O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2016

Feira de Livro da ABL estará na Praça do Pacificador em abril

Agenda cultural terá ainda uma série de atividades 
Os amantes da boa leitura terão no período de 4 a 20 de abril, na Praça do Pacificador, de 10h às 21h, no Centro, uma ótima oportunidade de aproveitar os descontos e promoções em obras literárias para todas as faixas etárias, além de livros raros e lançamentos, na tradicional Feira do Livro da Associação Brasileira do Livro (ABL), que funcionará de segunda à sábado.
A feira organizada há quase 60 anos nas praças do Rio de Janeiro tem como objetivo principal a divulgação do livro com o interesse na realização de uma grande exposição literária para alcançar o maior número de pessoas menos familiarizadas com a literatura, gerando assim estímulo à leitura. Serão oferecidos desconto de 20% em todas as obras expostas, além de várias ofertas e promoções, e os últimos lançamentos editoriais das mais importantes editoras do país. O evento é realizado em parceria com a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
"A importância da feira é fundamental, já que o município conta com poucas livrarias. Desta forma democratizamos para a população caxiense o acesso às obras tradicionais e aos lançamentos, tornando a leitura mais acessível para todos", destaca o secretário municipal de Cultura e Turismo, André Oliveira.
Além da exposição dos livros, haverá ainda atividades culturais diversificada voltada para adultos e crianças, com contação de histórias, saraus de poesias, apresentações musicais e palhaços nos dias 04,08, 15 e 20 de abril, sempre a partir das 16h. Confira abaixo as atividades culturais da feira.
Atividades
04/04 - Contação de histórias com a escritora Andreia Marques, autora do livro "Melina e as borboletas noturnas”.
08/04 - Contação de história com o escritor Renato Nogueira, autor do livro "Nana e Nilo”.
15/04 - Apresentação dos palhaços Jessé Cabral e Leticia Goulart.
20/04 - Contação de histórias com a Tia Iô-Iô.
ABL
A ABL nasceu de uma ideia em abril de 1955, quando um vereador carioca expôs seus livros em uma barraca armada em frente à Câmara Municipal. Alguns livreiros admirando a iniciativa resolveram num grupo de seis aproveitar a ideia. Tempos depois fizeram uma mostra semelhante em condições bem precárias, porém a exposição acabou se transformando num sucesso de vendas. Em outubro do mesmo ano, foi organizada a “1ª Feira do Livro” já com 42 barracas; lá mesmo na Cinelândia, desenhadas pelo sócio/ fundador Antônio Severo de Sant’Anna.
A iniciativa foi novamente bem sucedida, mais tarde foi oficializada pelo então prefeito Negrão de Lima. Em 1957, os associados resolveram fundar a ABL – Associação Brasileira do Livro, para desenvolver um trabalho que até hoje, continua a despertar interesse da população. Nossas Feiras são visitadas por todos que buscam a leitura como entretenimento e também por intelectuais e amantes dos livros, tornando-se assim um verdadeiro acontecimento cultural em nossa cidade.

PROFESSORES FAZEM MANIFESTAÇÃO NA BR 040 EM FRENTE A PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS

Jennifer de Paula critica hospitais no Rio (Duque de Caxias) após quatro horas de espera

 Jennifer de Paula passou maus bocados na segunda, 28, quando o filho Brendon, de 7 anos, acordou com febre e vômito. Sem plano de saúde, a modelo levou o menino a UPA Infantil (Unidade de Pronto Atendimento) do centro de Duque de Caxias, onde moram. De lá, saiu após uma espera sentada no chão por três horas sem que o menino fosse atendido. "Havia dez consultórios no local, mas só dois médicos trabalhando, então oito estavam sem funcionar. Contei mais de cem pessoas esperando. Depois de quase três horas com o Brendon com muita febre e vomitando sem parar, abandonei o local desesperada", conta ela.
Jennifer conta que ficou das 10h50 às 11h40 só para conseguir chegar até a recepção da UPA Infantil. "Informaram às 11h40 que um dos médicos estava tirando seu horário de almoço, aí ficou só um atendendo durante uma hora. Depois, me passaram para uma outra fila para pesar e ver a temperatura da criança e depois numa terceira fila para ver o 'grau de emergência' em que meu filho se encontrava. Por fim, me mandaram esperar do lado de fora para ser atendida por um médico." Foi quando ela desistiu.
UPA (Foto: Jennifer de Paula )
Procurada, a assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, responsável pela Upa Infantil, informou que "está apurando o que possa ter ocorrido, já que a unidade conta diariamente com sete pediatras realizando o atendimento." De acordo com eles, a unidade pediátrica da Baixada Fluminense atende diariamente cerca de 600 pessoas, sendo que 30% de moradores dos municípios da região e de bairros da cidade do Rio de Janeiro. O procedimento de três filas (recepção, medição de temperatura e triagem para averiguar gravidade da situação do enfermo) é o padrão da unidade. "Os casos mais graves encaminhados para a sala vermelha, e aqueles de menor gravidade aguardam o atendimento."
Jennifer de paula e o filho, Brandon (Foto: Rodrigo Garcia/Divulgação)
"Pessoas tratadas como animais"
"Fui para o hospital particular Mário Lioni, mas aí descobri que lá não tinha mais pediatria. Aí fui ao Hospital São José e a consulta custava R$ 650. Não tinha condições de pagar e fui embora. De lá fui para o hospital particular Daniel Lippi e não conseguia nem chegar a recepção porque tinha gente sentada nas escadas e a recepção lotada. Conversei com algumas pessoas, que me disseram que estavam lá desde a madrugada. Lá a consulta custava R$ 200. Depois liguei para uma amiga médica e ela falou que não poderia me ajudar porque não estava próxima, mas me indicou uma clínica e lá consegui que o Brendon fosse atendido. Isso já eram 15h. Eu estava toda vomitada por ele, que não parava de vomitar e com febre de 38,5 mesmo após ter sido medicado", conta Jennifer.
"O que mais me deixou triste nisso tudo, foi que a UPA foi o hospital onde me tratei (das queimaduras sofridas por ela na infância) e era um ótimo hospital. Agora as pessoas estão sendo tratados como animais. Como assim nove consultórios fechados e cem pessoas esperando? Revolta e desepero foi o que senti. Eu fiquei sentada no chão sujo com meu filho, ele estava quase desmaiado e eu não tinha o que fazer. É um sentimento de incapacidade. E se não tenho uma amiga médica? E se não tenho como ir em um particular? Como faria? A saúde no Rio de Janeiro está a um nível alarmante e desesperador, estado de calamidade pública mesmo. Vivemos em um estado totalmente falido e decadente, como pode ter Olímpiada aqui?"
Três UPAs serão fechadas no estado do Rio
De acordo com notícia publicada nesta quarta, 30, pelo "O Globo", a  partir da próxima sexta-feira, duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do estado do Rio fecharão as portas, por até 45 dias, e voltarão a funcionar com atendimento exclusivamente pediátrico. Outras três unidades — Niterói, São Gonçalo I e São Pedro da Aldeia — não terão mais pediatras, apenas clínicos gerais, e já vão parar de atender crianças.


