INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS

CAMPINARTE DICAS E FATOS / O NOSSO JORNAL FALADO

Notícias da CMDC

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Google Notícias

Translate

A VOZ DO CAMPINARTE

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Prefeitura lança Plano de Mobilidade de Duque de Caxias

A população de Duque de Caxias foi apresentada nesta sexta-feira (3/6), ao Plano de Mobilidade da cidade. Realizada no auditório do shopping Unigranrio, a cerimônia de lançamento do projeto desenvolvido pela secretaria municipal de Planejamento, Habitação e Urbanismo, através da LOGIT Engenharia, contou com a presença do vice-prefeito Laury Vilar, representando o prefeito Alexandre Cardoso; do secretário Luiz Edmundo (SMPHU); do Superintendente da Câmara Metropolitana, Gerard Fishegold; da representante da LOGIT Engenharia, Ivanice Schutz Veiga; e do reitor da Unigranrio, Aroldy Cordeiro Herdy.
O vice prefeito Laury Villar falou sobre a importância do projeto para cidade
“Duque de Caxias talvez seja o município mais afetado com a questão da mobilidade urbana. Nós somos cortados pela rodovia BR-040, que na parte da manhã fica toda engarrafada. Com isso, o Centro da cidade também engarrafa, já que as pessoas cortam caminho pelas ruas internas e acabam causando mais congestionamentos. Quem sofre é o trabalhador. Então, vejo que os estudos técnicos são fundamentais para o início da discussão, mas o mais importante é levar a proposta à população a fim de se criar um Plano de Mobilidade que possa beneficiar aquele que mais sofre com tudo isso, que é a população do nosso município”, destacou Laury.
A primeira etapa do Plano de Mobilidade de Duque de Caxias foi iniciada em fevereiro deste ano com a coleta de dados junto a órgãos internos e externos à Prefeitura e compreensão da arte da mobilidade na cidade. Concluída essa parte, o projeto entra na fase de diagnósticos e prognósticos que deverá contar com a participação da população e seus representantes através de oficinas, audiências públicas e do portal participativo da prefeitura.
Autoridades participaram da cerimônia de lançamento do Plano de Mobilidade de Duque de Caxias
O secretário municipal de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Luiz Edmundo, falou sobre o Plano de Mobilidade e seus objetivos. “Existe uma obrigação legal, uma legislação que exige que os municípios tenham um plano de mobilidade urbana. Mas não há a discussão se o plano é ruim ou bom, simplesmente tem que ter um plano. E muita das vezes o que se vê é um trabalho realizado de qualquer maneira, apenas para cumprir a lei. O que estamos fazendo em Duque de Caxias é um Plano de Mobilidade para cidade, com a participação dos principais interessados, que é a população. Esse é o nosso diferencial” disse.
Ele também apresentou a identidade visual do projeto e o canal no portal da prefeitura onde a população vai poder conhecer esse instrumento e, principalmente, dar sua opinião e sugestão para o desenvolvimento do CaxiasMobi.
Identidade visual do Plano de Mobilidade de Duque de Caxias
“O logotipo foi pensado para mostrar exatamente o objetivo do Plano de Mobilidade. Ele mostra que existe uma integração entre os diversos modais, mas com prioridade ao pedestre, que está em cima, em primeiro lugar. Em seguida, temos a bicicleta, que em uma região plano como Caxias, torna-se um transporte muito utilizado pela população. Aí vem trem, no qual Caxias já possui uma grande linha que corta o município e que deve ser melhor explorada e utilizada; ônibus e automóvel, que ao meu ver é o meio de locomoção mais egoísta que existe”, explicou Luiz Edmundo, para logo em seguida falar sobre o hotsite. “O canal participativo terá destaque no portal da Prefeitura. Ali, as pessoas vão poder conhecer mais sobre o plano de mobilidade e preencher um formulário para que possamos ter mais informações que ajudarão na identificação das principais carências no serviço de transporte público”, concluiu.