O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Motoristas de caminhões de gás protestam em Duque de Caxias, RJ

Funcionários de revendedoras e empresas transportadoras de GLP faziam um protesto no início da manhã desta sexta-feira (22) em frente a Reduc, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O objetivo da paralisação é chamar atenção para o número de roubo de caminhões que transportam gás no estado. Dois veículos foram roubados na quinta-feira; nos últimos seis meses, foram registrados 30.
Como mostrou o Bom Dia Rio, os motoristas que passavam pela Rodovia Washington Luís eram afetados pelo protesto. A lentidão nos dois sentidos da via chegava a um quilômetro por volta das 7h30.

Light detecta irregularidade no consumo de energia de fábrica de plástico, em Duque de Caxias

Durante trabalho de inspeção em Duque de Caxias, equipe de técnicos da Light identificou irregularidade na fábrica de plástico Forteplast, na Av. Almeida Garret, 2093. As fases do medidor de energia foram invertidas, registrando consumo inferior ao real.
O responsável pela empresa foi intimado a prestar esclarecimentos na 60ª Delegacia de Polícia Militar.
Este é o segundo caso de furto de energia em fábricas de plástico desta cidade, em menos de um ano. O primeiro foi registrado em Agosto de 2014, na empresa Plascor.
O furto de energia é crime com pena de 1 até 8 anos de prisão e pode ocasionar acidentes fatais, além de incêndios e danos à rede elétrica.
Se todos os “gatos” fossem eliminados do sistema da Light, a conta dos clientes seria reduzida em 17%.
Assessoria de Imprensa – Light
(21) 2211-2907/2909/2910/2922/7795
Light detecta irregularidade no consumo de energia de fábrica de plástico, em Duque de Caxias

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Morre José Antônio – (NOVA CAMPINAS)


* 22/12/1959 + 14/05/2015
Com extremo pesar comunicamos o falecimento de José Antônio, amigo do Campinarte, antigo morador de Nova Campinas – na verdade Zé Antônio (como era conhecido) morou aproximadamente 10 anos no conjunto, ultimamente morava na Suíça.
Zé Antônio era natural de Cajari – Maranhão e deixa dois filhos e quatro netinhas.
Zé Antônio durante o período que morou em Nova Campinas conquistou uma legião de amigos.
Na década de 1990 desenvolveu trabalhos voltados para o mundo da moda chegando (inclusive) a promover desfiles com modelos exclusivos formados em seu curso de capacitação.
Zé Antônio, além da formação de novos modelos, se colocava à disposição (uma espécie de assessoria) de todos os interessados, independente de serem ou não capacitados em seu curso. Nessa época (década de 1990), Zé Antônio também colaborou com vários grupos que promoviam eventos de arte e cultura em Nova Campinas ajudando em campanhas para a criação de bibliotecas, Festas Juninas, etc.
Aos familiares manifestamos nossos pêsames e nossa solidariedade

DUQUE DE CAXIAS / TRANSPORTE COLETIVO / DE VOLTA NO TEMPO

Auto Viação Jurema em 1960 

Duas propagandas da FNM - a primeira de 1961 e a segunda de 1968Em 23 de Julho de 1971, finalmente os trens elétricos chegaram a Duque de Caxias, região da antiga Leopoldina. Com isso, finalmente estavam realmente unificados os Subúrbios da Leopoldina e da Central, ambos em bitola 1,60m. Posteriormente a Eletrificação foi a Gramacho e finalmente a Saracuna, com a bitola de 1,60m. Os trens elétricos que saíam de Barão de Mauá rumo a Gramacho/Saracuna, foram transferidos para a Estação D. Pedro II, concentrando assim, todas as linhas Suburbanas. Foto publicada na Revista REFESA, década de 70. Cortesia: Christoffer R.Esta foto é de 1965, conforme indica o busófilo Augusto Antônio, responsável pela foto. Este ônibus é da Viação Paredense, hoje extinta, que fazia na ocasião a linha Caxias - Praça da Bandeira.Em meados do século XIX, Meriti representava apenas um porto de escoamento de poucos produtos, dentre os quais a lenha e o carvão vegetal. A recuperação de Meriti começou a insinuar-se com o advento da estrada de ferro que levara tantas localidades ao ocaso – Estrela, Vila de Iguaçu, Porto das Caixas. Sob a égide da “maria-fumaça”, tudo se modificou.
SOL – SOCIEDADE DE ÔNIBUS LTDA – DUQUE DE CAXIAS – RJ / FUNDADA EM 1961, COM SUA TRADICIONAL LINHA ( DUQUE DE CAXIAS X FREGUESIA ), NA ÉPOCA SUA FROTA ERA ATÉ GRANDE PARA ATENDER UMA SÓ LINHA.