Ainda de acordo com o site do jornal, embora não tenha sugerido alternativas para pacientes que moram próximos às UPAs que serão fechadas ou terão seu quadro médico alterado, a secretaria informou que “os objetivos das novas orientações são a otimização dos recursos e a melhoria na qualidade do serviço”. 

quarta-feira, 30 de março de 2016

Professores de Caxias reclamam do abandono das escolas municipais

Duque de Caxias terá oficina de produção cultural com temáticas feministas

A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e o coletivo Roque Pense!, com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, irão promover durante o mês de abril, na Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, na Praça do Pacificador, uma oficina de cultura antissexista denominada Laboratório Roque Pense!. Serão cinco encontros que unirão os princípios feministas e as técnicas em produção cultural, com ênfase nas experiências das mulheres no universo da cultura urbana em diferentes territórios periféricos da metrópole. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site: http://roquepense.com.br/.
A iniciativa parte da experiência do Festival Roque Pense!, um dos mais importantes festivais de cultura antissexista do país que une a cultura urbana à luta pelos direitos da mulher, realizado desde 2011 na Baixada Fluminense. A série de encontros começa no próximo dia 2, e segue durante os sábados de abril, sempre a partir das 14h, na Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, na Praça do Pacificador, Centro de Duque de Caxias.
Destinada exclusivamente a mulheres artistas, produtoras culturais, ativistas, professoras e estudantes da região metropolitana, o Laboratório Roque Pense! irá culminar com a produção colaborativa de uma apresentação musical e artística e o lançamento de mais um número do Boletim RP!, com a participação de todas as integrantes do Laboratório. A entrada é franca.
Os encontros são abertos ao público, com emissão de certificado, e trazem convidadas especiais a cada tema. Para outras informações, o público pode acessar o site:  http://roquepense.com.br/, a página no Facebook (www.facebook.com/RoquePense) ou ligar para o telefone (21) 2772-6136.
A produção executiva é assinada pela Terreiro de Ideias: Arte, Comunicação e Cultura. A produção e concepção do projeto são assinados pelo coletivo Roque Pense!

Serviço
Evento: Laboratório Roque Pense!
Local: Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola
Horário: 14 horas
Datas:
02/04 – Pensando o Feminismo (Facilitadoras: Amália Fischer – Fundo Elas)
09/04 – Feminismo Negro (Facilitadoras: Ana Paula Alves Ribeiro – Uerj / Febf)
16/04 – Garotas, Músicas e a Experiência do Roque Pense! (Roda com mulheres que já participaram do Festival Roque Pense!)
23/04 – Produção Cultural Periférica e Feminismo (Roda com produtoras culturais periféricas)
29/04 – Produção Colaborativa das Minas (Produtoras do Roque Pense!

terça-feira, 29 de março de 2016

Guardiães da Reserva Biológica Municipal do Parque Equitativa

Não se pode mesmo confiar em político. O mesmo então candidato Alexandre Cardoso, que prometeu não diminuir as 4 áreas...

