INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS

Notícias da CMDC

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Google Notícias

Translate

A VOZ DO CAMPINARTE

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Cedae inicia primeira etapa de obra para abastecer Caxias

A melhoria do abastecimento de água para Duque de Caxias, uma promessa do governador Luiz Fernando Pezão em parceria com o governo federal e a Prefeitura de Duque de Caxias, começa a se tornar realidade para o morador da cidade. Com o início previsto para este mês, a primeira etapa de implantação de rede, atenderá nesta fase o Centro de Caxias e parte dos bairros 25 de Agosto, Olavo Bilac, Parque Fluminense, Centenário, Parque Sarapuí, Parque Duque, Vila São Luís, Doutor Laureano, Cavaleiros, Parque Lafayete, Periquitos, São José e São Bento, beneficiando cerca de 500 mil habitantes do primeiro distrito. O contrato entre a Cedae e empreiteira que irá realizar o serviço já foi assinado. 

A obra tem um investimento de R$ 63,3 milhões, e inclui a construção de uma adutora com 4.127 metros de extensão e de 34.787 metros de tubulação de distribuição, além de construção de 11 travessias.
A ampliação da rede de abastecimento de água para Duque de Caxias e os demais municípios da Baixada Fluminense, é resultado do Programa de Abastecimento de Água para a Baixada Fluminense, convênio assinado pelo governador Pezão e pela presidente Dilma Rousseff, durante a inauguração do Arco Metropolitano, em julho de 2014. O convênio no valor de 3,4 bilhões, prevê a construção do Novo Guandu, construção de uma nova estação de tratamento de água para tratar 12 mil litros por segundo, elevatória de água tratada, linha de recalque (tubulação que abastece o reservatório) e reservatório com capacidade para armazenar 57 milhões de litros; a construção de 17 novos reservatórios e reforma de outros nove que hoje estão fora de operação); assentamento de 95 km de adutoras para abastecer os reservatórios; 760 km de troncos e rede distribuidora e instalação de mais de 100 mil novas ligações prediais.