INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS

CAMPINARTE DICAS E FATOS / O NOSSO JORNAL FALADO

Notícias da CMDC

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Google Notícias

Translate

Edição de Dezembro - 2017

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Congresso Moveleiro discute móveis inclusivos

A criação, desenvolvimento e comercialização de móveis inclusivos é tema de um projeto que fará parte do 6º Congresso Moveleiro. O “Eu Também Uso” vai incluir palestra, bate-papo e encontro com arquitetos a fim de discutir ideias que promovam e garantam a autonomia de todos os cidadãos no trabalho, lazer, escola e mesmo em casa. Ele está sendo realizado pelo Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria (Simov), com apoio da empresa associada Shargal.
De acordo com a sócia da Shargal, Cristiana Miranda, os móveis inclusivos são os que podem ser usados por todas as pessoas, com segurança e sem restrições físicas, sensoriais e cognitivas. “Não é a condição da pessoa que a torna deficiente, são os meios físico e sociocultural que a impedem de realizar alguma ação”, ressalta.
É importante também que os produtos atendam às necessidades emocionais dos usuários e que tenham viabilidade técnica e comercial, o que carece de um trabalho conjunto da academia e da indústria.
“Curitiba é uma cidade pioneira em acessibilidade, principalmente no transporte público, com as estações-tubo, rampas, elevadores especiais e, atualmente, quase 100% das linhas com ônibus com plataformas elevatórias”, garante Cristiana. Por meio de leis e decretos, a acessibilidade em ambientes públicos e comerciais está muito bem estruturada e tem melhorado cada vez mais no Brasil, o que não inclui residências, devido à falta de obrigatoriedade. E questões de móveis acessíveis e seguros para idosos, segundo ela, ainda são negligenciadas por muitas empresas.