Publicado por Guardiães da Reserva Biológica Municipal do Parque Equitativa em Terça, 29 de março de 2016

PREFEITURA E GOVERNO DO ESTADO SE UNEM CONTRA O AEDES AEGYPTI EM CAXIAS

Ação tem a participação do Corpo de Bombeiros 
e Agentes de Endemias do município
A Prefeitura de Duque de Caxias, através da secretaria municipal de Saúde, participa da força tarefa montada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro – formada pela Defesa Civil Estadual e Secretaria de Estado de Saúde – para operação “Xô, Zika”, que até o dia 14 de maio vai percorrer cinco municípios (Belford Roxo, São Gonçalo, Itaboraí, Itaguaí e Duque de Caxias), no combate ao mosquito Aedes aegypti. Desde a semana passada, agentes de Endemias de Caxias e militares do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro realizam visitas domiciliares nos bairros do Pilar, Santo Antônio e Santa Cruz da Serra.
“Toda ajuda é válida nesse momento. A participação da força militar dá mais confiança às pessoas para que abram as portas de casa aos agentes de endemias. Com isso, conseguimos diminuir as pendências nessas localidades”, destacou o coordenador de Vigilância Ambiental da secretaria municipal de Saúde, Alessandro de Deus Mello.
O coordenador da Força Tarefa estadual, coronel Paulo Renato Vaz, esteve no bairro Santo Antônio nesta terça-feira (29/3), acompanhando a operação e explicou o que vem sendo feito pelo governo do Estado no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Febre Chikungunya. Segundo ele, desde o dia 22 de fevereiro, já foram visitados 73 mil domicílios.
“Sabemos que o mosquito (Aedes aegypti) tem uma predileção por áreas urbanas e levando em conta essa informação, a Secretaria de Estado de Saúde indicou cinco municípios da região metropolitana com grande taxa de urbanização para realizarmos esse trabalho. Juntos, Belford Roxo, São Gonçalo, Duque de Caxias, Itaboraí e Itaguaí têm mais de 2,7 milhões de habitantes, o que representa 17% da população fluminense. A força tarefa vem atuando com 2.500 bombeiros militares capacitados pela SES para a operação ‘Xô, Zika’, contamos ainda com a utilização de um drone que identifica em tempo real possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso”, explicou o coordenador da Força Tarefa, coronel Paulo Renato Vaz.
Moradora do bairro Santo Antônio, Leci da Silva, de 58 anos, abriu as portas de casa para os agentes de endemias e bombeiros e elogiou o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti. “Acho muito importante essas ações. As pessoas têm que ter consciência que cada um deve fazer sua parte. Eu adoro plantas, mas tomo todos os cuidados para não deixar acumular água”, disse a doméstica, que nunca teve casos de doenças transmitidas pelo mosquito em casa.
Utilização de Drone
A novidade da operação é a utilização do veículo aéreo não tripulado, conhecido como drone, na identificação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti em locais de difícil acesso. A ferramenta possui uma câmera que monitora a localidade e um GPS para mapear as ações. As imagens são enviadas em tempo real para um tablet e o relatório encaminhado para os agentes que visitam os domicílios. Coordenador da Coordenadoria de Operação de Veículos Aéreos Não Tripulados (COVANT), o tenente-coronel Rodrigo Bastos explicou o funcionamento do drone.
“Temos um mapa da área que temos que monitorar e com o drone fazemos as imagens aéreas do local. Isso possibilita uma visualização mais ampla da região em tempo real. O relatório sobre os possíveis focos do mosquito é enviado para as equipes que trabalham em terra, que realizam a visita ao domicílio, já em posse de todas as informações”, afirmou o tenente-coronel.
Prefeitura e Governo do Estado se unem contra o Aedes aegypti em Caxias

segunda-feira, 28 de março de 2016

EMPRESA ENVOLVIDA NA LAVA-JATO DOOU R$500 MIL REAIS PARA WASHINGTON REIS (PMDB)

EMPRESA ENVOLVIDA NA LAVA-JATO DOOU R$500 MIL REAIS PARA WASHINGTON REIS (PMDB)A Construtora Andrade Gutierrez, uma das...

Publicado por Estamos de Olho em Sexta, 25 de março de 2016

sábado, 26 de março de 2016

PAIXÃO DE CRISTO ATRAI MILHARES DE PESSOAS AO PILAR E IMBARIÊ

A celebração da Paixão de Cristo em Duque de Caxias atraiu milhares de pessoas aos bairros do Pilar e de Imbariê, segundo e terceiro distritos respectivamente. Nos dois eventos que foram apoiados pela Prefeitura de Duque de Caxias, através da secretaria municipal de Cultura e Turismo, foram utilizados como atores pessoas da comunidade.
No Pilar, o Auto da Paixão foi organizado pela Mitra Diocesana de Caxias e encenado no entorno da igreja histórica, e teve a presença do bispo Dom Tarciso Nascente, do secretário de Cultura e Turismo, André Oliveira e do presidente do Legislativo municipal, Eduardo Moreira.
Já em Imbariê, esta foi a primeira vez que o evento é realizado naquela região e foi organizado pela Casa Brasil de Imbariê, com direção de Alex Fabiani. Representando a secretaria de Cultura de Caxias, esteve presente o subsecretário Beto Gaspari.

quinta-feira, 24 de março de 2016

Morre no Rj Pastor Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em XERÉM

Pr. LOURIVAL MACHADO, Dia 23/03/2016, veio a falecer vítima de um infarto sofrido na ultima madrugada. 
Chegou a ser hospitalizado no CTI, passando por uma intervenção cirúrgica no coração às 11h de hoje, porém não resistiu, conforme informação postada na rede social, especificamente em seu perfil no Facebook, bem como de ovelhas do seu rebanho. 
Pr. LOURIVAL MACHADO, estava com 75 anos, atuava como Pastor Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em XERÉM no Estado do Rio de Janeiro, Ex-Presidente da CEADER - Convenção Evangélica das Assembleias de Deus no Estado do Rio, Conselheiro Vitalício da CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus. 


