O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de maio de 2016

Caxias vacina 46% do público alvo contra H1N1

A secretaria de Saúde de Duque de Caxias já vacinou até a manhã desta terça-feira (10/5), 76.840 moradores contra o vírus H1N1, que corresponde a 46,05% da população alvo. A meta do Ministério da Saúde é de imunizar, na cidade, cerca de 185 mil pessoas até 20 de maio.
A coordenadora do Programa de Imunização do município, Maria das Graças Lana Jorge, disse que a procura tem sido grande e que 74 equipes estão atuando nos quatro distritos. A vacinação é feita nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Centro Municipal de Saúde e nas unidades do Programa de Saúde da Família.
O município recebeu na quinta-feira (5/5) mais 35 mil doses da vacina que foram distribuídas nas unidades de saúde do terceiro e quarto distrito. Nesta terça-feira estão sendo reabastecidos os postos do USF. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Estão sendo imunizados idosos, crianças entre seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, mulheres que deram à luz há pelo menos 45 dias, profissionais de saúde e pacientes com doença crônica. A meta determinada pelo Ministério da Saúde é de imunizar 30% dos moradores de Caxias. A campanha de vacinação contra a gripe H1N1foi aberta no dia 30 de abril no Centro Municipal de Saúde (CMS)
SINTOMAS
Os principais sintomas da doença são febre alta, acima de 38º, 39º, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, além de irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência procurar um médico imediatamente. Também podem ocorrer diarreia e vômitos. O período de encubação varia de 3 a 5 dias e se dá por via aérea e contato direto com animais e objetos contaminados e de pessoa para pessoa. Os sintomas da gripe são idênticos aos causados por outras gripes. Por isso é necessário que a pessoa contaminada com vírus H1N1 procure atendimentos em uma das unidades de saúde do município
Caxias vacina 46% do público alvo contra H1N1