O ramal de Xerém foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação de Belford Roxo e seguia até a localidade de Xerém. Passou a transportar passageiros e fechou sua linha em maio de 1969, quando correu o último trem de passageiros.Trem a diesel em Duque de Caxias, anos 1970
(Autor desconhecido).

domingo, 17 de maio de 2015

2º “ISARO EWÉ”: herança ancestral do povo iorubá (Parque Paulista)

WORKSHOP
2º “ISARO EWÉ”: herança ancestral do povo ioruba com o Bàbálàwó Afisi Akinsola Kaiodè Ifámuyiwá 
Data: 20 de junho de 2015
Horário: das 8h30min às 17h
Local: Rua Rafael Sanzio, S/N, Quadra 56, Lote 18 - Parque Paulista, Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias – RJ  
Programa:
· Diferença dos povos no trato com as folhas;
· ỌRÚNMÌLÀ, IFÁ e as divindades OLUBIKIN, ÒSÁNYÌN, ÀRÒNÌ, IYAMOGUN, EGBEJI e LATOPA;
· Folhas litúrgicas de diferentes árvores e ervas; a aplicação a partir dos ÍOROFÁ; e seus ÌSARÒ EWÉ;
· Uso de raízes;
· Os pássaros e as penas sagradas (ÌYÉ ORÒ);
· Como folhas, penas e raízes viram magia. 
O custo do 2º Workshop inclui: café da manhã, almoço e apostila com o conteúdo do workshop e CD gravado.

sábado, 16 de maio de 2015

Aniversário do Grupo de Capoeira Raimundo Filho / 34 anos

 O Coelhinho do Campinarte marcou presença na festa de aniversário do Grupo de Capoeira Mestre Raimundo Filho em Nova Campinas no Carícia Piscina Clube.
 O Grupo de Capoeira Raimundo Filho foi Fundado pelo [hoje] Grã-Mestre Raimundo Filho.
 Evento aconteceu no sábado, 16/05/2015.
 São 34 anos totalmente dedicados ao engrandecimento, promoção e divulgação da Capoeira.
 Como sempre o evento foi prestigiado por grandes nomes da capoeira de Duque de Caxias e demais municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Na programação tivemos vários batizados e promoção de cordéis...
 (na foto, Dirce Marques, uma das fundadoras do Grupo hoje promovida a Mestre).
Foi uma grande festa que mais uma vez esteve sob a batuta dos Mestres Serginho e Jeremias encabeçando a organização que aproveitam a oportunidade para agradecerem o apoio do comércio local: Supermercados Celma, Sacolão do Povo, Magazine Fátima.
Em se tratando de uma festa de aniversário não poderia faltar o tradicional bolo, cerveja, refrigerante, churrasco, etc (na foto os churrasqueiros Mosca e Chope).
 Vejam algumas imagens captadas pelas poderosas lentes do Campinarte e confira os destaques do evento:

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Caxias tem Dia D contra Influenza

A secretaria de Saúde de Duque de Caxias promoveu neste sábado (9/5), o Dia D de vacinação contra o vírus Influenza. Centenas de pessoas procuram uma das 45 unidades que aplicavam a vacina. A campanha segue até o dia 22, e o objetivo da secretaria é imunizar cerca de 110 mil o caxienses. No Centro Municipal de Saúde (CMS), no centro, a imunização foi acompanhada pelo vice-prefeito Laury Villar, representando o prefeito Alexandre Cardoso, o secretário municipal de Saúde, Camillo Junqueira, e o secretário estadual de Saúde, Felipe Peixoto.
unnamed

Presente para o Dia das Mães em Nova Campinas: entulho e muito lixo

Vejam essas imagens feitas no Dia das Mães..
– Domingo - 10/05/2015 – em Nova Campinas – área 2
...mais precisamente na Rua F – nas esquinas das ruas 3 e 2 – ao lado da antiga fábrica de papelão.
 Muito entulho, restos de obras, e muito lixo...
 A fedentina toma conta do lugar...
Moradores dos arredores não estão suportando mais aquela situação...
Tudo o que é coisa ruim sai dali daquela salada de entulho com lixo...
 Além do mau cheiro, ratos, baratas, uma mosquitada dos infernos... Isso sem falar no atual estado da antiga fábrica de papelão, esquecida, abandonada, totalmente depredada, uma pena... E mais uma vez ficam aquelas perguntinhas no ar: cadê os líderes comunitários, cadê a fiscalização da prefeitura?

