O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de maio de 2016

Cine Santa Rosa fecha as portas em Duque de Caxias


O Cine Santa Rosa 2, que fica numa galeria em frente à Praça do Pacificador, foi inaugurado em 1978, com capacidade para 780 pessoas.
Antes dele, o Santa Rosa 1 — que hoje é uma loja de departamentos no Calçadão de Caxias — funcionava desde 1959, com 2.200 lugares.

Porteiro / Adilson Soares Viana, de 64 anos, a tristeza de quem trabalhou quase metade da vida em um dos cinemas mais tradicionais de Duque de Caxias

Fonte / http://extra.globo.com/noticias/rio/cine-santa-rosa-fecha-as-portas-em-duque-de-caxias-19404598.html

sábado, 28 de maio de 2016

Blog Rádio Campinarte / O Som das Comunidades: Memória / Cyro Monteiro

Cyro Monteiro
  28/5/1913 Rio de Janeiro, RJ
 13/7/1973 Rio de Janeiro, RJ  

Cantor. Compositor.  Nasceu no subúrbio carioca do Rocha, em uma família de nove irmãos, todos com nomes começados com "C". Seu pai era dentista, capitão do Exército e funcionário público. Sobrinho do grande pianista de samba Nonô (Romualdo Peixoto, conhecido como o "Chopin do samba"), também primo de Cauby Peixoto, de Araken (...)
Saiba mais / Blog Rádio Campinarte / O Som das Comunidades: Memória / Cyro Monteiro

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Observatório Comunitário: Dia do Ceramista

cerâmica é a arte de fazer recipientes, potes e outros objetos de barro ou outro material cerâmico.
A ação do calor transforma-os em recipientes de terracota, cerâmica ou porcelana. Ela aplica-se apenas para as indústrias de silicatos minerais (grupo mais abundante, que constituem mais de 95% da crosta terrestre), mas também artigos e revestimentos colados por calor, a temperatura suficiente para dar origem a sinterizado.
Dia do Ceramista
Vaso de porcelana datada de 1403-1424
Acesse / Observatório Comunitário: Dia do Ceramista

Alunos e pais reclamam de abandono em escola de Duque de Caxias



Projeto Circolando nas escolas da rede

IMG 9043
O Projeto
O Circolando é um projeto pedagógico da UniCirco Marcos Frota que leva, desde o ano passado, apresentações culturais, espetáculos e oficinas circenses à várias escolas da rede municipal de educação de Duque de Caxias. A companhia atende jovens em risco social estimulando o talento e o desenvolvimento das habilidades no universo circense, fomentando, assim, a renovação do circo brasileiro e a inserção dos jovens no mundo da cultura popular e da arte.
No dia 10/6, será a vez de a Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo, na Vila São Luiz, receber o Circolando.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Observatório Comunitário: 26 de Maio / Nossa Senhora de Caravaggio


Nossa Senhora do Caravaggio
Nossa Senhora de Caravaggio e a vidente Joaneta.
Mural de Aldo Locatelli na Igreja de São Pelegrino, Caxias do Sul.

No princípio do século XV, vivia em Caravaggio (diocese de Cremona), lugarejo a 38 km de Milão, Itália, uma jovem muito piedosa, Giannetta Vacchi.

Por ser muito devota de Nossa Senhora, jejuava na véspera de suas festas, que ela celebrava com grande fervor. Além disso, não deixava passar um só dia sem se recomendar à Mãe de Deus, e, durante o dia, quer estivesse a trabalhar em casa, quer se entregasse aos trabalhos do campo, suspendia o trabalho por breves momentos para elevar sua mente à Virgem bendita. Era, em suma, uma daquelas almas virtuosas e simples que tanto agradam ao Senhor.

Casada contra sua vontade com Francisco Varoli, teve de sofrer duríssimas provações, pois o malvado do marido não só a ofendia com os maiores insultos, mas também chegava a bater-lhe. Contudo, ela suportava injúrias e maus-tratos com admirável resignação, recomendando-se a Nossa Senhora com fervor sempre crescente, à medida que aumentavam os tormentos que lhe infligia o desumano marido.
Saiba Mais -  Acesse: Observatório Comunitário: 26 de Maio / Nossa Senhora de Caravaggio

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Moradores de Caxias e Nova Iguaçu buscam alternativas para fugir do trânsito

Projeto Escolha Inteligente (- Droga não. Abrace a vida!)


