INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS

Notícias da CMDC

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Google Notícias

Translate

A VOZ DO CAMPINARTE

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é celebrado com teste rápido e campanha educativa

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS foi comemorado nesta quinta-feira (01/12), em Duque de Caxias, com uma série de ações na Praça do Pacificador, no Centro. A principal atividade realizada pela Secretaria Municipal de Saúde foram os testes rápidos para identificar novos casos de HIV no município. Além disso, a equipe de profissionais do Programa Municipal de DST/AIDS distribuiu material informativo sobre os perigos da doença. A população também teve acesso a preservativos, uma das formas mais eficazes de prevenção da AIDS/DST's. O objetivo deste dia foi estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências, e de criar um espírito de tolerância social.
unnamed
“A importância do teste rápido por punção é agilizar o diagnóstico de maneira precoce. Quanto mais cedo à identificação do vírus, mas rápido é iniciado o tratamento e o controle da doença”, destacou o coordenador do Programa Municipal de DST/AIDS, Gustavo Maia.
unnamed 2
Durante toda a manhã foram realizados 71 testes rápidos com apenas um com diagnóstico positivo. O mesmo foi encaminhado ao Centro Municipal de Saúde. Na próxima quinta-feira (08/12) as Unidades Pré-Hospitalar (UPHs) de Campos Elíseos, Parque Equitativa e Saracuruna também estarão realizando a campanha com testes rápidos de AIDS.
unnamed 3
“Muito importante esta iniciativa da Prefeitura criando uma forma de melhor nos prevenirmos da doença. Todo este atendimento com médicos na triagem e o resultado é muito importante para nós mulheres”, afirmou Alessandra Ferreira de Jesus, de 41 anos, moradora do bairro Bom Retiro