domingo, 10 de maio de 2015

Unigranrio promove Semana de Direito na Lapa e em Duque de Caxias

A Unigranrio promove mais uma semana jurídica, de 11 a 15 de maio, em dois de seus campi, em Duque de Caxias e no Rio de Janeiro (Lapa). Os principais temas da atualidade, que estão em discussão no Congresso ou nos debates populares, servirão de base durante as palestras do desembargador Sérgio Cavalieri Filho, dia 11, sempre a partir das 19 horas, na Rua da Lapa, 86, Centro do Rio, sob o tema “Os 25 anos do Código de Defesa do Consumidor”; dia 12 é a vez do promotor público Marcellus Polastri, que apresentará “A reforma sobre prisão e liberdade. Entrada franca.
Dia 13, o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo desenvolve o tema “Princípio da função social do contrato”; dia 14, o defensor Felippe Borring Rocha discorrerá sobre “os impactos do Novo Código de Processo Civil nos Juizados Especiais”; dia 15, o advogado José Carlos fecha o ciclo de palestras com o tema “Alienação judicial de bens: praça ou leilão?”.
Nesta semana de Direito, na Lapa, os professores da Unigranrio engrenam outras palestras importantes. Dia 11, o professor Ívano Hermann Reis discorrerá sobre “princípios constitucionais aplicados à administração pública”; dia 12, Simone Flores abordará “A diversidade familiar e seus reflexos no ordenamento jurídico brasileiro”; dia 14, Millena Fontoura apresenta “Justiça de transição no Brasil pós-ditadura (1964/1985); dia 15, Leonardo Pessoa fecha a semana com “Novidades sobre aplicação tributária dos contribuintes”.
Em Duque de Caxias, dia 12, às 8h30m, Vólia Bomfim Cassar, desembargadora do TRT 1ª Região e coordenadora do curso de Direito da Unigranrio, dará palestra sobre o tema da atualidade : “Terceirização”.
Os organizadores da Semana Jurídica prepararam uma vasta programação sobre diversos temas importantes, de 11 a 15 de maio, em vários horários, como a palestra do dia 12, às 8h30m, sobre “Terceirização”, que será apresentada por Vólia Bomfim Cassar, desembargadora do TRT 1ª Região e coordenadora do curso de Direito da Unigranrio. Este é um dos principais assuntos, hoje. Afinal, Terceirização será benéfica aos trabalhadores? A nova legislação abre as portas para que as empresas terceirizem todas as suas atividades? Casos de trabalho escravo podem aumentar? Risco de acidente pode aumentar? Negociação com patrão como ficará? E a arrecadação do Estado, como ficará?
Na linha de palestras de Duque de Caxias, estudantes e convidados terão assuntos relevantes, também, como “O papel da OAB e o ensino jurídico”, “Temas insurgentes do Direito Internacional”, “Técnicas de elaboração de Reclamação Trabalhista”; “Aspectos legais da Medicina Legal”, “Direito administrativo consensual: temas atuais”, “Os impactos do Novo Código de Processo Civil”, “O conflito entre valores, justiça e segurança jurídica”, entre outros.

Catedral de São Judas Tadeu - Imbariê em Duque de Caxias (em 2007)

terça-feira, 5 de maio de 2015

Duque de Caxias (RJ) abre inscrições para 801 vagas na área da educação

Estão abertas as inscrições para o concurso público que oferece 801 vagas para professor e auxiliar administrativo, na Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias. As vagas serão distribuídas em quatro distritos, sendo o primeiro o Centro de Duque de Caxias (286 vagas), o segundo, Campos Elíseos (250 vagas), o terceiro Imbariê (202 vagas) e o quarto, Xerém (63 vagas). As jornadas de trabalho variam de 15 a 40 horas semanais e os salários chegam a R$ 3.770,41. As provas serão aplicas em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Niterói e Nova Iguaçu. 

Inscrições
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 14 de maio, no site da organizadora do concurso, Consulplan,www.consulplan.com. O valor da taxa varia de R$ 59,90 a R$ 79,90, de acordo com o cargo pretendido. Será possível realizar mais de uma inscrição, desde que para cargos e turnos de prova distintos.