Meus agradecimentos ao Campinarte Dicas E Fatos, por nos ter indicado para a 3° Tarde literária Natidade. Sergio Ricardo de Souza e os demais organizadores, obrigada por todo suporte!Delícia de evento!
Publicado por Analice Silva em Domingo, 10 de abril de 2016

Trata-se de um projeto áudio e vídeo. Aplicado por meio palestras. 
É um projeto diferenciado dos demais por conta de sua metodologia e dinâmica. 
Quando percebi que os amigos de meus filhos se perdiam nas drogas, tive medo de que também se perdessem. Decidi então interferir, e tentei fazer com que se mantivessem longe dessa encruzilhada. Comecei retirando na internet algumas informações e imagens que considerei impactantes. Procurei por vídeos de dependentes em crise de abstinência; de pessoas em processo de desintoxicação. Cenas que acreditei ser possível amedrontá-los!

Meu principal objetivo era mostrar a eles o sofrimento e a dificuldade que os dependentes químicos enfrentam para abandonar o vício, e, com isso, tentar evitar que se tornassem usuários. Sempre ouvi dizer que aqueles que decidem parar passam por um processo dramático. Portanto, queria que assistissem aos vídeos e observassem esse processo.

Mas à medida que fui me aprofundando em busca de material, deparei-me com uma realidade completamente desconhecida. Ao perceber que também era ignorante a respeito do assunto, resolvi estudar um pouco mais, e fiquei surpreendida. 

Colhi cerca de 1 000 imagens, e algumas notas superficiais para cada tipo de droga. Organizei como pude as imagens, bem como as informações. Confesso que a cada nova vítima, compartilhava da dor e do desespero.

Assistia pela TV o dilema das mães que não dormiam, procurando seus filhos pelas ruas. E quando os encontrava, tinha de acorrentá-los ao pé da mesa, ou trancafiá-los em um recinto da casa. Cansava de vê-las apelando às autoridades através da TV (sem sucesso) por alguma providência, a fim de que pudessem minimizar o seu sofrimento. Temia que meus filhos fossem alcançados um dia. Na realidade, quando uma mãe vê um filho neste estado, definha junto com ele.

(Anne Silva)

terça-feira, 17 de maio de 2016

Dono de frota de caminhões gastou R$ 60 mil para virar Mulher Abacaxi

Mulher abacaxi (Foto: Arquivo pessoal)
Para se transformar na transexual Marcela Porto, Bruno Souza, 33 anos, não economizou para virar mulher. Há três anos ele, que hoje é conhecido no mundo do funk como Mulher Abacaxi, colocou 280 ml de silicone nos seios, 250 ml de metacril para levantar o bumbum; fez lipoescultura no abdômen e nas costas; afinou o nariz
três vezes; puxou os olhos; fez cirurgia nas pálpebras e mexeu no queixo. Ao todo ela gastou mais de R$ 60 mil em plásticas.
Bruno Porto antes de virar Mulher Abacaxi (Foto: Arquivo pessoal)
Bruno Porto, à direita, antes de virar Mulher Abacaxi 

Aqui, em 2006, como Bruno, ao lado dos irmãos, Nei e Tania (Foto: Arquivo pessoal)
Ainda como Bruno, em 2006, ao lado dos irmãos Nei e Tania
Durante muito tempo o dinheiro para Bruno virar Marcela era obtido com a sua empresa que administra uma frota de sete caminhões em Duque de Caxias, na Baixada
Fluminense. A transformação definitiva só aconteceu há três anos. Antes, Bruno só se vestia como Mulher Abacaxi para se apresentar nos shows que fazia.