O CULTO FUNEBRE SERÁ AS 14 HORAS E O FUNERAL AS 17 HORA NO CEMITERIO DE XEREM O CULTO É NA RUA PENHA Nº12 E O FUNERAL NO CEMITERIO DE XEREM


 --- FONTE POINT RHEMA.  com NP.



"Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos"- Salmos 116:15

Páscoa chega mais cedo nos CRAS

A Páscoa chegou mais cedo para os usuários dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), equipamento da...

Publicado por Campinarte Dicas E Fatos em Quinta, 24 de março de 2016

quarta-feira, 23 de março de 2016

Nova Campinas um mar de lixo e muita água....

Aí olha o coração de nova campinas um mar de lixo e água....

Publicado por ByWilian Nascimento em Quarta, 23 de março de 2016

Pilar recebe o ônibus da Saúde Bucal

O ônibus da Saúde Bucal da secretaria de Saúde de Duque de Caxias está atendendo até o dia 15 de abril, os moradores do...

Publicado por Campinarte Dicas E Fatos em Quarta, 23 de março de 2016

Meio Ambiente realiza o Cadastro Ambiental Rural (CAR)

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, está...

Publicado por Campinarte Dicas E Fatos em Quarta, 23 de março de 2016

terça-feira, 22 de março de 2016

Notificações de dengue na cidade crescem 7,64% em uma semana

Na cidade Duque de Caxias, onde no final de semana uma menina morreu com suspeita de dengue, o número de casos da doença...

Publicado por Campinarte Dicas E Fatos em Terça, 22 de março de 2016

segunda-feira, 21 de março de 2016

Caxias tem Semana de Luta contra Tuberculose

Transexual com infecção no seio denuncia hospital Hospital estadual Adão Pereira Nunes, em Caxias por preconceito e omissão

Quando deu entrada, na quarta-feira, no Hospital estadual Adão Pereira Nunes, em Caxias, Baixada Fluminense, a estudante de técnica de enfermagem Kauana Vitória da Silva, de 22 anos, sentia febre e dores causadas por complicações de uma prótese de silicone, colocada no seio há dois anos. Diagnosticada com mastite — infecção na mama —, ela, que é transexual, afirma ter sido constrangida por médicos e funcionários, que a chamavam de “ele” e se recusavam a dizer seu nome social. No pulso, o registro de paciente lembrava a identidade que já não é a sua: Genivaldo Junior da Silva, o nome de batismo. Quatro dias depois, a promessa médica de retirar a prótese, para tratar a infecção, não foi cumprida: Kauana recebeu alta sem a cirurgia.
— Eles me trataram que nem bicho. Aliás, nem bicho a gente trata assim. Voltei para casa com febre e muitas dores no peito — conta Kauana, que relembra o constrangimento: — Sempre que me chamavam por Genivaldo as pessoas me olhavam e eu tinha que explicar.
No pulso de Kauna, o registro de paciente no Hospital Adão Perreira Nunes diz seu nome civil, Genivaldo Junior da Silva
No pulso de Kauna, o registro de paciente no Hospital Adão Perreira Nunes diz seu nome civil, Genivaldo Junior da Silva Foto: Arquivo pessoal
Por duas noites, Kauana fez jejum de 12 horas para entrar na cirurgia, sempre cancelada pelos médicos. A promotora de eventos chegou a ser levada para a sala de espera na clínica cirúrgica, em que só havia homens — foi a gota d’água para buscar a assistência social do hospital, que a transferiu para uma sala feminina.
— Por que me deram alta alegando que não precisava de cirurgia se, no primeiro dia, me botaram na clínica cirúrgica e mandaram eu me preparar para a operação? — questiona Kauana: — Eu só quero tirar a prótese, mais nada.
Kauana e o marido Lucas: ‘Não temos condições de arcar com essa operação em outro lugar’
Kauana e o marido Lucas: ‘Não temos condições de arcar com essa operação em outro lugar’ Foto: Guilherme Pinto / EXTRA
Seu marido, Lucas Souza dos Santos, de 19 anos, a acompanhou durante os quatro dias de internação. Preocupado com o estado de saúde da mulher, ele também reclama do tratamento na unidade e diz que o casal não tem condições de arcar com a retirada da prótese fora de um hospital público.
— Nós pedimos para chamar só pelo nome social, eles disseram que não era possível. O que custava colocarem o nome social dela entre parênteses, pelo menos? Assim ela não precisava ser humilhada cada vez que a chamavam para dar os remédios — diz Lucas, que mora com Kauana em Saracuruna, bairro de Caxias: — Eu só não quero perder a minha mulher. Disseram que ela não podia ser atendida no hospital público, mas nós não temos condições de arcar com essa operação em outro lugar.
Os médicos do hospital disseram que Kauana devia se tratar com o cirurgião que implantou a prótese. Porém, a clínica que fica na Tijuca, Zona Norte do Rio, de José Vieira Júnior, responsável pela cirurgia, foi fechada. O cirurgião plástico responde a processos na Justiça e já operou mulheres que tiveram sérias complicações nos seios — pelo menos uma delas morreu. Procurado pelo EXTRA, Vieira Junior disse que ainda faz consultas, mas apenas por agendamento.
Kauana e o marido, Lucas
Kauana e o marido, Lucas Foto: Arquivo pessoal
Risco de infecção que pode levar à óbito
Em casos de infecções como a de Kauana, a prótese precisa ser retirada o mais rápido possível, pois oferece risco de óbito. É o que explica o cirurgião plástico José de Gervais:
— Pode causar septicemia, infecção generalizada nos órgãos que pode levar à morte. Tem que ser retirado rápido, pois essa infecção já está consumindo o organismo e deixando ela mais fragilizada.
O diretor do Grupo Atobá de diversidade sexual, Carlos Alberto Migon, repudiou a atitude dos médicos:
— O hospital deveria estar preparado para receber seus pacientes e precisa aceitar o nome social dela. Sua saúde agora é prioridade, mas quando ela melhorar é preciso denunciar, já que a cidadania dela não foi reconhecida.
A direção do hospital informou que Kauana “foi submetida a tratamento venoso com antibióticos para combater uma infecção e recebeu alta após o resultado dos exames apontarem quadro normal, já sem sinais inflamatórios, com pressão normal e sem febre”. A direção disse, ainda, que no prontuário constam seu nome social e civil da paciente e que seu quadro não indicava a necessidade de uma cirurgia de emergência. “Nesses casos, a paciente é tratada para infecção e orientada a buscar o médico que colocou a prótese, para avaliação do implante, o que foi explicado à sra Kauana Vitória”, diz a nota.
Para denunciar casos de homofobia
DENÚNCIA
No Rio, o disque cidadania LGBT (0800 0234567) está temporariamente fora do ar. Emergências — como violência e discriminação — podem ser denunciadas pelo telefone da Superintendência de Direitos Individuais Coletivos e Difusos: 21 2334-9561. Também é possível denunciar pelo Disque Direitos Humanos: disque 100.
ATENDIMENTO
O Rio Sem Homofobia oferece atendimento jurídico e psicológico e assistência social. A previsão é que seus serviços voltem nesta semana.
DELEGACIA
As delegacias têm de estar preparadas para atender vítimas de homofobia. No Rio, o registro de ocorrência já tem o campo "homofobia" como motivação do crime.


