O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Claro que eu estou me referindo a Nova Campinas

Quando uma pessoa se candidata e pela primeira vez é eleito presidente de uma associação de moradores, gera em toda população uma expectativa muito grande.
Independente de qualquer coisa não deixa de ser para a comunidade uma aposta. Só que sendo eleito pela primeira vez ou mesmo apesar (se fosse o caso) de ser reeleito, o certo é que a paciência da coletividade tem limites e a mesma não tolera quando o tal presidente não demonstra seriedade, honestidade e conhecimento de causa, ingredientes fundamentais para uma boa administração comunitária, principalmente em se tratando de áreas consideradas carentes. E a ausência desses ingredientes foi uma das coisas que mais chamou a atenção dos moradores nos últimos anos. Claro que eu estou me referindo a Nova Campinas.
Agora, vejamos a seguinte situação: o sujeito toma uma associação de moradores (embora seja bastante conceituado na localidade), mas assume a entidade sem uma reunião e/ou uma assembleia, sem se quer comunicar à comunidade e o que é pior, essa mesma comunidade conhece o histórico negativo do mesmo quando esteve a frente de outras entidades, de outras associações de moradores! Por mais bem intencionado que o tal invasor tente se mostrar, evidentemente, que a comunidade vai ficar com um pé atrás. Os caminhos que aquele que está presidente da entidade percorreu não foram os caminhos da participação, do diálogo, da interatividade com a sociedade, da eleição, do voto, da democracia. Já que falam tanto em democracia, pregam tanto a democracia, falam tanto em participação popular, e de repente, alguém simplesmente toma uma associação de moradores e faz a seguinte detclaração: “estou presidente” e fica por isso mesmo. Claro que eu estou me referindo a Nova Campinas.
Está na hora dessa nova geração, assumir suas responsabilidades e administrar todas essas problemáticas que envolvem a comunidade. O legado da velha guarda foi o fracasso da associação de moradores de Nova Campinas e hoje, eu afirmo categoricamente, a comunidade se tiver que apostar, com certeza, vai querer apostar em gente nova, ideias novas, caso contrário - Nova Campinas nunca mais terá salvação.