"Resolvi me assumir como mulher depois de uma viagem que fiz pela Europa, onde me apresentei em alguns países de lá. Antes dizia para a minha família que só virava mulher para fazer os shows. Quando desembarquei no Rio vinda da Europa, toda montada, eles tiveram um choque, mas hoje me aceitam", conta ela.
A decisão de virar definitivamente mulher só fez bem ao ego de Marcela, garante.
Antes de se assumir transexual, ela conta que se sentia com uma "lésbica masculinizada". "Para trabalhar com os caminhoneiros, usava uma tala para esconder os seios e era até paquerada por lésbicas. Me sentia um sapatão. Agora não, sou mulher 24 horas".
Recentemente ela também se intitulava a primeira ring girl trans. Marcela ia para o ringue de roupinha sexy e roubava as atenções. Mas o trabalho não lhe dava dinheiro.
"Participei de cinco lutas e desisti", conta.
Marcela Porto, a Mulher Abacaxi (Foto: Samuel Rodrigues/Divulgação)
Nada de preconceito
Marcela garante que não sofre preconceito por parte dos caminhoneiros. Isso porque, segundo ela, sabe se posicionar diante deles. "Moro de segunda à quinta-feira na minha empresa em Duque de Caxias. Depois sigo para a minha casa em Niterói. No trabalho não me monto nem jogo charme, né. Trabalho de tênis e calça jeans. Todos me respeitam."
Marcela Porto como ring girl (Foto: Samuel Rodrigues/Divulgação)
Apesar de toda transformação física a qual se submeteu, ela garante que não pensa em trocar de sexo. Marcela tem medo de perder o prazer, avisa. "Dizem que a gente deixa de ter orgasmo quando opera. Eu sou muito bem resolvida. Não quero operar."
A sua preferência sexual é eclética. Como transexual já namorou mulheres e agora se relaciona com um venezuelano que, como ela, também é dono de uma frota de caminhões. "Gosto de pessoas, não ligo para o sexo delas."
Marcela Porto, a Mulher Abacaxi (Foto: Samuel Rodrigues/Divulgação)
Quanto ao futuro profissional, vai muito bem obrigada. Agora Bruno quase não banca mais Marcela graças ao trabalho em ascenção da Mulher Abacaxi que em breve irá gravar um clipe com o produtor KondZilla. Para isso, dessa vez o lado empresário dará só um empurrãozinho. "Vou vender um dos meus caminhões para bancar o novo clipe. É bem caro!".

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Encontro de Folia de Reis celebrou o Dia Municipal do Folião

Uma das manifestações culturais religiosas mais importantes do país teve seu momento festivo folclórico neste domingo (15/05) em Duque de Caxias com a realização do"Encontro de Folia de Reis" promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O evento comemorativo ao Dia Municipal de Folião de Reis, foi realizado pelo segundo ano consecutivo, contando com uma programação diversificada que incluiu benção ás folias e as bandeiras na Catedral de Santo Antônio, Cortejo até a Praça do Pacificador, além da apresentação das folias. Tudo com as tradicionais roupas coloridas, máscaras e os instrumentos musicais.
“É a continuidade e a manutenção da tradição da Folia de Reis em nossa cidade. Uma manifestação cultural popular muito importante. Temos folia em Duque de Caxias com mais de 100 anos”, destacou o secretário municipal de Cultura e Turismo, André Oliveira, ao lado do dirigente do Ministério da Cultura (Minc/RJ), Adair Rocha.
A folia de reis é praticada pelos adeptos e simpatizantes do catolicismo, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos em sua saga de homenagens há Jesus Cristo. O padre Renato Gentili da Catedral de Santo Antônio abençoou as folias participantes: Flor do Oriente e Flor de Primavera. Após o cortejo as duas folias se apresentaram na Praça do Pacificador, que contou ainda com a presença convidada da Folia de Reis do Morro da Formiga, da Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. As apresentações atraíram as atenções e curiosidade dos caxienses presentes no Centro.
“Folia de Reis é a minha vida há 50 anos. Nossa folia tem 145 anos de história. Apesar da dificuldade na manutenção, devido à falta de apoio e patrocinadores, eventos como este fortalecem a importância da cultura histórica da Folia Reis, e a fundamental este apoio da prefeitura, através da secretaria municipal de Cultura”, afirmou Leonor Moraes, de 50 anos, presidente da Folia Flor do Oriente.  
Encontro de Folia de Reis celebrou o Dia Municipal do Folião

domingo, 15 de maio de 2016

Gato mais velho do mundo, de 30 anos, morre dias após entrar para o Guinness Book