Mãe de menina que morreu de dengue no RJ registra caso na polícia

Passando mal, com febre e dores no corpo, a menina Yasmim Vitória Gonçalves, de 12 anos, foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em 4 de março. E mesmo passando mal, os médicos liberaram a menina para voltar para casa. Yasmim morreu três dias depois.
A mãe da menina registrou o caso na delegacia. “Foi um descaso”, disse Andressa Barros, mãe de Yasmim. Segundo ela, no dia 4 de março Yasmim acordou passando mal, estava com febre, sentia dores pelo corpo e não conseguiu nem ir à escola. A mãe levou a filha à UPA, no Centro de Caxias, que só atende crianças. O boletim de atendimento de urgência, preenchido pelo pediatra, já levantava uma hipótese para o caso: dengue.
Mas a menina foi liberada, já que o número de plaquetas não estava baixo. Só que no dia seguinte, Yasmim piorou. E a família, mais uma vez, foi até a UPA infantil de Caxias.
A mãe disse que mesmo estando debilitada, a menina não recebeu soro, porque a quantidade de plaquetas continuava normal.


“Ela falou, mas eu estou com muita dor nas costas. E minha filha estava visivelmente cansada. A doutora falou que é assim mesmo e liberou minha filha. Tem que ter um acompanhamento, uma observação durante 48 horas e não foi feito com a minha filha. Ela não foi atendida como deveria”, contou a mãe.
O estado de saúde da menina só piorava. A mãe, então, decidiu sair de Caxias e buscou atendimento em outra cidade. Levou Yasmim o Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.
“Muito cedo ela começou a me cutucar, dizendo que estava com gosto ruim na boca e cuspiu sangue. Disse para o meu marido vamos levar para o Lourenço Jorge”, lembra Andressa. Ela contou que quando os médicos do Lourenço Jorge analisaram o raio-X tomaram um susto.
“A doutora viu os exames e já falou: liberaram ela com essa imagem?”, detalhou a mãe. Logo a Yasmim precisou de uma UTI. E teve que ser transferida para o Hospital Miguel Couto, na Gávea, na Zona Sul do Rio.
“Ela precisou ser entubada, os rins pararam e minha filha foi parando. Falecendo aos poucos. A impotência é tão grande. Minha filha saiu daqui e quatro horas depois estava numa UTI, tendo hemorragia pulmonar. Todos falam que se o atendimento tivesse sido feito corretamente ela estaria viva”, disse a mãe.
O exame de sague feito no Laboratório Noel Nutels confirmou que a menina teve dengue.
A família registrou o caso na delegacia. “A gente vai anexar o histórico para poder responsabilizar os médicos, a diretoria do hospital e inclusive o próprio município, que tem responsabilidade objetiva nisso aí, de acordo com a Constituição Federal”, disse o advogado da família Átila Fonseca.


