INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS

CAMPINARTE DICAS E FATOS / O NOSSO JORNAL FALADO

Notícias da CMDC

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Google Notícias

Translate

Edição de Dezembro - 2017

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Centro de Convivência da Terceira Idade melhora autoestima de idosos

Durante mais de 20 anos o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCI) vem atendendo idosos com o objetivo de assegurar seus direitos, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. A Prefeitura de Duque de Caxias, através da secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, assumiu a responsabilidade pela instituição em 1999 e no ano passado iniciou um trabalho em parceria com o 15º Batalhão da Polícia Militar.
Coral se apresenta durante atividade no Centro de Convivência
Coordenado pela assistente social Luziê Santana de Souza, o CCI conta ainda com duas Assistentes Sociais, uma orientadora social, uma educadora social, duas assessoras administrativas, além de voluntários para aulas de artesanato, tai chi chuan, yoga, dança de salão, entre outros. Atualmente, a equipe técnica trabalha com uma sistematização e um processo de triagem onde fazem registros oficiais dos idosos que são encaminhados ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) quando identificados requisitos em que haja a necessidade de inseri-los no Cadastro Único (CadUnico) e outros programas socais do Governo Federal.
O Centro de Convivência da Terceira Idade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na sede do 15º BPM. Os frequentadores têm idade maior que 60 anos e podem escolher quais atividades querem praticar, sem restrições. A maioria escolhe dois ou mais serviços oferecidos pela instituição. A frequência é controlada pela assinatura diária.
Idosos participam de atividade no CCI
A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Claudia Peixoto, destaca a importância do trabalho com idosos na cidade. “Duque de Caxias possui mais de 84 mil pessoas com mais de 60 anos de idade segundo o censo demográfico realizado pelo IBGE em 2010. Esse número representa 9,8% da população. Isso demonstra como é importante olhar com carinho para terceira idade. O CCI é um espaço onde idosos se encontram diariamente e têm a oportunidade de repensar valores e se tornar protagonistas de sua própria história. É interessante que nesses espaços haja uma inter-relação com pessoas de outras gerações, para que no processo de relações e de conscientização das próximas gerações possa haver uma desconstrução de ideologias preconceituosas”, ressaltou.
Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa
A secretária Claudia Peixoto também lembrou que nesta quarta-feira (15/6) celebra-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa com o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.
Programação diária do CCI
Segunda-feira – Roda de Conversa
Terça-feira – Dinâmicas de Grupo
Quarta-feira – Alongamento, Yoga e Tai chi chuan
Quinta-feira – Dança de Salão
Sexta-feira – Visita Domiciliar e Atendimento Individual
Outras atividades – Passeios externos, festa junina, desfiles, gincanas, concurso de miss, palestras sócio educativas
O Centro de Convivência da Terceira Idade fica na Rua Pedro Correa, 273 - Centenário
Centro de Convivência da Terceira Idade melhora autoestima de idosos