comunidade?
Conhecimento de causa é fundamental para se tocar um trabalho, principalmente, para um presidente de Associação de Moradores que tem a obrigação de conhecer a sua comunidade como a palma de sua própria mão.
O presidente da sua Associação de Moradores saberia informar a população do seu bairro? Saberia informar quantas são as crianças, quantos são adolescentes, quantos são os adultos e quantos são os idosos?
O presidente da sua Associação de Moradores saberia informar o número de eleitores do seu bairro?
O presidente da sua Associação de Moradores saberia informar quantos artistas moram na comunidade? Quantos cantores, atores, escritores, pintores?
O presidente da sua Associação de Moradores saberia informar quantos atletas moram na comunidade: jogadores de futebol, de basquete, de vôlei, etc.?
O presidente da sua Associação de Moradores saberia informar quantas igrejas católicas, evangélicas, centros espíritas e demais seitas tem no seu bairro?
O presidente da sua Associação de Moradores saberia informar quantas ONGs, centros sociais, centros culturais e fundações têm na sua comunidade?
Se a Associação de Moradores do seu bairro tem essas e outras informações à disposição do público em geral, parabenize o seu presidente e acredite: a Associação de Moradores do seu bairro está prestando um grande serviço (não só aos moradores do local), mas a todas as esferas governamentais (municipal, estadual e federal) facilitando dessa forma o planejamento de melhorias em todas as áreas.
A associação de moradores é uma ferramenta que o povo tem a seu favor. É um espaço de luta a serviço do bem comum do bairro e da cidade.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Campinarte, Huayrãn Ribeiro / Naturalização de tudo que é coisa ruim? Tô fora!

Dizem que conformismo é a tendência de se conformar com usos estabelecidos.
Há muito que notamos (em desenvolvimento lento, mas de forma constante) um processo de naturalização de tudo que é coisa ruim conduzindo sutilmente a sociedade a aceitar passivamente, se conformar (sem esperança alguma) com esse fenômeno criado para nivelar por baixo todas as pessoas, independente de suas formações, credos, culturas, etc.
A grande meta desse processo de naturalização de tudo que é coisa brava é a seguinte: “provar para a sociedade que tudo o que é comum hoje em dia é normal”. O pior é que todos, mais cedo ou mais tarde, acabam acreditando nisso, mas prestem bem atenção “nem tudo que é comum hoje em dia é normal”.
Esse processo de naturalização de tudo o que é coisa brava, tem (isso sim) que ser considerado no mínimo - um absurdo.
A sociedade vem sendo bombardeada pelo poder público que se utiliza de uma arma muito poderosa que é a desinformação e de muitas propagandas enganosas e passa a enxergar a pobreza, miséria, baixaria e a violência (por exemplo) como “coisas normais”.
Eu diria que são coisas comuns, mas não são coisas normais. Por quê?
Simplesmente porque tudo isso é provocado intencionalmente para facilitar a desestabilização da população e da família, em outras palavras: promover um verdadeiro caos social para depois aparecer com suas bolsas esmolas e seus assistencialismos de fachada como os salvadores da pátria.
A verdade é que ninguém (em sã consciência) pode achar normal e muito menos se conformar com situações em que os limites éticos, morais ou estéticos são desrespeitados.
A verdade é que ninguém (em sã consciência) pode achar normal e muito menos se conformar com situações de miséria e pobreza criadas pelo estado, principalmente quando essa mesma sociedade é sabedora que não faltam recursos.
A verdade é que ninguém (em sã consciência) pode achar normal e muito menos se conformar com essa violência provocada, ora pela permissividade, ora pela permissão do estado contra (claro) o povo que no fundo só serve para dar suporte a essa falsa democracia onde o voto só serve para o eleito, porque para o eleitor vem tudo na base de conta-gotas, quando vem.
Resumo: nem tudo que é comum hoje em dia é normal.
Vamos dar um “chega prá lá” nesse processo de naturalização de tudo que é coisa ruim dizendo:
Não a pobreza!
Não a miséria!
Não a baixaria
Não a violência!

domingo, 1 de junho de 2014

Os Judas Comunitários do Terceiro Distrito de Duque de Caxias

O Terceiro Distrito de Duque de Caxias está carente de líderes tanto nas comunidades como na Câmara de Vereadores.
“O que se vê pelas comunidades são os “CCs isso” e CCs aquilo” travestidos de líderes comunitários a serviço do executivo ou a serviço de um vereador qualquer.
CC (até o nome fede) - cargo de confiança -, é uma espécie de recompensa que é dada aqueles que trabalharam nas campanhas carregando o número e o nome do prefeito (ou vereador) na camisa ou trabalharam pregando galhardetes ou fazendo boca de urna ajudando a enganar suas comunidades, em outras palavras, cargo de confiança é uma espécie de recompensa àqueles que se venderam traindo suas comunidades por trinta dinheiros, por isso eu os chamo de JUDAS COMUNITÁRIOS.
A população do Terceiro Distrito anda desesperançada e com razão: falta d’água, ruas esburacadas, falta iluminação, o lixo não é coletado com regularidade, o transporte público além de ser de péssima qualidade e em número insuficiente é muito caro, o morador do Terceiro Distrito paga uma das passagens mais caras do Brasil, a educação municipal faliu, o mesmo com a saúde, nossas comunidades tomadas pelo tráfico de drogas e assalto pra todo lado, insegurança total; nem as obras (que a prefeitura forçada pelas circunstâncias) vêm sendo obrigada a concluir tem servido para aumentar a confiança da população no governo que aí está. E a prefeitura quando é convocada ou se propõe a dar algum tipo de esclarecimento vem com uma retórica bastante conhecida – BLÁ, BLÁ, BLÁ E ÔBA, ÔBA -, que não convence mais a ninguém.
O Terceiro Distrito vem sendo vítima do descaso, abandono, negligência, cinismo e do deboche tanto do executivo como do legislativo e tudo isso acontecendo com o auxílio luxuoso dos falsos líderes comunitário – OS MALDITOS JUDAS COMUNITÁRIOS.
Na verdade a população do Terceiro Distrito gostaria que os governantes fizessem apenas e tão somente o seu dever de casa. Já estaria de bom tamanho.