Um siamês que acabou de ser reconhecido pelo Guinness Book como o gato mais velho do mundo morreu aos 30 anos. De acordo com sua dona, Gail Floyd, de... EXTRA.GLOBO.COM

sábado, 14 de maio de 2016

Comunidade Jesus Bom Pastor / TERCEIRO ANIVERSÁRIO DO TERÇO DOS HOMENS

ACONTECEU DIA 14/05/2016, NA COMUNIDADE CATÓLICA JESUS BOM PASTOR EM NOVA CAMPINAS, FESTA PELO TERCEIRO ANIVERSÁRIO DO TERÇO DOS HOMENS.
NO INÍCIO DA PROGRAMAÇÃO TIVEMOS: PALESTRA SOBRE O TERÇO COM PAULO GOMES [PROFESSOR, DOUTORADO EM TEOLOGIA] (ÀS 17:30 H) 
ORAÇÃO DO SANTO E TERÇO MARIANO (ÀS 18:00 H) 
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA COM O FREI HAMÍLTON (ÀS 19:00 H).
APÓS A MISSA, CONFRATERNIZAÇÃO (LANCHE).
OBS:  APÓS A FESTA DO TERÇO TIVEMOS A VIGÍLIA DE PENTECOSTES ATÉ ÀS 22:OO H.

CLIQUE NA IMAGENS ABAIXO, CONFIRA:






terça-feira, 10 de maio de 2016

Caxias vacina 46% do público alvo contra H1N1

A secretaria de Saúde de Duque de Caxias já vacinou até a manhã desta terça-feira (10/5), 76.840 moradores contra o vírus H1N1, que corresponde a 46,05% da população alvo. A meta do Ministério da Saúde é de imunizar, na cidade, cerca de 185 mil pessoas até 20 de maio.
A coordenadora do Programa de Imunização do município, Maria das Graças Lana Jorge, disse que a procura tem sido grande e que 74 equipes estão atuando nos quatro distritos. A vacinação é feita nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Centro Municipal de Saúde e nas unidades do Programa de Saúde da Família.
O município recebeu na quinta-feira (5/5) mais 35 mil doses da vacina que foram distribuídas nas unidades de saúde do terceiro e quarto distrito. Nesta terça-feira estão sendo reabastecidos os postos do USF. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Estão sendo imunizados idosos, crianças entre seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, mulheres que deram à luz há pelo menos 45 dias, profissionais de saúde e pacientes com doença crônica. A meta determinada pelo Ministério da Saúde é de imunizar 30% dos moradores de Caxias. A campanha de vacinação contra a gripe H1N1foi aberta no dia 30 de abril no Centro Municipal de Saúde (CMS)
SINTOMAS
Os principais sintomas da doença são febre alta, acima de 38º, 39º, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, além de irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência procurar um médico imediatamente. Também podem ocorrer diarreia e vômitos. O período de encubação varia de 3 a 5 dias e se dá por via aérea e contato direto com animais e objetos contaminados e de pessoa para pessoa. Os sintomas da gripe são idênticos aos causados por outras gripes. Por isso é necessário que a pessoa contaminada com vírus H1N1 procure atendimentos em uma das unidades de saúde do município
Caxias vacina 46% do público alvo contra H1N1

