O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de junho de 2013

SOS MEIO AMBIENTE XERÉM / SINAL comemora Semana do Meio Ambiente com plantio de árvores em Xerém


SINAL (Sincronicidade, Inovação e Alegria) é um espaço de 200 hectares de terra, situado há 50 km do centro do Rio de Janeiro, no Vale dos Anjos Verdes, entre o distrito de Xerém, no Município de Duque de Caxias, e o Mosaico Central Fluminense da Mata Atlantica. Trata-se de um lugar mágico, cercado por montanhas, povoado por nascentes e atravessado pelo Rio Santo Antonio. Foi nesse lugar que há 18 meses a organização não governamental CEMINA (Comunicação, Educação e Adaptação) iniciou um conjunto de projetos que tem como finalidade compartilhar iniciativas e práticas que contribuam para a transição para a sustentabilidade. SINAL trabalha a educação em três níveis: o desenvolvimento pessoal, interpessoal e a responsabilidade com o planeta.
O trabalho com as Escolas: Uma das principais comunidades a serem engajadas no projeto educativo do SINAL são as Escolas. No ano de 2013, SINAL teve um projeto selecionado pela Campanha Criança Esperança da TV Globo, no qual alunos e alunas da Escola Estadual Hervalina Diniz, localizada no bairro Santo Antônio (4º Distrito Xerém, Duque de Caxias), que atende o segundo segmento do primeiro grau, participam semanalmente de atividades extra curriculares que envolvem educação sobre a importância da higiene, consciência do lixo que produzimos e reciclagem. O reconhecimento das árvores frutíferas locais, a identificação de espécies comestíveis e a importância de uma alimentação sem agrotóxicos, estão ainda entre temas desenvolvidos pelo projeto.
Os alunos e alunas estão contribuindo também para a construção do Espaço SINAL das Crianças. Uma área de mil metros quadrados onde as crianças aprendem sobre cultivo de hortas, compostagem, energia solar, tratamento de água, além de ser um local de lazer onde é possível apreciar a natureza.
Atividades da Semana do Meio Ambiente: Para celebrar a Semana do Meio Ambiente o projeto SINAL, que recebe voluntários de vários países, está organizando um plantio de árvores em áreas de Mata Atlântica desmatadas e consideradas Áreas de Proteção Permanente (APPs) situadas em encostas e topos de morro. O plantio será feito por todas as turmas da E. E. Hervalina Diniz e será incluído como atividade escolar da semana. A iniciativa tem como objetivo mobilizar as crianças para a importância do reflorestamento como medida de redução de riscos de desastres ambiental; manutenção dos mananciais de água e para o embelezamento da paisagem. Haverá também palestras sobre a história da Mata Atlântica e sua importância sócio-ambiental; e jogos lúdicos que permitirão as crianças apreender sobre árvores nativas e suas propriedades na alimentação e na medicina.
Período do Programa de Plantio: 3 a 7 de Junho de 2013
Horários: Manhã: de 9 às 11:30 horas / Tarde: de 14:00 às 16:30 horas

Para mais informações sobre o projeto: HTTP://facebook.com/sinaldovale e http://www.facebook.com/groups/370743589698496/ (Sinal das Crianças)
Para mais informações sobre o evento: corral.thais@gmail.com ou Fernando Callelo : fernandocalello@yahoo.com.ar 021-72171750 ou 021-98890490