E Andressa Barros completa: “Vou lutar pela minha filha, por eles, por outras famílias para que não venha a acontecer com outras pessoas”.
A Secretaria de Saúde de Duque de Caxias disse que nos dois dias em que Yasmim foi atendida na UPA, os exames de sangue apontaram que não havia sintoma de gravidade de dengue, já que o número de plaquetas estava dentro da normalidade. A secretaria afirmou também que Yasmim recebeu medicamentos e foi liberada com a orientação de voltar, caso voltasse a ter os sintomas.
A secretaria disse que o procedimento para todos os pacientes com suspeita de dengue é esse: fazer um hemograma para avaliar o número de plaquetas e dar a orientação para procurar uma unidade de saúde caso o sintoma continue, já que o quadro da doença pode mudar em 24 horas.

sábado, 19 de março de 2016

Convocação extra de 100 docentes gera dúvidas em Duque de Caxias

A convocação de cem professores em segunda chamada, pela Prefeitura de Duque de Caxias, gerou dúvidas entre os candidatos aprovados no concurso realizado em 2015. A maior delas é sobre a lista nominal dos que deveriam tomar posse.
A relação, simplesmente, não foi divulgada pela Secretaria de Educação até a última quinta-feira. Do site constavam as portarias elaboradas sobre o concurso e a primeira chamada. Como esta era a segunda convocação, muitos candidatos ficaram sem saber se estavam entre os aprovados. A coluna procurou a pasta, que incluiu a listagem dos convocados em seu site, ontem.
Outra correção foi a indicação de 16 candidatos aprovados para o 1º e o 2º distritos do município. Em seus lugares, a secretaria replicou dez nomes que já haviam sido convocados na primeira chamada.
Há duas semanas, o prefeito Alexandre Cardoso (PSD) anunciou a necessidade de cem professores extras para a rede municipal, a fim de suprir um aumento de 11 mil no contingente de alunos com o início do ano letivo.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Museu Casa do Pontal comemora 40 anos com exposição itinerante em Duque de Caxias

Mostra “Fluxos e Migrações” estará na Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola
Como parte das comemorações dos 40 anos do Museu Casa do Pontal será inaugurada no próximo dia 23 de março, às 18 horas, a exposição itinerante Fluxos e Migrações, na Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, Centro.  A exposição aborda o tema da migração no Brasil e no exterior, onde são apresentadas as etapas pelas quais o imigrante passa de seu ponto de origem até seu destino, no qual ele tem que se adaptar à nova realidade.
A exposição é formada por mais de 40 obras do acervo permanente da instituição, e tem obras dos artistas pernambucanos Mestre Vitalino, Manuel Vitalino, Zé Rodrigues, Manuel Eudócio e Amaro Rodrigues, além de trabalhos de artistas de São Paulo, Alagoas, Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
O Museu Casa do Pontal, localizado no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, possui o maior acervo de arte popular brasileira do país, graças ao trabalho de Jacques Van de Beuque, imigrante francês que chegou ao Brasil em 1946, como refugiado da Segunda Guerra Mundial.
A exposição fica em cartaz até 24 de abril e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, de 10h às 19h., e nos finais de semana através de agendamento direto na Biblioteca por meio do. A entrada é franca.
Ação faz parte do Programa Educacional do Museu Casa do Pontal
Desde sua criação, há exatos 20 anos, o Programa Educacional do Museu Casa do Pontal já atendeu mais de 230 mil participantes. Ele é composto por três linhas de atuação: visitas-teatralizadas, exposições itinerantes educativas e capacitação de educadores e gestores socioculturais.
Realizadas, anualmente, em centros culturais e bibliotecas públicas em diferentes bairros do Rio de Janeiro e municípios da Baixada Fluminense, as exposições itinerantes propiciam o acesso ao acervo aos múltiplos segmentos sociais do estado do Rio de Janeiro.
Em algumas localidades essa atividade atende comunidades que nunca tiveram acesso a museus. As exposições possibilitam que obras originais saiam dos circuitos museológicos para a periferia, atingindo com a mesma qualidade expositiva um público que dificilmente teria acesso a mostras desse gênero.
Sobre o Museu Casa do Pontal
Considerado pelos turistas que vieram ao Brasil durante a Copa das Confederações como um dos principais museus do país, segundo pesquisa da Embratur, ele reúne o maior acervo de arte popular brasileira do país. Seu acervo, tombado pela Prefeitura do Rio como referência cultural da cidade, é composto por peças produzidas a partir do século XX.
O Museu Casa do Pontal foi escolhido, em 2014, para representar o Brasil no Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, que avalia as candidaturas a Patrimônio Imaterial da Humanidade, título recebido recentemente pela Roda de Capoeira brasileira.
Localizado em um sítio ecológico, de 5.000 m², o espaço reúne 8.500 peças de formas, materiais e estilos diferentes de autoria de mais de 300 artistas, de 24 estados do país. São quilômetros de histórias e costumes do povo brasileiro, resultado de quarenta anos de pesquisas e viagens pelo Brasil do designer francês Jacques Van de Beuque, dono de um acervo riquíssimo que recobre a produção de arte popular a partir do século XX.
SERVIÇO
Atividade: Exposição itinerante “Fluxos e Migrações”
Abertura: 23/3, às 18h
Período de visitação: até 24 de abril. De segunda a sexta-feira, de 10h às 19h. E aos finais de semana mediante agendamento.
Local: Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola - Praça do Pacificador, Centro. (Telefone: 2672-3155).
Museu Casa do Pontal comemora 40 anos com exposição itinerante em Duque de Caxias

Deputado ÁUREO apoia ato "CONTRA A CORRUPÇÃO"

NÃO É APENAS A MÁFIA DO GÁS... FISCALIZA CAXIAS!

