O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Cem anos de um rei negro: pai de santo derrubou preconceitos e popularizou candomblé

RIO - Foi em 3 de abril de 1971 que a revista “Manchete” noticiou: “Quando seu corpo chegou à sepultura, no cemitério de Caxias, Estado do Rio, um raio cortou o espaço, e desabou toda a água dos céus, ensopando as três mil pessoas que erguiam os braços e gritavam: Saravá, Iansã!”. A narração caprichada descrevia o enterro de João Alves Torres Filho, o pai de santo Joãozinho da Gomeia, cujo centenário é comemorado este ano. Apelidado à época pela imprensa de “rei negro”, “o maior babalorixá do Brasil” e até “Papa do candomblé”, ele morreu em 19 de março daquele ano vítima de um tumor no cérebro e problemas cardíacos. O relato sobre a cerimônia fúnebre pode conter excessos, mas não inverdades. É o que assegura Sílvia Mendonça, presente ao evento.


domingo, 21 de dezembro de 2014

Academia Joalon - Festa de Confraternização / 2014




Aconteceu dia 20/12/2014, mais uma promoção de faixas (e divisas - alunos do jiu-jítsu) na Academia Joalon em Santa Cruz da Serra.

 

Como sempre a organização dividiu a programação em duas etapas: na parte da manhã os baixinhos (até 15 anos) e na parte da tarde, alunos com idade a partir dos 16 anos.



O encerramento das atividades de 2014 aconteceu no domingo (21/12/2014), com a inauguração da tão esperada “churrasqueira”. 



Esse churrasco foi realmente especial.

 

Mais uma vez quem que lá estava para registrar o evento?



Claro, o Coelhinho Mágico do Campinarte Dicas e Fatos.

 

Abaixo algumas imagens do evento...


sábado, 20 de dezembro de 2014

Festa de Confraternização / 2014 - Grupo Grisalhos de Nova Campinas

O Carícia Piscina Clube (Nova Campinas) voltou a ser palco para mais uma edição da tradicional Festa de Final de Ano do Grupo de Terceira Idade Grisalhos de Nova Campinas que tem a coordenação da competente Maria de Lourdes e o apoio cultural do Bufet Art Elegance.

A organização do evento preparou com muito carinho uma linda homenagem para a aniversariante do dia - Jurema Gonzaga - Presidente do G.R.B.C Esperança de Nova Campinas.
O evento de confraternização aconteceu no dia 19/12/2014 e mais uma vez tivemos uma excelente participação dos grupos de terceira idade de Duque de Caxias.
Com o ingresso custando apenas Cinco Reais (R$ 5,00 - com direito a feijão amigo) a organização apresentou as seguintes atrações: Flashback (música mecânica), participação da OCAS (ORGANIZAÇÃO CULTURAL AMIGOS DA SERESTA) e o lançamento do CD – RECORDAÇÕES COM EDNA FERNANDES.
A Festa do Grupo Grisalhos de Nova Campinas contou com o apoio dos seguintes colaboradores:
Campinarte Dicas e Fatos
M.R. Gráfica (Rua J, 425 - Nova Campinas)
Mestre Serginho.

domingo, 7 de dezembro de 2014

Nota de falecimento / Morre Paulinho Salvador

Infelizmente só hoje (07/12/2014), tomamos conhecimento do falecimento de Paulinho Salvador. O artista estava internado há alguns dias no Hospital Moacyr do Carmo. Segundo informações, Paulinho Salvador veio a óbito na quarta-feira (03/12).

Nota / Cantor, músico e compositor, nasceu na cidade de Itapetinga na Bahia. Filho de Raimunda Pereira da Silva viveu sua adolescência na cidade de Itabuna e logo em seguida mudou-se para o Rio de Janeiro. Na cidade maravilhosa estudou no Colégio Nilo Peçanha (São Cristóvão) – durante três anos Paulinho Salvador estudou violão e música; foi baterista em duas bandas e com 23 anos começou a cantar na noite com o seu violão. Gravou dois Cd’s independentes. Do 1º Cd conseguiu vender mais de 3.500 cópias nos seus shows. Paulinho Salvador se apresentou em inúmeras casas de espetáculo. Descanse em paz.

sábado, 6 de dezembro de 2014

Olímpio e Conceição – uma vida dedicada ao esporte (Nova Campinas).

José Olímpio nasceu na Ilha de Paquetá em 06/01/1949 e por lá viveu até os seus 12 anos quando se mudou para a Vila da Penha.
Lá, conheceu Conceição dos Reis (06/12/1962), que na época trabalhava como encarregada de limpeza e Olímpio como eletricista.
Em 1984, casaram-se. Tiveram 8 filhos e (até agora) 2 netos.
Em 1986, se mudaram para Nova Campinas e a partir daí começa uma história de dedicação total ao esporte.
Ambos ingressaram em 1996 no Centro Esportivo Renascer - Olímpio como treinador de futebol e Conceição como administradora – atuaram até 1999, quando foram obrigados a abandonar o projeto por falta de patrocínio.
De 2000 a 2007 o casal passa a atuar na Sweda (Escolinha de Futebol).
Olímpio era responsável técnico pelas categorias – fraldinha, mirim e infantil.
A maior parte desses garotos que ao longo dos anos foram treinados pelo técnico Olímpio, hoje também são chefes de famílias com seus filhos e filhas. Cada qual seguiu o seu rumo ocupando os mais diferentes e variados cargos e profissões.
Já o casal Olímpio e Conceição, são voluntários na Escola Municipal Afonso Arinos (Nova Campinas).
Olímpio e Conceição são mais duas referências positivas captadas pelas poderosas lentes do Campinarte Dicas e Fatos.