segunda-feira, 9 de maio de 2016

OAB do Rio abre curso para advogados usuários de drogas | Agência Brasil

Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil
O grande número de advogados frequentadores de reuniões dos grupos de ajuda Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA) levou a Comissão de Políticas sobre Drogas da Ordem dos Advogados do Brasil seção Rio de Janeiro (OAB-RJ) a instalar um curso gratuito inédito no país sobre dependência química, aberto não só a advogados e seus parentes, mas a toda população.
Com essa finalidade, o presidente da comissão, Wanderley Rebello, firmou hoje (9) convênio com a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (Caarj) e com o psiquiatra Jorge Jaber, assessor da presidência da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que ministrará o curso. Rebello disse ter encontrado colegas e conselheiros da OAB em tratamento nas reuniões abertas ao público do AA e do NA, que frequenta a convite de dependentes químicos. Sua ideia é montar um atendimento desses grupos na sede da OAB-RJ. “Temos muitos advogados com esses problemas”, afirmou.
Aula inaugural
O curso tem por objetivo esclarecimentos médicos, terapêuticos e comportamentais sobre o usuário de drogas e seus familiares e repete modelo já usado por Jorge Jaber há mais de 20 anos para formar terapeutas em dependência química na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca. O psiquiatra esclareceu que não há qualquer patrocínio ou pagamento aos professores, terapeutas e médicos que participam do curso. “Todos são voluntários. É uma forma de mostrar que é possível se fazer tratamento gratuito, com profissionais de bom padrão”.
A aula inaugural do curso ocorrerá no próximo dia 11, na sede da Caarj, no centro da cidade. Inscrições podem ser feitas pelo telefone 21-2277-2315. As aulas serão sempre às quartas-feiras. Extraoficialmente, há 20 alunos interessados. Além do curso, advogados dependentes químicos e parentes contarão com atendimento gratuito para orientação e aconselhamento no mesmo local, a partir do dia 18 deste mês, aberto também ao público, dependendo do número de vagas existentes. Segundo Wanderley Rebello, tanto o curso quanto ao atendimento terão caráter permanente.
Levantamento
Jorge Jaber informou que o objetivo é que outras entidades possam se mobilizar e abram novas portas para ajudar pessoas que sofrem desses vícios, sobretudo a população carente. Ele acrescentou que o benefício não é só para pessoas atendidas, mas para todos aqueles que querem fazer o bem.
A comissão está fazendo um levantamento em todo o estado, incluindo as 63 subseções da OAB-RJ, para identificar o quantitativo de advogados que apresentam algum tipo de dependência química, incluindo álcool e drogas mais pesadas. Rebello pretende divulgar o resultado da pesquisa no segundo semestre deste ano.
Paul Newman
Para celebrar a assinatura do convênio, haverá exibição gratuita na noite desta segunda-feira, no Cine Odeon, na Cinelândia, do filme O Veredicto, seguida de debate. Produzido em 1983, o filme é dirigido por Sidney Lumet e mostra Paul Newman como advogado alcoólatra e decadente que vê a chance de recuperar sua autoestima quando lhe é dado um caso sobre um erro médico.
Mesmo quando uma quantia razoável é oferecida para se chegar a um acordo e o caso não ser julgado, ele não concorda e decide enfrentar um poderoso grupo, defendido por um renomado e ardiloso advogado. 
Edição: Armando Cardoso

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Grupo de Capoeira Raimundo Filho em 2009...De volta no tempo!

Grupo Nova Geração de Capoeira em 2010... De volta no tempo!

Aula-Passeio leva alunos da rede para espetáculo de circo

Através de uma parceria entre a Divisão de Cultura da Secretaria de Educação de Duque de Caxias (SME) e o Projeto Escola Unicirco Marcos Frota, desde 2014 os alunos da rede municipal de ensino participam de apresentações e oficinas circenses nas unidades escolares. O objetivo é promover a democratização da cultura, além da valorização das artes circenses brasileiras.
Alunos da rede municipal prestigiaram o Unicirco do Marcos Frota 2
Em 2015, mais de 20 apresentações foram realizadas, com um público médio de 400 alunos por evento. Este ano, a parceria se fortaleceu e, no mês de abril, começaram as apresentações para os alunos da rede, quando 70 alunos da Escola Municipal Marechal Floriano Peixoto participaram com suas professoras de um espetáculo no Parque Municipal da Quinta da Boa Vista - RJ.
Alunos da rede municipal prestigiaram o Unicirco do Marcos Frota 3
O diretor da escola, Rogério Ferreira destacou a alegria das crianças com a aula-passeio. “Todos vibraram com os números dos artistas do circo. O passeio foi extremamente gratificante e satisfatório, pois, para algumas crianças, foi o primeiro contato com outro local, diferente de suas residências. Eles ficaram encantados com as paisagens, os prédios, a Baía da Guanabara, enfim, ficaram vibrantes desde o trajeto da escola até o circo”.
Alunos da rede municipal prestigiaram o Unicirco do Marcos Frota
Para Marcos Vinicius Lopes, diretor da Divisão de Cultura da SME, o maior ganho com as aulas-passeio é a possibilidade de “proporcionar aos alunos a ampliação do conhecimento em diversas áreas, por meio de atividades lúdicas que contribuem intensamente com a formação das crianças”.
O Projeto Escola Unicirco continuará atendendo outras escolas da rede, com diversas atividades, externas e internas, ao longo do ano.
Aula-Passeio leva alunos da rede para espetáculo de circo

UPH de Imbariê comemora Dia das Mães

A Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Imbariê comemorou nesta sexta-feira (6/5), o Dia das Mães. A atividade envolveu médicos, psicóloga, assistente social, nutricionista e enfermeiras para um bate papo descontraído sobre família. Uma paciente da unidade emocionou os presentes com a leitura de um poema dedicadas as mães. O evento, que se estendeu a pacientes internados e funcionárias de plantão, também teve música, distribuição de rosas, sorteio de brindes e um café da manhã.
“Ficamos alegres, sorrimos e choramos juntas por aquelas mães que já se foram. Foi uma manhã de muitas recordações”, destacou a vice-diretora Luciana Filgueira, responsável pela organização da comemoração.
UPH de Imbariê comemora Dia das Mães

