O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

A população de Nova Campinas, hoje, está com a faca e o queijo na mão


A população desconhece que direitos, numa democracia, não é aquilo de que se destituem os cidadãos, mas o que se exerce em seu beneficio, no sentido de sua permanente ampliação.
A população desconhece que não pode haver observância da lei sem democracia. Ao mesmo tempo, a democracia não pode existir e se desenvolver sem a lei, pois ela se destina a proteger a sociedade dos abusos do poder e garantir os direitos e liberdades dos cidadãos.
A população desconhece sabe por quê?
Porque o Estado não faz a sua parte, não faz o seu dever de casa.
Porque o Estado não cumpre com as suas obrigações.
Se a população não pode contar com a Associação de Moradores, não pode contar com os (falsos) líderes comunitários, não pode contar com o legislativo que ajudou a eleger e também não pode contar com o executivo, só resta uma alternativa: botar a mão na massa, fazer a coisa acontecer; se organizar, discutir, debater, produzir e realizar.
Não adianta ficar pensando no problema, principalmente, se ele tem solução. E se por acaso o problema não tem solução, também não adianta nada ficar pensando no problema.
Se a população de Nova Campinas estiver realmente interessada numa melhor qualidade de vida em todos os aspectos, tem que trabalhar em prol dessa melhoria.
A população de Nova Campinas, hoje, está com a faca e o queijo na mão, só depende dos moradores a reconstrução dessa tão sofrida comunidade.

Campinarte Dicas e Fatos - Edição de Setembro / 2016

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Aumenta acesso de jovens a álcool e drogas, revela IBGE

O número de adolescentes entre 13 e 15 anos que já consumiram bebida alcoólica aumentou. A informação é da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar 2015, realizada pelo IBGE. O levantamento indica também que o consumo de cigarro entre esses jovens, caiu de 6% para 5,6%. 

domingo, 28 de agosto de 2016

Exposição de Bolos Confeitados - Homenagem ao Campinarte

Espetacular a Exposição de Bolos Confeitados realizada em 27 de agosto de 2016 pelos alunos da Escola Vinde Meninos com Classe nas Artes (Irajá - RJ).
Foi um sábado com gosto (realmente) de festa e como apareceu gente! 
A escola ficou pequena, foi surpreendente o número de convidados, servindo para abrilhantar ainda mais um evento que foi preparado com muito trabalho, carinho e seriedade pelos alunos e instrutoresa e tudo sob a batuta da Professora Maria da Gloria.
O Campinarte Dicas e Fatos foi o grande homenageado por ocasião dos seus vinte anos em circulação.
O Coelhinho (que também marcou presença) ficou muito honrado e aproveita esta oportunidade para agradecer a todos da Escola Vinde Meninos com Classe nas Artes por  essa linda homenagem. Muito obrigado! 

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Clínica Médica Borges: Pesquisadores da USP criam técnica para tratar les...

Técnica criada por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos é capaz de tratar lesões pré-cancerígenas no colo do útero de maneira menos invasiva, usando um processo chamado terapia fotodinâmica. Quando não tratadas, essas lesões podem levar ao câncer do colo do útero, o terceiro tipo de câncer mais comum na população feminina.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de que 16.340 mil novos casos de câncer do colo do útero surjam neste ano. Para evitar a disseminação da doença, o estudo, inciado em 2011 pelos pesquisadores Natalia Mayumi Inada e Vanderlei Salvador Bagnato, começou eliminando verrugas causadas pelo papiloma vírus humano (HPV).
Por meio da terapia fotodinâmica, a paciente aplica, na região do colo do útero, um creme capaz de entrar na célula e criar uma substância fotosensibilizadora. Com a paciente deitada em posição ginecológica, o equipamento que projeta luz é introduzido durante 20 minutos.

Clínica Médica Borges: Mulher de 66 anos recebe coração de técnico alemão...

Uma mulher de 66 anos, cuja identidade não foi divulgada, recebeu o coração do técnico alemão Stefan Henze, morto em um acidente de carro no Rio de Janeiro, na última segunda-feira (15). A cirurgia ocorreu ontem (16) no Instituto Nacional de Cardiologia (INC), na zona sul da cidade do Rio.