Publicado por Fiscaliza Caxias em Quarta, 16 de março de 2016

quarta-feira, 16 de março de 2016

47ª Jogos Estudantis começa com inspiração nas Olimpíadas Rio 2016

A pira olímpica de Duque de Caxias está acessa. Tendo como inspiração as Olimpíadas Rio 2016, a Vila Olímpica, no bairro 25 de Agosto, recebeu nesta quarta-feira (16/03), as 47 delegações das escolas públicas e privadas que estarão disputando nos próximos seis meses o 47º Jogos Estudantis nas modalidades: vôlei, basquete, futsal, futebol soçaite, atletismo, natação, xadrez, handebol e tênis de mesa.
8bd78fd1 edbc 4345 a680 c509e3ff23dc
Ao todo cerca de três mil alunos estarão celebrando o esporte com atletas dos quatro distritos caxienses. A competição é organizada pela secretaria municipal de Esporte e Lazer, e terá o pontapé inicial nas disputas nesta quinta-feira (17/03), com o xadrez. Uma das novidades deste ano é a participação de alunos do CRIAAD-DEGASE – Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, do bairro Sarapuí. O vice-prefeito Laury Villar, representando o prefeito Alexandre Cardoso, abriu oficialmente os Jogos Estudantis, após o acendimento da pira olímpica realizada pelo aluno Carlos Alexandre Silva, do Instituto Loide Martha, atual campeão geral da competição.
009c4240 c19a 4cc1 8352 edd2b78a243f
“A importância dos Jogos Estudantis é a utilização do esporte como um agente socializador. Temo que parabenizar toda a equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, seus professores, coordenadores e educadores físicos na realização dos jogos. Toda a mudança começa nas residências e nas escolas. O respeito e a parceria com seu companheiro de competição é muito importante. Por isso, é fundamental que os alunos respeitem seus professores e sua escola, porque é assim que eles poderão as coisas que acontecem no nosso país. É com grande felicidade e satisfação, já que durante 11 anos fui secretário de Esporte e Lazer, que declaro aberto os jogos”, destacou o vice-prefeito Laury Villar.
dfc6c58c 0f5c 45d1 ab19 2a18d13f3ec1
Segundo o subsecretário municipal de Esporte e Lazer, Jorge Gonçalves da Silva, a competição marca a vida dos atletas. “O esporte é um momento de confraternização, harmonia e um espirito de companheirismo para toda a vida. Temos que agradecer ao prefeito Alexandre Cardoso pelo incentivo à realização dos jogos e a inclusão do CRIAAD-DEGASE”, afirmou.
9d58e336 c018 4ecf b9e5 b86d92b8a870
Os Jogos Estudantis fazem parte do calendário do município e o seu valor histórico, educacional e cultural é imensurável, por conjugar política de educação com esporte. A participação do CRIAAD-DEGASE – Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, cumpre metas da política de inclusão social da Prefeitura. Além do desfile das delegações das unidades de ensino, aconteceu ainda o acendimento da pira olímpica, apresentações de ginástica rítmica e grupos musicais de samba, zumba e dança do ventre. O aluno Pedro Morais, do Colégio Independência, fez o juramento do atleta perante todas as delegações.
299bcf83 cfec 4005 b194 efa021a187f0
Participaram também da solenidade de abertura, o subsecretário municipal de Educação, Moisés da Silva; o coordenador geral dos Jogos Estudantis, José Cláudio; o diretor do Degase, Marcos Aurélio; o secretário municipal de Fazenda, Jorge Dodi, o subsecretário municipal de operações da Defesa Civil e Políticas de Segurança, Jorge Ribeiro Lopes; e  vereadores.

terça-feira, 15 de março de 2016

A expansão da fábrica de lubrificantes em Duque de Caxias (RJ) deveria ter sido concluído em 2012

A expansão da fábrica de lubrificantes em Duque de Caxias (RJ) deveria ter sido concluído em 2012. Mas, quatro anos depois, equipamentos permanecem encaixotados. (via Folha Mercado) #folha

Publicado por Folha de S.Paulo em Terça, 15 de março de 2016

PROTESTO EM DUQUE DE CAXIAS

PROTESTO EM DUQUE DE CAXIASTrânsito na BR-040, no RJ, é fechado com barricada por manifestantesMoradores protestam...

Publicado por Fiscaliza Caxias em Terça, 15 de março de 2016

Trânsito na BR-040, no RJ, é fechado por barricada de pneus incendiados

segunda-feira, 14 de março de 2016

ABANDONO DE ALEXANDRE CARDOSO, DEIXA ALUNOS SEM ÁGUA, SEM LUZ, SEM PROFESSOR E SEM AULA

#CriseNaEducaçãoABANDONO DE ALEXANDRE CARDOSO, DEIXA ALUNOS SEM ÁGUA, SEM LUZ, SEM PROFESSOR E SEM AULAEntrando em seu...

Publicado por Estamos de Olho em Domingo, 13 de março de 2016

Mudança desagrada comercio de Santa Cruz da Serra



A comunidade comercial de Santa Cruz da Serra não está nada satisfeita com as tais mudanças no transito promovidas pela...

Publicado por Campinarte Dicas E Fatos em Segunda, 14 de março de 2016

domingo, 13 de março de 2016

IMAGENS DO RESGATE DO HOMEM QUE SUBIU EM UM POSTE NO BAIRRO PARQUE PAULISTA

A página REAGE SARACURUNA informa.IMAGENS DO RESGATE DO HOMEM QUE SUBIU EM UM POSTE NO BAIRRO PARQUE...

