O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

BLOCO FLOR DA PRIMAVERA É BICAMPEÃO DO CARNAVAL DE DUQUE DE CAXIAS

Com apenas um ponto perdido em nove quesitos, o Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Flor da Primavera conquistou o bicampeonato do carnaval organizado pela Prefeitura e a Associação Carnavalesca de Duque de Caxias (ACDUC). Com 87,5 pontos, o vice-campeonato ficou com o G.R.B.C. do China. Na terceira colocação ficou o Império do Gramacho com 84 pontos. A apuração foi realizada nesta sexta-feira (20/2), na quadra da Acadêmicos do Grande Rio.
“Quero parabenizar todos os blocos, que com muito empenho tornaram possível a realização dessa festa. Estamos vivendo um momento especial com o resgate do carnaval da cidade, conseguindo reunir mais de 30 mil pessoas em Santa Cruz da Serra durante os quatro dias de folia”, destacou o subsecretário André Oliveira.
Flor da Primavera Bloco do China e Império do Gramacho foram os grandes campeões do carnaval de Duque de Caxias (foto)
Os blocos carnavalescos foram avaliados pelos jurados em nove quesitos: Estandarte, Enredo, Alegorias e Adereços, Abre-Alas, Fantasias, Evolução, Samba-Enredo, Bateria e Mestre Sala e Porta-Estandarte. A novidade desse ano foi a premiação de categorias por um grupo de jurados formado pela ACDUC. Campeã do carnaval de Duque de Caxias, o Flor de Primavera também foi a que mais levou troféus para casa, três no total – de melhor carro Abre-Alas, melhor Estandarte e melhor Bateria. Já o Bloco do China garantiu os prêmios de melhor Intérprete e Mestre Sala e Porta Estandarte. Mesmo número de troféus conquistados pelo Império do Gramacho, que ganhou nas categorias de melhor Samba-Enredo e Ala das Baianas. 

O Esperança de Nova Campina conquistou o prêmio de melhor Ala das Crianças.

O presidente da ACDUC, Inocêncio Barbosa, agradeceu o apoio dado pela prefeitura e o empenho dos componentes dos blocos carnavalescos para a realização do carnaval em Duque de Caxias. “Sem a ajuda do prefeito Alexandre Cardoso e o esforço de todas as pessoas que participaram do desfile, hoje não estaríamos aqui comemorando mais uma edição de sucesso do nosso carnaval”, afirmou.
Realizado pelo segundo ano seguido após um longo período de interrupção, o desfile dos blocos de enredo atraiu foliões de diversos bairros da cidade para a Praça da Matriz, em Santa Cruz da Serra. Na avenida, os blocos Império do Gramacho, Unidos do Laureano, do China, Esperança de Nova Campina e Flor da Primavera mostraram o trabalho de um ano realizado nos barracões.
A festa de carnaval em Santa Cruz da Serra contou com a participação das secretarias municipais de Cultura e Turismo; Defesa Civil e Políticas de Segurança; Saúde; Serviços Públicos; Assistência Social e Direitos Humanos; Comunicação e Ações Institucionais; da Guarda Municipal; e Polícia Militar. A estrutura montada pela prefeitura incluiu banheiros químicos espalhados pela praça, ambulâncias, lixeiras, arquibancadas e um palco por onde passaram artistas e DJs.
Também estiveram presentes na apuração a corte momesca – formada pelo rei momo André Paulino, a rainha Daiane Pires; as princesas Bruna Vieira e Marisa Silva Santos; e o Cidadão Samba Valdecir da Silva Pinheiro – e o deputado federal Celso Pansera.

G.R.B.C. Flor da Primavera
Bicampeão do carnaval de Duque de Caxias e campeão do Grupo 1 da Federação de Blocos Carnavalescos do Estado do Rio de Janeiro, o G.R.B.C. Flor da Primavera levou para avenida o enredo “Solano Trindade, Eterno Poeta”, que homenageou o poeta brasileiro nascido em 1908, no Recife, e que também foi ator, teatrólogo, cineasta e folclorista.
“Há alguns anos muita gente achava impossível ver a gente desfilar, imagina então ser campeão. Mas eu tinha certeza que um dia o título iria chegar e hoje somos campeões no Rio de Janeiro e na nossa própria cidade. É um orgulho imenso estar fazendo parte dessa história de resgate do carnaval de Caxias”, afirmou o presidente do bloco carnavalesco, Jorge Luiz Cesário, que esse ano completa nove anos na presidência.
Fundado em 1977, o bloco passou por um período de inatividade e reestruturado em 2000. Desde então, a agremiação ganhou uma quadra e foi colecionando bons resultados no carnaval carioca, chegando ao grupo principal da FBCERJ. Com o título no Rio de Janeiro, o presidente do Flor da Primavera já sonha com voos mais altos. “Estamos prontos para nos tornamos uma escola de samba”, disse animado após a apuração.

Classificação final do Carnaval de Duque de Caxias
1º Lugar – G.R.B.C.Flor da Primavera – 89 pontos
2º Lugar – G.R.B.C. do China – 87,5 pontos
3º Lugar – G.R.B.C. Império do Gramacho – 84 pontos
4º Lugar – G.R.B.C. Esperança de Nova Campina – 72 pontos
5º Lugar – G.R.B.C. Unidos de Laureano – 62 pontos