Detalhamento dos Cargos
·  1º Distrito – Centro – Duque de Caxias
Nível Superior
Professor I: Artes (6), Ciências (7), Educação Física (9), Geografia (9), História (10), Inglês (4), Matemática (9), Português (11), Educação Especial (11). Professor Especialista: Orientação Educacional (9), Orientação Pedagógica (9).
Nível Médio com habilitação para Magistério ou Licenciatura Plena para Séries Iniciais
Professor II – Áreas Integradas (120), Professor de Informática Educativa (40), Educador Materno-Infantil (20).
Nível Médio
Auxiliar Administrativo (20).

·  2º Distrito – Campos Elíseos
Nível Superior
Professor I: Artes (6), Ciências (10), Educação Física (12), Geografia (7), História (11), Inglês (7), Matemática (11), Português (8), Educação Especial (2). Professor Especialista: Orientação Educacional (8), Orientação Pedagógica (8).
Nível Médio com habilitação para Magistério ou Licenciatura Plena para Séries Iniciais
Professor II – Áreas Integradas (110), Professor de Informática Educativa (30), Educador Materno-Infantil (10).
Nível Médio
Auxiliar Administrativo (10).

·  3º Distrito – Imbariê
Nível Superior
Professor I: Artes (5), Ciências (8), Educação Física (9), Geografia (7), História (6), Inglês (6), Matemática (9), Português (11), Educação Especial (2). Professor Especialista: Orientação Educacional (6), Orientação Pedagógica (6).
Nível Médio com habilitação para Magistério ou Licenciatura Plena para Séries Iniciais
Professor II – Áreas Integradas (90), Professor de Informática Educativa (20), Educador Materno-Infantil (10).
Nível Médio
Auxiliar Administrativo (7).

·  4º Distrito – Xerém
Nível Superior
Professor I: Artes (2), Ciências (2), Educação Física (3), Geografia (2), História (2), Inglês (3), Matemática (2), Português (2), Educação Especial (2). Professor Especialista: Orientação Educacional (3), Orientação Pedagógica (3).
Nível Médio com habilitação para Magistério ou Licenciatura Plena para Séries Iniciais
Professor II – Áreas Integradas (10), Professor de Informática Educativa (10), Educador Materno-Infantil (10).
Nível Médio
Auxiliar Administrativo (7).

Provas
As provas objetivas de múltipla escolha e discursivas (redação) estão previstas para os dias 5 e 12 de julho, nas cidades de Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro. Os candidatos também passarão, posteriormente, pela avaliação de títulos.
No dia 5 de julho, de 8h às 12h30, realizam as provas os candidatos aos cargos de Auxiliar Administrativo, Professor I – Educação Especial, Professor I – Artes, Professor I - Português e Professor I - Ciências. E no período vespertino, das 14h30 às 19h, os candidatos aos cargos de Professor de Informática Educativa, Professor Especialista – Orientação Pedagógica, Professor I Educação Física e Professor I Geografia.
Já no dia 12 de julho, das 8h às 12h30, fazem as provas os candidatos ao cargo de Professor II – Áreas Integradas. E das 14h30 às 19h, os candidatos a Estimulador Materno – Infantil, Professor I – Inglês, Professor Especialista – Orientação Educacional, Professor I – História e Professor I – Matemática.

Informações aos candidatos:
0800-283-4628 (Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h)

segunda-feira, 4 de maio de 2015

O Coelhinho vem aí com fotos e legendas de Duque de Caxias

O Coelhinho do Campinarte (e suas poderosas lentes) vai começar uma exposição de fotos sobre Duque de Caxias.
Ele não vai mostrar apenas as mazelas, descasos, ruas sem asfalto, sem iluminação, falta d'água, etc., o Coelhinho vai mostrar imagens de nossas praças, teatros, museus, prédios históricos, atrações turísticas, nossos artistas, vale a pena dar uma conferida, e para começar:
Três fotos de Nova Campinas (Terceiro Distrito) - ano 2015
Rua j esquina com Av A
Rua j esquina com Av A
Rua j esquina com Av A

domingo, 3 de maio de 2015

Eventos / Aniversariante Nathalia (15 anos)


Nathalia fez aniversário dia 28 de abril, mas a comemoração foi no dia 2 de maio na Igreja Assembleia de Deus - Rua da Associação em Irajá. Depois do culto em Ação de Graças pelos 15 anos de Nathalia, familiares, parentes, amigos da aniversariante e mais o Coelhinho do Campinarte, cantaram o "parabéns pra você" e logo em seguida um momento muito esperado: o bolo, docinhos, salgadinhos, refrigerantes, etc.

