INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS

Notícias da CMDC

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Google Notícias

Translate

A VOZ DO CAMPINARTE

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Vôlei para crianças de escola municipal em Caxias

Professores capacitados com alunos da Escola Municipal Professor Oneres Nunes Oliveira
Através de parceria entre o Departamento de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, o Caxias Shopping e o Programa Social VivaVôlei, nos dias 3 e 4/6 foi realizada capacitação dos profissionais do eixo Esporte e Lazer do Departamento da SME e de um grupo de estudantes de Educação Física da Unigranrio. Esse foi o ponto de partida para a formação de uma equipe que atenderá os alunos da Escola Municipal Professor Oneres Nunes Oliveira, no bairro Parque Felicidade. Aulas de vôlei serão oferecidas como opção de lazer, além de abrirem portas para uma nova perspectiva profissional.
Durante os dois dias, o grupo, composto por professores e monitores do curso de Educação Física, receberam formação desenvolvida pelo Instituto VivaVôlei, que é chancelado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). O curso abordou a parte teórica e prática do esporte, assim como toda metodologia que deve ser utilizada nas aulas, além do impacto social que o esporte enquanto atividade física sistemática provoca nos alunos e nas famílias.
Para Moisés Silva, subsecretário de Planejamento e Projetos Educacionais da SME, o projeto chega para as crianças em um momento favorável para o esporte, por conta dos Jogos Olímpicos, e fica como um legado para os alunos. “No esporte, o voleibol é uma modalidade que absorve muitos atletas. Para os estudantes da rede, surge como uma opção possível de atividade profissional, além de ser uma prática saudável, que educa e transforma”, disse.
O projeto já começou a ser divulgado na unidade escolar, que tem mais de 600 alunos, e, na última semana de junho, será realizado o evento de lançamento. Através dessa parceria, os professores passam a atuar desenvolvendo nos alunos uma cultura de paz, baseada na inclusão do outro, por meio da cooperação, da socialização, do diálogo, do respeito e da criação de um espaço saudável de convivência.
Para o coordenador do VivaVôlei, Marcos Aurélio Gonçalves, um dos grandes objetivos a ser alcançado é atrair as crianças para a atividade esportiva. “Queremos fazer com que eles deixem um pouco os objetos eletrônicos e possam se divertir também com práticas saudáveis, que transmitam valores como o trabalho em equipe, que depende da atuação do conjunto, de forma harmônica. O vôlei só funciona assim, é um esporte participativo. Queremos ainda que o programa atue sempre associado ao acompanhamento do rendimento escolar da criança”.