INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS

CAMPINARTE DICAS E FATOS / O NOSSO JORNAL FALADO

Notícias da CMDC

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Google Notícias

Translate

Edição de Dezembro - 2017

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Guarda municipal de Duque de Caxias tem novo comandante

A Secretaria Especial de Defesa Civil e Políticas de Segurança (SEMDECPS), realizou nesta quinta-feira (9/6), no auditório da secretaria a cerimônia de transmissão de cargo de comandante da Guarda Municipal. Na ocasião, Wilson Pereira Iório assumiu o cargo, no lugar de Carlos Alberto dos Santos.
GM1
A cerimônia foi presidida pelo secretário de Defesa Civil e Políticas de Segurança, Marcello Silva da Costa, e contou com a presença de subsecretários, diretores, assessores, guardas municipais e civis. O GM Iório tornou-se comandante da Guarda Municipal, o GM Clynton Rodrigues da Silva, subcomandante Operacional e chefe da GM/3, e a GM Terezinha Costa Lobo, subcomandante Administrativo e Inspetora da Guarda.
GM
O novo comandante ingressou no serviço público de Segurança Municipal em 1982, é casado, tem seis filhos, residente no bairro de Imbariê. Ao término da cerimônia, ele agradeceu a confiança dispensada pelos seus 34 anos de serviço.
Com o nome de Polícia Municipal, o serviço de segurança preventiva municipal caxiense foi criado por intermédio da Resolução nº 11, de 22 de dezembro de 1948, que se dispunha a garantir a ordem pública, proteger o cidadão e a coletividade do município, mediante o exercício do Poder de Polícia Administrativa.
A partir da Reforma do Estado Brasileiro, com a promulgação da Constituição Federal de 1988, mantendo a sua tradição, por intermédio da Lei Municipal nº 1.292, de 16 de abril de 1996 criou-se, oficialmente, a Guarda Municipal da Cidade de Duque de Caxias (GMDC).
GM2
Motivada pela Lei Federal nº 13.022, de 08 de agosto de 2014, que dispõe sobre o Estatuto das Guardas Municipais; a GMDC avança para cumprir novos desafios, através de um processo interno de reestruturação, reformas e aquisição de novas tecnologias e equipamentos para melhor servir e exercer suas funções na sociedade duquecaxiense.
Com um efetivo de 250 Guardas, a GMDC desempenha, de forma especializada, o patrulhamento ostensivo dos logradouros e patrimônios públicos municipais; o serviço de Ronda Escolar; a Patrulha Maria da Penha, o serviço de Proteção Ambiental e ações de repressão e prevenção contra uso de drogas no Programa “Crack é Possível Vencer”, do Governo Federal.
O novo comandante terá o desafio de implementar importantes ações relacionadas ao “Plano de Cargos, de Carreira e de Remuneração dos Servidores da Guarda Municipal”. Este é um pleito do mais relevante interesse da Categoria, e que o prefeito Alexandre Cardoso tem concedido um irrestrito apoio.
A Guarda Municipal de Duque de Caxias, está localizada na Rua Silva Fernandes, nº 275, no bairro Parque Duque – Centro.