A filha do casal José Inácio e Sandra ganhou muitos presentes e ficou bastante emocionada. A organização do evento ficou por conta do Ministério da Igreja Assembléia de Deus que mais uma vez não poupou esforços para que Nathalia fosse muito feliz nessa data querida.
 
O Coelhinho do Campinarte deseja à Nathalia, muita saúde e muitos anos de vida.






Dia do Legislador

3 de Maio

Lei Nº 6.230 -27/07/1975

O Poder legislativo é aquele exercido pelo Congresso Nacional, formado pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados.
A representação no Senado é igual para todos os estados (três senadores para cada um, incluído o Distrito federal), independentemente do número de eleitores. Entretanto, os limites mínimo e máximo reproduzem essa situação na Câmara dos Deputados.
A eleição é realizada através de voto secreto, que é obrigatório para os cidadãos maiores de 18 anos. Entre os 16 e os 18, bem como depois dos 70 anos, o voto é facultativo.
A hierarquia das leis brasileiras tem a Constituição federal como lei maior. Ela é composta de 245 artigos, divididos em nove títulos:
Dos Princípios fundamentais, dos Direitos e garantias invididuais, da Organização do estado, da Organização dos poderes, da Defesa do estado e das Instituições democráticas, da Tributação e do Orçamento, da Ordem econômica e financeira, da Ordem social e das Disposições constitucionais gerais. Complementam a Constituição disposições transitórias, com 70 artigos.
Na hierarquia das leis federais encontram-se a emenda constitucional, a lei complementar, a lei ordinária, a medida provisória, a lei delegada, o decreto legislativo e a resolução.
Deve ser lembrado que, sendo o país uma federação, existem também as constituições dos estados, as leis orgânicas dos municípios e as leis ordinárias estaduais e municipais.
A emenda constitucional é uma modificação na Constituição que deve ser aprovada por 3/5 das duas casas do Congresso, em dois turnos.
Não podem ser objeto de emenda constitucional (artigos 60º § 4º, I a IV) as chamadas "cláusulas pétreas", isto é, as que se referem à federação, ao voto direto, secreto, universal e periódico, à separação de poderes e aos direitos e garantias individuais.
A lei complementar à Constituição é por esta definida quanto às matérias. Requer maioria absoluta de votos nas duas casas do Congresso para aprovação.
A lei ordinária diz respeito à organização do poder judiciário e do ministério público, à nacionalidade, cidadania, direitos individuais, políticos e eleitorais, planos plurianuais e orçamentos e a todo o direito material e processual, como os códigos civil, penal, tributário e respectivos processos.
A medida provisória, editada pelo presidente da república, deve ser submetida ao Congresso; não pode ser aprovada por decurso de prazo nem produz efeitos em caso de rejeição.
lei delegada é elaborada pelo presidente, a partir de delegação específica do Congresso, mas não pode legislar sobre atos de competência do Congresso, de cada casa, individualmente, sobre matéria de lei complementar nem sobre certas matérias de lei ordinária.
decreto legislativo é de competência exclusiva do Congresso Nacional, sem necessitar de sanção presidencial. A resolução legislativa também é privativa do Congresso ou de cada casa isoladamente, por exemplo, a suspensão de lei declarada inconstitucional (artigo 52º, X).
O conjunto de leis, encimado pela Constituição Federal, deve funcionar harmonicamente. Para isto existe um controle de constitucionalidade, de modo que sejam eliminadas as leis ou atos contrários à Constituição pelo Supremo Tribunal Federal, ou declarada sua inconstitucionalidade pelos juízes e tribunais.
Fonte: Só leis ; Enciclopédia Encarta

sábado, 2 de maio de 2015

Professor /José Carlos (escolinha de futebol) – Nova Campinas e JD. Anhangá


O Projeto ZFC (do Professor José Carlos) foi criado em fevereiro/2013.
Escolinha de Futebol – Idade de 07 a 15 anos (masculino)
Auxiliar Técnico / Marcelo
Treino aos sábados – das 09:30 às 13:00 hs – Praça de Nova Campinas
Treino aos domingos – das 12:00 às14:00 hs – Campo do Nacional – Jd. Anhangá

Inscrições (grátis) nos horários e locais de treinos.