INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS

CAMPINARTE DICAS E FATOS / O NOSSO JORNAL FALADO

Notícias da CMDC

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Google Notícias

Translate

Edição de Dezembro - 2017

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Violência associada à política na Baixada Fluminense tem raízes históricas

pm-morto-1e
Imagem: Google
Somente nos últimos dez meses, ocorreram pelo menos 14 assassinatos envolvendo candidatos e pessoas que trabalhavam em campanhas eleitorais na região
A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) estão realizando, hoje (8 de setembro), uma megaoperação para prender suspeitos de matar candidatos na Baixada Fluminense e apreender armas e objetos usados nas execuções de candidatos e pessoas envolvidas em campanhas eleitorais. A Justiça expediu 12 mandados de busca e apreensão e 12 pedidos de prisão temporária. Somente nos últimos dez meses, ocorreram pelo menos 14 assassinatos envolvendo candidatos e pessoas que trabalhavam em campanhas eleitorais na região.
“A violência associada à política na Baixada Fluminense tem raízes históricas. A operação realizada hoje pelo MP e Policia Civil tem como alvo principal o município de Duque de Caxias que, há mais de 50 anos, tem problema de violência por causa de disputas políticas, problema esse que se alastrou por toda região. Trata-se de um misto de associação de incremento do tráfico de drogas e o avanço das milícias que têm como prática apoiar políticos com o dinheiro oriundo de atividades ilícitas em troca de apoio e benefícios de políticos ao serem eleitos ou reeleitos”, analisa o professor da Faculdade Mackenzie Rio, Newton de Oliveira.
* Newton de Oliveira é professor de Direito da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, especialista em segurança pública, com cursos em Israel, e foi coordenador consultor (líder pelo PNUD junto ao Ministério  da Justiça) da equipe que planejou a Segurança dos Jogos Pan-americanos do Rio. O professor está disponível para entrevista.
Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.
Informações para a Imprensa:
Assessoria de imprensa: Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação
Twitter: @RVComunicacao