INFORMAÇÃO E ANÁLISE DAS REALIDADES E ASPIRAÇÕES COMUNITÁRIAS

Notícias da CMDC

Duque de Caxias, na Baixada Fluminense - Google Notícias

Translate

A VOZ DO CAMPINARTE

O SHOW DO COMÉRCIO DO CAMPINARTE

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Nova Unidade Básica de Saúde de Xerém entra em funcionamento

UBS inaugurada nesta segunda tem expectativa de 18 mil atendimentos mês em várias especialidades

Xerém passou a contar a partir desta segunda-feira (12/12), com o funcionamento de sua primeira Unidade Básica de Saúde (UBS). A inauguração atende um anseio antigo da população do quarto distrito, sendo a oitava em Duque de Caxias. A nova UBS funciona na antiga Maternidade de Xerém, fechada há seis anos pela Vigilância Sanitária do Estado. O local foi totalmente remodelado e reformado com uma nova área interna e recepção com ventiladores de tetos e cadeiras para os usuários; pintura; instalação de escada e revisão elétrica, corrimão e rampas de acessos para portadores de necessidades especiais (PNE).
O secretário Camillo Junqueira camisa salmão ao lado do coordenador municipal do Programa de Saúde da Família Sandro Fernandes
No primeiro dia do funcionamento a UBS de Xerém já recebeu um grande número de pacientes, principalmente mães com filhos recém-nascidos, em busca do atendimento nas áreas de pediatria e clinica geral. Os usuários aprovaram as novas instalações.
Taiza Santos levou sua filha Laura Rosado para realizar a pesagem e o atendimento médico
“A Secretaria de Saúde merece os nossos parabéns. Quanto tempo esperamos por esta unidade. Trouxe minha filha de dois meses para fazer a pesagem e uma avaliação médica e o atendimento foi excelente. Sempre que precisar, estarei aqui. Espero que o governo novo que assumir em janeiro, dê continuidade”, disse a moradora do bairro Capivari, Taiza Santos, de 23 anos, com a filha Laura Rosado.
novo consultório odontológico da UBS XERÉM
A UBS conta com 24 consultórios climatizados e banheiros totalmente reformados e adaptados para atender aos PNE (portadores de necessidades especiais). No segundo andar, funciona a parte administrativa. A unidade tem as especialidades de clínico geral, pediatria, ginecologia, odontologia, imunização, ultrassonografia e homeopatia, além de farmácia com funcionamento a partir de janeiro.
“Está tudo ótimo. Recebemos a ligação do setor administrativo sobre o agendamento da consulta que anteriormente seria na UPH de Xerém. Foram muito atenciosos. É uma conquista para o município neste final de ano”, afirmou a dona de casa, Deisi Farias, de 32 anos, ao lado da filha de pouco mais de dois meses de vida, moradora do Parque Eldorado.
A unidade conta ainda com a parceria com a Universidade Unigranrio que terá um ambulatório dos estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem. Na última sexta-feira (09/12), o secretário municipal de Saúde, Camillo Junqueira, esteve na UBS fazendo uma visita e inspeção das instalações da unidade que conta com a expectativa de 18 mil atendimentos por mês.
“É uma conquista para o povo de Xerém que contará com sua primeira Unidade Básica de Saúde. Toda esta reforma foi feita pela Prefeitura  reforçando  a atenção que foi dada nesta gestão na área da saúde. Uma vitória para os caxienses do quarto distrito”, destacou o secretário Camillo Junqueira ao lado do coordenador municipal do Programa de Saúde da Família, Sandro Fernandes. 
SERVIÇO
Unidade Básica de Xerém (UBS)
Horário de funcionamento: 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Local: Rua 25 de Agosto, 01, bairro Vila Santa Alice, Distrito de Xerém.