INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS

CAMPINARTE DICAS E FATOS / O NOSSO JORNAL FALADO

Notícias da CMDC

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Google Notícias

Translate

Edição de Dezembro - 2017

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

História e Natureza na Taquara (Duque de Caxias)

A localidade da Taquara em Duque de Caxias, oferece aos visitantes e turistas uma boa variedade de atrativos naturais e culturais.  Em um dia, com a orientação correta,  diversos locais podem ser visitados e além de conhecer parte da fauna e da flora de Duque de Caxias, os interessados ganham  verdadeiras aulas sobre a história do município.
  • Prédio da Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição - Construída em 1742, abrigava também um cemitério onde eram enterrados os escravos que trabalhavam na fazenda Santiago. Essa capela não era frequentada pelos poucos colonos que moravam na fazenda. As pessoas religiosas rezavam em sua próprias casas. As missas eram celebradas uma vez por mês. A Capela foi reformada em 1952. 
  • Prédio da antiga Fábrica da Nova América - Em 1925, era inaugurada a Companhia de Tecidos Nova América. A economia se diversificava e as cidades cresciam. O Rio de Janeiro passava por uma completa remodelação e os bondes davam o toque de modernidade àquilo que hoje chamamos de Rio Antigo. Foi neste ambiente de progresso que a Nova América Tecidos cresceu e se transformou numa das maiores e mais tradicionais fábricas do país. Até que, em 1991, suas instalações foram desativadas e a fábrica transferida para a unidade de Fonte Limpa em Duque de Caxias, RJ.
  • Parque Natural Municipal da Taquara - O parque é uma unidade de Mata Atlântica preservada. No seu interior encontramos as cachoeiras trilhas e muita natureza. O parque reúne muitos lagos, córregos e corredores ecológicos. Em suas florestas, encontramos uma grande diversidade de flora e fauna, com espécies nativas de árvores e flores de raríssima beleza, além de centenas de tipos de animais silvestres.
  • Casa de Refugio de Luiz Carlos Prestes - Luís Carlos Prestes é considerado um dos maiores símbolos da Revolução Socialista no país. Em 1924, comandou um grupo de 1.500 rebeldes da Coluna Miguel Costa-Prestes, no Rio Grande do Sul. Foi militar, senador, cassado, exilado e anistiado. Morreu em 1990, aos 92 anos. Durante um período de sua empreitada militar, Prestes precisou se esconder e para isso, usou essa casa simples, localizada no terreno que hoje forma o parque Municipal da taquara.   
  • Museu Histórico de Duque de Caxias e da Taquara - O espaço ocupado pelo Museu Duque de Caxias, no século XIX, pertencia à Fazenda São Paulo, localizada na Vila de Estrela.Desde 1994 o Museu passou a ser administrado pela Secretaria Municipal de Cultura e recebeu uma nova denominação, "Museu da Taquara", nome do atual bairro. No seu acervo original e de posteriores doações destacam-se algumas fotos da região, que se remetem ao século XIX e XX, uma replica do espadim do Duque, medalhas e outros materiais referentes às batalhas que possivelmente participou e vários objetos de uso cotidiano da casa, da fazenda e dos escravos.
Informações e contratação:  Associação de Professores Pesquisadores em História. 
Telefone para contato: 21 7157-6510

E-mail: fabio.educafro@ig.com.br