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Administração promove Cine Pipoca na Semana das Mães

Os servidores que trabalham na secretaria de Administração da Prefeitura, em Jardim Primavera, assistiram na tarde desta quinta-feira (5/05), ao filme “O Escafandro e a Borboleta”, dentro da semana em que se memora o Dia das Mães. Antes do início da sessão com direito a pipoca e refrigerante, o secretário de Administração Sidney Guerra destacou a importância da valorização e o bem-estar do servidor público. Lembrou também das ações de saúde, culturais e de qualificação, além dos cursos de capacitação em várias áreas já realizadas pela sua pasta. Os servidores homens também foram convidados para assistir à exibição.
DSC 78551
As comemorações foram iniciadas nesta quarta-feira (4/5), com ação de saúde para verificação da pressão arterial e teste de glicemia para servidores e prestadores de serviço. “A sexta-feira será especial para mães da SMA. Pela manhã elas terão um horário reservado para beleza com profissionais de maquiagem da empresa Mary Kay produtos de beleza. À tarde elas serão homenageadas e participarão de um coffee break”, disse o secretário Sidney Guerra.
DSC 7872
O filme, elogiado pelos servidores, uma produção franco-americana e conta a história de Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) tem 43 anos, é editor da revista Elle e um apaixonado pela vida. Mas, subitamente, tem um derrame cerebral. Vinte dias depois, ele acorda. Ainda está lúcido, mas sofre de uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo. Bauby se recusa a aceitar seu destino. Aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto, e forma palavras, frases e até parágrafos. Cria um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória.
Administração promove Cine Pipoca na Semana das Mães

Caxias discute plano diretor de mobilidade urbana

Representantes das secretarias de Planejamento, Urbanismo e Habitação, Transportes e Serviços Públicos, Obras, Defesa Civil e Políticas de Segurança, Ações Institucionais e Comunicação, Governo, Trabalho, Emprego, Renda e Políticas de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento e da sociedade civil estiveram nesta quarta-feira (4/5), debatendo o Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Duque de Caxias, que será apresentado na primeira semana de junho. O encontro teve a participação da equipe da empresa Logitec- engenharia e consultoria, vencedora da licitação para o desenvolvimento do plano com a Prefeitura.
DSC 7837
O secretário de Planejamento, Urbanismo e Habitação, Luiz Edmundo Costa Leite, explicou durante a abertura do encontro, sobre a importância da implantação do plano. “ A questão da mobilidade urbana é de grande importância não só para Caxias, mas todos os municípios da Baixada Fluminense. Hoje participei de um encontro em Nova Iguaçu e a questão da mobilidade foi um dos temas abordados. A mobilidade urbana é fundamental no desenvolvimento econômico de um município, por atrair mais empresas, melhores condições de transporte e, consequentemente, mais empregos. A Prefeitura de Duque de Caxias tem procurado através de ações, melhorar o trânsito na cidade, como ocorreu na entrada para Santa Cruz da Serra ou no Centenário”, disse.
DSC 7832
A representante da empresa de consultoria, Ivanice Schütz, revelou que o plano é divido em cinco etapas que incluem desde o levantamento de dados, diagnósticos, mapeamento, consulta pública até a apresentação.  Todas as secretarias municipais irão abastecer a empresa com informações sobre a cidade, contribuindo, desta forma, na elaboração do plano. A previsão é estar concluído até o início do próximo ano, já que até 2018, os municípios deverão apresentar seus planos de mobilidade urbana, para ter acesso a recursos federais.
Caxias discute plano diretor de mobilidade urbana

