INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS

CAMPINARTE DICAS E FATOS / O NOSSO JORNAL FALADO

Notícias da CMDC

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Google Notícias

Translate

Edição de Dezembro - 2017

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

sexta-feira, 3 de junho de 2016

ENCANTADORES DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL

Uma parceria entre a Coordenadoria de Educação Infantil e o Departamento de Programas e Projetos Educacionais da secretaria municipal de Educação tem mexido com a rotina e a fantasia das crianças da Educação Infantil da rede municipal de Duque de Caxias. Brincadeiras cantadas, pantomimas, parlendas, contações de história, além de teatros de fantoche, sessões de mágica e trava-línguas são atividades desenvolvidas pelos gerentes de projetos do DPE em espetáculos que são um verdadeiro sucesso.
Crianças assistem apresentação de Encantadores de História
Alinhados com os eixos da Educação Infantil, Eliana Leal, Paulo Mello, Sandra Gonçalves e Vanessa Moraes usam diferentes caracterizações e personagens famosos que mexem com o imaginário das crianças. Em algumas atividades, aproveitam o espaço para tratar de assuntos que fazem parte do cotidiano dos alunos, questões referentes ao combate à transmissão de doenças como a Dengue, tudo de forma lúdica e adaptada ao público, de 1 a 5 anos.
A primeira apresentação do grupo aconteceu no dia 18 de abril, na Escola Municipal Professora Aila Saldanha do Couto, e, desde então, o trabalho não para. Duas vezes por semana, a equipe se prepara e leva atrações que às vezes acontecem até duas vezes em um mesmo dia.
“Somos muito bem recebidos pelas creches. Ver a felicidade das crianças e como ficam animadas é muito bacana. Com o desenvolvimento do trabalho, os espetáculos vão melhorando, tomando forma, a cada apresentação”, relata Paulo Mello.
Encantadores de Histórias se apresentam em uma escola municipal
Para Ester Assumpção, coordenadora da Educação Infantil, o projeto tem atingido o objetivo para o qual foi proposto. “O Encantadores de Histórias surgiu do desejo de possibilitar às crianças, em uma dimensão lúdica, o contato com questões referentes ao seu contexto. A brincadeira é um eixo principal dessa modalidade de ensino e o projeto propõe atividades artísticas que suscitam alguns temas de forma alegre e descontraída. Nas unidades, todos são envolvidos pelos personagens que provocam muitas gargalhadas e belas experiências.”
Para agendar uma apresentação, as creches e unidades escolares com Educação Infantil da rede devem entrar em contato com Rafaela Luzia, do DPE, pelo telefone 36526409 ou através do e-mail