INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS

Notícias da CMDC

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Google Notícias

Translate

A VOZ DO CAMPINARTE

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

sábado, 5 de novembro de 2016

Baixada Fluminense - Saúde - Hospital Duque inicia campanha do Novembro Azul em Caxias. Depois do Outubro Rosa que mobilizou as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, agora chegou a vez dos homens

Depois do Outubro Rosa que mobilizou as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, agora chegou a vez dos homens. Duque de Caxias iniciou nesta quinta-feira (03/11), na Policlínica Duque de Caxias, a campanha do Novembro Azul. O mês é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa do Homem, realizará durante três dias (03, 07 e 09/11), de 9h às 13h, campanha de conscientização da necessidade da avaliação preventiva na população de risco para desenvolvimento do câncer de próstata e outras doenças. O público-alvo são homens caxienses a partir dos 50 anos de idade. Após consulta médica, aqueles que estiverem incluídos no público-alvo terão direito a realização do exame de PSA que será realizado na própria unidade de segunda à sexta-feira. Após análise no exame, a equipe médica avaliará a necessidade de uma ultrassonografia.

“O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil com um alto índice de mortalidade. Nos últimos anos, as campanhas tem sido de grande importância para a redução. Outro fato relevante é que aos poucos os homens têm mudado a visão sobre a necessidade do exame tanto do PSA quanto ao de toque, já que muitos se sentiam constrangido com os exames”, afirmou o médico Silvestre Gouveia.

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

“Nunca tive este tipo de constrangimento em buscar os exames para prevenir o câncer de próstata. Recomendo a todos os homens de Caxias com mais de 50 anos que busquem o Duque de para realizar as consultas e os exames”, afirmou o aposentado Paulo Tomaz da Silva, de 66 anos.

Serviço:

A Policlínica Duque de Caxias fica na Rua Manoel Lucas, s/nº - Parque Senhor do Bonfim – Duque de Caxias – Telefone: 2772-3501.

Baixada Fluminense - Saúde - Hospital Duque inicia campanha do Novembro Azul em Caxias. Depois do Outubro Rosa que mobilizou as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, agora chegou a vez dos homens