INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS

Notícias da CMDC

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Google Notícias

Translate

A VOZ DO CAMPINARTE

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Projeto Furnas Educa chega às escolas da rede municipal de Caxias

Uma parceria entre a secretaria de Educação e Furnas promete animar a rede municipal de ensino, de 20/06 a 01/07. Durante dez dias, trinta escolas receberão a equipe do projeto Furnas Educa um programa educacional itinerante que percorre as unidades escolares com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre os benefícios do uso consciente da energia elétrica, a importância de se preservar o meio ambiente e os perigos de queimadas próximas às torres de transmissão de energia elétrica. Este ano, com o aumento dos casos de doenças ligadas ao Aedes aegypti, dicas, exemplos e ações de prevenção à proliferação do mosquito também passaram a integrar o projeto.
Cada apresentação dura cerca de uma hora e meia e contempla uma média de 200 crianças. São feitas atividades variadas usando cartilhas, vídeos de animação e técnicas específicas de jogos e recreações. Para o secretário municipal de Educação, Marcos Villaça, a parceria é uma importante iniciativa, que colabora com o esclarecimento e conscientização dos estudantes e suas famílias. “Esperamos que os alunos consigam disseminar os conhecimentos adquiridos através do projeto também em casa. É importante que alunos, professores e profissionais da Educação entendam o risco das queimadas, a necessidade de economizar energia e conservar o meio ambiente. Esse tipo de parceria oferece muitos benefícios à rede municipal e à comunidade escolar”, ressaltou Villaça.
Além de todos os recursos didáticos utilizados nas apresentações, o projeto conta ainda com dois parceiros fundamentais. A ex-campeã mundial de ginástica artística Daiane dos Santos e o nadador paralímpico Clodoaldo Silva são os embaixadores do programa. Os atletas acompanham a equipe de técnicos da empresa em algumas apresentações falando sobre suas experiências e abordando os temas do Furnas Educa. Através dos seus exemplos pessoais de dedicação e superação, os dois envolvem ainda mais as crianças na luta contra as queimadas e em defesa do meio ambiente. A caravana educacional tem também a participação do Corpo de Bombeiros.
Furnas Educa
O projeto teve início em 2013 e, nesses três anos, percorreu cerca de 400 escolas e instituições sociais em mais de 70 municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Bahia e o Distrito Federal, levando suas mensagens a cerca de 130 mil crianças e fazendo-as chegar a mais de 500 mil pessoas em todas as regiões do país. O objetivo, com as apresentações de 2016, é atingir a marca de 200 mil crianças até o fim do ano.
“O projeto tem tido um resultado surpreendente, levando conhecimento a milhares de crianças, com o efeito multiplicador de alcançar famílias de alunos e professores, por isso, o Furnas Educa entrou na carteira de programas institucionais da empresa. A meta para este ano é mobilizar ainda mais pessoas de forma itinerante e contínua, percorrendo todas as regiões do país”, explicou Leandro Rosa, gerente de Comunicação de Furnas.
Projeto Furnas Educa chega às escolas da rede municipal de Caxias