O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Prefeitura abre oficialmente o carnaval em Duque de Caxias

“A partir desse momento quem vai comandar a cidade é a realeza do samba”. Assim o vice-prefeito Laury Villar deu início oficialmente neste sábado (14/2), em Santa Cruz da Serra, ao carnaval de Duque de Caxias com a entrega da chave da cidade ao rei Momo André Paulino e toda sua corte momesca formada pela rainha Daiane Pires; princesas Bruna Vieira e Marisa Silva Santos; e Cidadão Samba Valdecir da Silva Pinheiro. O primeiro dia de folia seguiu com o desfile do bloco afro cultural Ojuobá Axé e a apresentação da cantora Priscila Almeida.
“No primeiro ano, devido a tragédia que atingiu o quarto distrito, não realizamos carnaval na cidade. Em 2013, fizemos o carnaval em Santa Cruz da Serra e a população deu um show de cidadania, trazendo a família para brincar e se divertir. O sucesso foi tão grande que trouxemos mais uma vez o carnaval para cá”, destacou Laury, que lembrou também o empenho e a determinação da ACDUC e dos blocos. “Sem eles não conseguiríamos realizar esse carnaval”, elogiou.
A cerimônia contou ainda com a presença dos secretários Jesus Chediak (Cultura e Turismo) e Marcello Silva da Costa (Defesa Civil e Políticas de Segurança), e do presidente da Associação Carnavalesca de Duque de Caxias (ACDUC), Inocêncio Barbosa;
Empolgado com a folia, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Jesus Chediak, lamentou que uma cidade com uma escola de samba do tamanho da Grande Rio tenha ficado tanto tempo sem realizar o próprio carnaval.
“Quando chegamos em Duque de Caxias percebemos que o município não tinha o seu próprio carnaval. O prefeito mudou esse panorama no ano passado e espero que para os próximos anos consigamos avançar ainda mais”, afirmou.
O presidente da ACDUC, Inocêncio Barbosa, lembrou a importância da festa para população. “Carnaval é a festa do povo e é fundamental trazer a festa para nossa cidade para atender àquelas pessoas que não têm condição de ir ao Rio de Janeiro para curtir e assistir aos desfiles.
Quero agradecer à prefeitura e todas as secretarias envolvidas por nos proporcionar essa oportunidade”, disse.
E na festa do povo o que não faltou foram famílias. Morador do Barro Branco, Márcio José da Silva, de 34 anos, aproveitou para levar a esposa Rosária da Silva, 26, e a filha Sofia da Silva, 4, para se divertirem com os desfiles e show na Praça da Matriz. “É a primeira vez que passo o carnaval aqui e achei bem legal essa iniciativa de trazer o carnaval para Santa Cruz da Serra. Assim não desgasto tanto minha família tendo que ir até outros lugares longe de casa. Minha filha está adorando, agora venho todos os dias”, garantiu Márcio.
Bom para os foliões, melhor ainda para os comerciantes que esperam faturar com o carnaval desse ano. É o caso de Fabiana Santana do Nascimento, de 32 anos, que ao lado do marido e dos filhos procura aumentar a renda da família com a venda de crepe e churrasquinho. “Estávamos precisando levantar um dinheiro e surgiu a oportunidade de montar a barraca aqui em Santa Cruz da Serra. Sempre que tem algum evento como esse buscamos nos credenciar para poder vender crepe e churrasquinho. Esse é o primeiro ano que trabalhamos no carnaval aqui na praça e estamos confiantes no lucro ao final dos quatro dias”, afirmou a dona de casa.
E se o assunto é carnaval, não pode faltar a preocupação com a prevenção da transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. Pensando nisso, a prefeitura distribuiu 10 mil preservativos somente no primeiro dia. A ação continuará durante todo o carnaval, alertando a todos sobre a importância do uso da camisinha. A prefeitura preparou toda a estrutura e também disponibilizou banheiros químicos para população. A guarda municipal e a Polícia Militar cuidaram da segurança dos foliões.
Também participaram da abertura do carnaval em Caxias os subsecretários André Oliveira (Cultura e Turismo) e Daniela Pereira (Educação), o ouvidor Carlos Alberto de Senna Costa; e o deputado federal Celso Pansera.
 Prefeitura abre oficialmente o carnaval em Duque de Caxias