Frequentadores criticam precariedade de Vilas Olímpicas na Baixada Fluminense

No início de agosto, a tocha olímpica vai percorrer os cinco principais municípios da Baixada Fluminense. Mas, por enquanto, no quesito infraestrutura, a região não anda merecendo nem medalha de bronze. Nas Vilas Olímpicas de Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Nilópolis, os frequentadores cobram melhorias imediatas.
Banheiros em Nova Iguaçu estão sujos e com alagamentos
Banheiros em Nova Iguaçu estão sujos e com alagamentos 
Foto: Igor Ricardo / Extra
Em Nova Iguaçu, no Centro, as queixas começam na pista de atletismo, que está com buracos e desníveis, passam pelos aparelhos de ginástica com ferros aparentes e sem conservação, e terminam nos banheiros com vazamento e sujeira.
— Está ruim demais. E o banheiro é a pior parte: está muito sujo — reclama a dona de casa Mônica Soares Moura, de 30 anos.
Mônica reclama de péssimas condições na Vila Olímpica de Nova Iguaçu
Mônica reclama de péssimas condições na Vila Olímpica de Nova Iguaçu 
Foto: Igor Ricardo / Extra
Aparelhos de ginástica em Nova Iguaçu estão sem manutenção
Aparelhos de ginástica em Nova Iguaçu estão sem manutenção Foto: Igor Ricardo / Extra
Em Caxias, no Jardim Vinte e Cinco de Agosto, quem costuma correr na pista de atletismo precisa desviar de alguns buracos e de desníveis.
— Como pode uma cidade, que se presta a receber a chama olímpica, passar por uma situação dessa? — questiona o professor de Educação Física Luiz Carlos, de 29 anos.
Atletas convivem com aparelhos sem manutenção
Atletas convivem com aparelhos sem manutenção Foto: Igor Ricardo / Extra
Logo na entrada da Vila Olímpica de Nilópolis, também no Centro, é possível ver funcionários da prefeitura trabalhando na reforma do espaço. A previsão é de que tudo fique pronto em julho. Mas, lá dentro, ainda há muito a ser feito. Na quadra de futsal, por exemplo, o jogo é sempre interrompido por causa da grade quebrada.
Na Vila Olímpica de Nilópolis, crianças brincam em meio a grade soltas
Na Vila Olímpica de Nilópolis, crianças brincam em meio a grade soltas Foto: Igor Ricardo / Extra
A Secretaria municipal de Esporte e Lazer de Nova Iguaçu informou que vai começar nesta quinta-feira uma reforma emergencial nos banheiros do centro esportivo. Além disso, a administração deve começar em setembro, junto com a Caixa Econômica Federal, novas obras como a reforma completa da pista de atletismo e a construção de dois banheiros externos. O custo é de R$ 800 mil.
Já a Secretaria municipal de Esporte e Lazer de Caxias informou que aguarda a liberação de verbas do Ministério dos Esportes. O projeto inclui a instalação de uma pista apropriada para atletismo, com piso importado. A obra custará R$ 9 milhões.
Até o fechamento desta edição, a Prefeitura de Nilópolis não havia se pronunciado.
Leia na íntegra a resposta da Prefeitura de Duque de Caxias:
“A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, informa que já enviou ao Ministério dos Esportes um projeto de reforma e manutenção de todo o complexo da Vila Olímpica, que inclui a pista de atletismo, ginásio, dependências e demais instalações. A secretaria está no aguardo da liberação de recursos para começar a reforma. É importante destacar que tal projeto tem custo elevado, entre eles o piso apropriado da pista de atletismo, que é importado, onde se faz necessário a parceria com o Governo Federal.
O projeto de domínio público encontra-se acessível no sistema de convênio do Governo Federal – SICONV (Portal de Convênio – Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão) - para consulta de todos os detalhes com orçamento previsto de R$ 9 milhões. A Prefeitura ressalta ainda que desde 2007, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, não tinha condições de realizar convênios em função de falta de certidões de regularização de débitos e dívidas de gestões passadas, que só foi saneada na atual administração, permitindo assim a apresentação de projetos e convênios com os governos Federal e Estadual”.
Leia na íntegra a resposta da Prefeitura de Nova Iguaçu:
“No que diz respeito a reforma estamos com um projeto de reforma junto a Caixa Econômica Federal, com recursos viabilizados através de emenda parlamentar, que engloba reforma do piso da pista, construção de dois banheiros, duas quadras poliesportivas e inclui ainda troca dos aparelhos da academia ao ar livre, com previsão de inicio entre setembro e outubro desse ano, com um estimado em torno de 800 mil reais.
Quanto aos banheiros, iremos aumentar a fiscalização dos funcionários da empresa terceirizada que que cuidam da limpeza e manutenção desse espaço, no entanto iniciaremos imediante um reforma emergencial nesses banheiros para melhor atendermos os usuários da vila olímpica”.