Publicado por REAGE Saracuruna em Domingo, 13 de março de 2016

quinta-feira, 10 de março de 2016

Pilar ganha escola padrão da Prefeitura de Caxias

Na ocasião foi anunciada a convocação de 100 professoresA Prefeitura de Duque de Caxias inaugurou nesta quarta-feira...

Publicado por Campinarte Dicas E Fatos em Quinta, 10 de março de 2016

Duque de Caxias / Secretaria de Saúde apresenta relatórios do fechamento de 2015


A Câmara de Duque de Caxias recebeu nesta segunda-feira, dia 29, o secretário municipal de Saúde, Camilo Junqueira, e...
Publicado por Campinarte Dicas E Fatos em Quinta, 10 de março de 2016

quarta-feira, 9 de março de 2016

Duque de Caxias comemora aniversário de 11 anos - Confederação Brasileira de Futebol

O Duque de Caxias comemora nesta terça-feira (08), seu 11º aniversário. A equipe do Rio de Janeiro disputou, em 2015, a Série D do Campeonato Brasileiro. Fundado em 2005, o Duque chegou até a disputar a Série B do Campeonato Brasileiro, de 2009 a 2011, quando foi rebaixada para a Série C.
Além disso, o clube da Baixada Fluminense é uma das agremiações que apoiam e fortalecem o futebol feminino no país. O Duque disputou a atual edição do Brasileirão Feminino, mas acabou eliminado na primeira fase. A CBF parabeniza o Duque de Caxias e deseja ao clube muitos anos de história e conquistas em ambas as modalidades.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Duque de Caxias participa do Dia Z de mobilização contra a Zika



Aulas de escola do RJ são interrompidas por falta de água e luz

A página REAGE SARACURUNA informa.CAOS NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS.Enquanto a Prefeitura de Duque de...

Publicado por REAGE Saracuruna em Segunda, 7 de março de 2016

domingo, 6 de março de 2016

Comer amendoim desde cedo reduz risco de alergia, diz estudo anglo-americano

saúde
Atualização assim que ocorre  6 de março de 2016
NOTÍCIAS
Comer amendoim desde cedo reduz risco de alergia, diz estudo anglo-americano
Os efeitos benéficos de alimentar bebês com produtos à base de amendoim para diminuir o risco de alergia foram endossados por um novo estudo de pesquisadores de Estados Unidos e Reino Unido. No ano passado, um outro estudo afirmou que o ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Visando Rio 2016, Comitê Olímpico dos EUA cria grupo para doenças infecciosas
A epidemia de zika vírus tem chamado a atenção de todo mundo, já que o início da Olimpíada do Rio de Janeiro está cada vez mais próximo. Pensando nisso, o Comitê Olímpico dos Estados Unidos anunciou a criação do Grupo Assessor para Doenças ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Previsão de pancadas de chuva neste sábado, 5, em RO, informa Inpe
O tempo continua quente em Rondônia neste sábado (5), mas deve haver precipitações de chuvas de curta duração ao longo do dia e início da noite. Segundo dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Vacina japonesa contra a dengue entra na última fase
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou ontem o início da última fase de testes clínicos de uma vacina contra a dengue desenvolvida pela empresa farmacêutica japonesa Takeda Pharma. Em dezembro, a Anvisa havia autorizado o ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
MPE investiga queda de investimentos
O Ministério Público do Estado (MPE) investiga possível queda dos investimentos feitos por parte do Governo do Estado na área da Vigilância Epidemiológica, que entre outras, tem a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
ANS: comercialização de 46 planos de saúde são suspensas
Desde sexta-feira (4/3), 46 planos de saúde de oito operadoras estão com a comercialização suspensa em função de reclamações relativas à cobertura assistencial, como negativas e demora no atendimento. A medida faz parte do monitoramento periódico ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Alegria também pode provocar doença no coração, indica estudo suíço
Um estudo suíço concluiu que dores no peito e falta de ar podem ser causadas não apenas pelo estresse emocional despertado por momentos de raiva, tensão e pesar, mas também pela alegria. De acordo com pesquisadores do Hospital Universitário de ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Incêndio destrói galpão de fábrica de espumas na Zona Oeste de Manaus
Uma fábrica de espumas pegou fogo no início da noite deste sábado (5), no bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus. Segundo o Corpo de Bombeiros, chamas tomaram conta do galpão da fábrica, que armazenava grande quantidade de produtos ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
Homem de 69 anos morre por complicações da dengue
Um homem de 69 anos, J. B. R., morreu em Barbacena, internado no Hospital Regional devido a complicações da dengue. Segundo a certidão de óbito, as causas foram a Síndrome de Guillain-Barré, parada cardiorespiratória e insuficiência respiratória ...
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante
No próximo dia (14) tem início a Campanha do Exame Preventivo de Câncer de Colo de Útero
A Secretaria de Saúde informa a todas as mulheres de Chapadão do Sul, que terá inicio no próximo dia, 14, do corrente mês, a Campanha do Exame Preventivo de Câncer de Colo de Útero. Serão quatro dias de campanha encerrando-se, no dia 18.
Google PlusFacebookTwitterSinalizar como irrelevante