O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Desfile de blocos de enredo em Sta. Cruz da Serra, “nunca mais”!

Para o Coelhinho do Campinarte, com a volta dos desfiles de blocos de enredo, Duque de Caxias voltou a respirar ares carnavalescos, pelo menos uma brisa carnavalesca, ao contrário dos chamados bailes populares, carnaval da paz, realizados em alguns bairros do município e que nada tem a ver com Carnaval.
O Coelhinho do Campinarte foi até a Praça da Matriz em Santa Cruz da Serra para fazer a cobertura do desfile do Esperança de Nova Campinas na segunda-feira (16/02), e tem boas e más notícias.
A PMDC (basicamente) repetiu a logística do ano passado dotando a Praça da Matriz de “quase” tudo do bom e do melhor para que as agremiações proporcionassem um bom espetáculo. A organização pecou novamente no quesito “iluminação no local do desfile” e na dispersão, ali a coisa ficou um pouco complicada, no mais, tudo bem.
Aliás, muitos componentes das diversas agremiações de Duque de Caxias afirmaram que o nosso município, em termos de organização de Carnaval, é muito superior se comparado, por exemplo, a organização lá na Cardoso de Morais em Bonsucesso. Contaram coisas terríveis para o Coelhinho. Só pra que vocês tenham uma ideia, pelo segundo ano consecutivo, na hora do desfile do Esperança de Nova Campinas, o carro de som pifou e a organização responsável pelos desfiles em Bonsucesso não tinha um carro reserva. A agremiação de Nova Campinas desfilou sem som, repito: pelo segundo ano consecutivo, fala sério, né?
Componentes de outros blocos reclamaram da falta de policiamento e invasão da pista prejudicando (e muito) a evolução dos blocos, o que não acontece em Santa Cruz da Serra.
Agora voltando para Duque de Caxias, no que diz respeito ao desfile propriamente dito, as agremiações nesse Carnaval/2015, melhoraram um pouco o nível, mas todas (ainda) estiveram muito longe do ideal.
Isso na verdade se dá por causa da má vontade em desfilar em Santa Cruz da Serra, tanto é que em 2016 o desfile dos blocos de enredo será no primeiro distrito.
Segundo foi passado para o Coelhinho, “Santa Cruz da Serra fica muito longe”.
Muito bem... Todas as agremiações que desfilaram em Santa Cruz da Serra nesse Carnaval/2015, desfilaram no Rio - Umas desfilaram em Bonsucesso, outras desfilaram na Graça Aranha, mas, Santa Cruz da Serra é que fica longe!
Só nos resta torcer para que nenhuma dessas agremiações de Duque de Caxias um dia virem escolas de samba do Grupo Especial, porque Marquês de Sapucaí também fica muito longe, não é verdade?
Resumo: o problema era Santa Cruz da Serra, apesar da baita estrutura, certo?
Então vamos aguardar o Carnaval de 2016, no primeiro distrito, para que (finalmente) o público seja brindado com um espetáculo, no mínimo razoável. Até porque essas agremiações recebem subvenções das prefeituras de Duque de Caxias e do Rio de Janeiro e desfilam em ambos os municípios com o mesmo enredo.
Independente de qualquer coisa, independente de onde quer que seja realizado o desfile, uma coisa é certa – O Coelhinho está fora!