O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Campinarte Educação / Centro Comunitário Jardelina Dantas

Hildete Francisca de Oliveira (falecida)
Tudo começou em 1989 quando a dona Jardelina Dantas de Oliveira resolveu transformar o seu sonho em realidade: trabalhar em prol do social usando a educação como base.
Com recursos próprios dona Jardelina inicia um audacioso projeto voltado para as famílias carentes. Sua meta era construir uma creche-escola. Dona Jardelina não viveu o suficiente para ver o seu sonho realizado, mas felizmente deixou alicerçado, já no Jardim Anhangá (no loteamento conhecido como Sem-Terra), aquele que viria a se transformar num dos mais importantes projetos de educação da região.
Quem ficou encarregada de dar continuidade a essa empreitada foi a sua filha Hildete Francisca de Oliveira.
De 1999 até 2005, a instituição era conhecida como Instituto Jardelina Dantas – creche-escola. A partir de 2005 a instituição passa a se chamar Centro Comunitário Jardelina Dantas.
O Centro Comunitário Jardelina Dantas (hoje) tem um convênio com a Secretaria de Assistência Social do Município de Duque de Caxias para encaminhamento para o Bolsa Família, Exames Médicos, etc.
O Centro Comunitário Jardelina Dantas desenvolve vários projetos, programas e oficinas que dentre os quais destacamos: Projeto Estopa / Projeto Fuxico / Oficina de Corte e Costura / No Esporte: Futebol – Projeto Futuro Certo / Projeto de Capoeira / Projeto de Jiu-Jítsu. E mais: Projeto de Balé, além de Reforço Escolar e Apoio Pedagógico.
Entre profissionais contratados e voluntários, o Centro Comunitário Jardelina Dantas conta com mais de 20 pessoas para cuidar de mais ou menos duzentas crianças.
Detalhe: todos os voluntários são da própria comunidade.
 Centro Comunitário Jardelina Dantas – Telefone: 7732-3707
Quem quiser colaborar com o Centro Comunitário Jardelina Dantas com qualquer quantia: Caixa Econômica / Agência: 1334 / Operação: 003 / N.º da Conta: 1695 - 4