Frequentadores criticam precariedade de Vilas Olímpicas na Baixada Fluminense

FutRio - Em gramado sem marcação, Duque e Mesquita empatam em jogo-treino



Em preparação para seus respectivos estaduais, Duque de Caxias e Mesquita empataram por 2 a 2 em jogo-treino na tarde desta quarta-feira (4) no Estádio Marrentão, em Xerém. Erick Foca e Igor Claudiano marcaram para o Tricolor da Baixada, enquanto que Marcos Vinícius e Elder fizeram para o Tubarão.
A atividade contou com dois tempos de 45 minutos e foi bem equilibrada, tanto que o placar foi o mesmo nas duas etapas: 1 a 1. Erick Foca fez o do Duque de Caxias e Marcos Vinicius o do Mesquita. Na etapa final, com equipes mescladas, Igor Claudiano marcou para os mandantes e Elder fez o dos visitantes.
Após o jogo-treino, a diretoria do Mesquita reclamou bastante do gramado do Marrentão, que estava alto e cheio de buracos, e também criticou a falta de marcação do campo jogo, sendo ela feita com tartarugas. 
Pela Taça Corcovado, o Duque de Caxias encara o Nova Iguaçu, atual campeão da Taça Santos Dumont, no sábado (7), às 16h, no Marrentão. Pela Série C, o Mesquita encara o Juventus, no dia 19 de junho, às 15h, em local ainda a confirmar.

Escalações iniciais:

Duque de Caxias: Bernardo; Márcio Gabriel, Cassiano Borges, Rafael, Cayo e Wesley; Gean Miller, Gabriel Terra e Washinton; Flávio Caça Rato e Erick Foca.

Mesquita: Iago; Leandro, Berimbau, Cazu e Elder; Monteiro, Chamel, Kauer e Lauro; Bastos e Marcos Vinícius.


Policiais cumprem mandado de prisão em Duque de Caxias

RIO - Policiais da 59ª DP (Duque de Caxias) prenderam, na terça-feira, Wladimir de Jesus Luz, de 41 anos. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva pelos crimes de violação do segredo profissional, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistema de informações e estelionato.
De acordo com os policiais civis, o inquérito policial que resultou na prisão de Wladimir é oriundo da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática - DRCI e foi expedido pelo Cartório da 26ª Vara Criminal da Comarca da Capital.
Wladimir foi encaminhado ao Complexo Penitenciário de Bangu onde ficará à disposição da Justiça.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Merendeiras da Rede Municipal de Ensino de Caxias participam de formação em Alimentação Escolar

A Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenadoria de Alimentação Escolar e de uma parceria com o SESC Duque de Caxias, promoveu durante os meses de abril e maio, o projeto Cine Saúde, uma formação em educação alimentar, composta por aulas teóricas e práticas para todas as merendeiras da rede municipal de ensino. O curso abordou a importância da alimentação escolar saudável e da formação de bons hábitos alimentares. A última formação aconteceu nesta segunda-feira (3/5), no SESC Caxias.

Entre as questões tratadas no curso estiveram a alimentação saudável, os cuidados com a saúde, técnicas de preparo, higiene e conservação dos alimentos. Todos esses conceitos são fundamentais no preparo da merenda escolar servida nas escolas da rede municipal de ensino. Segundo o subsecretário de Educação em infraestrutura, Robson Carvalho, a SME, as escolas e seus funcionários devem transmitir hábitos de boa alimentação.
“As merendeiras da rede municipal promovem uma alimentação saudável e balanceada, adotando um cardápio variado, pensando na redução do desperdício de alimentos. Durante o curso, elas receberam todas as orientações necessárias para melhorar, ainda mais, o preparo da alimentação servida aos estudantes das escolas municipais”, ressaltou Robson.
O curso foi ministrado no SESC. Durante as aulas, os participantes falaram sobre alimentação consciente, o consumo de alimentos perigosos à saúde, vícios e maus hábitos alimentares, preparo da comida, educação alimentar, como preparar e servir com amor e como fazer com que os alunos sejam estimulados a consumir uma alimentação mais saudável através da merenda escolar.
Durante o curso, representantes da secretaria municipal de Educação reforçaram a importância da alimentação escolar, destacando o papel fundamental das merendeiras como promotoras de uma nutrição saudável. A educação alimentar é um campo de conhecimento de prática contínua e permanente, que busca a promoção autônoma e voluntária de hábitos saudáveis e conscientes, baseada no direito humano do acesso à alimentação adequada e à garantia da segurança alimentar e nutricional.