O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Tradição do Dia de Reis se mantém em Caxias e grupo Flor do Oriente pode virar patrimônio imaterial da cidade

A tradição de se comemorar o Dia de Reis continua em Duque de Caxias. A data ligada ao culto católico de Natal foi lembrada pela secretaria de Cultura de Turismo com a apresentação nesta quarta-feira (6/1), da Folia de Reis Flor do Oriente na Praça do Pacificador, antecedendo o desmonte da Árvore de Natal, que atraiu milhares de pessoas no mês de dezembro.
O grupo Flor do Oriente, que está comemorando 143 anos de fundação, tem sua tradição passada de pai para filho. Seu atual mestre, Rogério, substituiu o pai Sebastião Vicente de Moraes, que durante anos esteve à frente do grupo. Durante a apresentação, fizeram uma homenagem ao antigo mestre.
Durante o evento o secretário de Cultura e Turismo, André Oliveira anunciou o registro da Folia de Reis Flor do Oriente como patrimônio imaterial que será analisado pelo Conselho de  Cultura.
O subsecretário de Cultura e Turismo, Beto Gaspari lembrou a origem do festejo, uma tradição portuguesa que chegou ao Brasil no século 18, e está ligada às manifestações folclóricas em várias regiões do país, principalmente no interior. Os grupos reproduzem a viagem dos Reis Magos a Belém a procura do Deus Menino. Deles fazem parte foliões, músicos, cantores e palhaços que representam os soldados de Herodes. Na sede da Folia de Reis Flor do Oriente os festejos vão se estender até o dia 23 de janeiro com apresentação de grupos do município e de outras regiões.
“Estou maravilhada com esse grupo. Sempre gostei de Folia de Reis e estou emocionada. As cantigas são lindas e mexem com a gente. Temos que manter essa tradição que passa de pai para filho”, disse uma moradora do bairro Sara puí que tirou várias fotos para mostrar aos pais que também gostam das apresentações. “Vou mandar as fotos pelo WhatsApp assim que terminar o evento”, concluiu a dona de casa.
Desmonte da árvore
Encerrada a apresentação do Flor do Oriente, um dos símbolos do Natal começou a desmontada por funcionários da Prefeitura, a Árvore da Praça do Pacificador, uma tradição da cidade, que marca a abertura da festa cristã no município.