O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de maio de 2020

Huayrãn Ribeiro / Resignação

Eu já ouvi falar em resignação, grandeza e dignidade. Eu já ouvi falar em pessoas resignadas; a história da humanidade está cheia de grandes exemplos de renúncia espontânea, pessoas que tiveram muita coragem para enfrentar todos os tipos de sorte e desgraças. A história da humanidade está repleta de exemplos de pessoas que tinham autoridade moral, respeitabilidade, nobreza. Pessoas que não se curvaram diante de seus algozes e caíram de pé.
Sir, Walter Raleigh, já sobre o patíbulo, pediu para ver o machado do carrasco. Examinando o fio do corte, disse sorrindo:
- O remédio é amargo, mas cura todos os males.
Quando Sydney foi condenado a ser enforcado e esquartejado, Jeffries, seu juiz e verdugo, exortava-o a que sofresse com resignação, Sydney estendendo-lhe seu braço, respondeu:
- Toma-me o pulso e verás se meu sangue está agitado.
Antes de subir ao patíbulo Ana Bolena escreveu ao rei Henrique VIII, seu marido:
- “Tens sempre te ocupado de minha elevação e de minha grandeza e nem sequer hoje perdes de vista este teu cuidado: simples senhorita fizeste-me marquesa de Pimbrock, de marquesa, rainha, e de rainha hás-me elevado neste momento à categoria de santa”.
Subiu ao patíbulo ricamente vestida e com grande firmeza e, tendo notado que algumas damas sorriam maliciosamente, disse-lhes:
- Morro rainha, isto é tudo.
Quando Maria Stuart subiu ao cadafalso, o carrasco pôs a mão sobre sua cabeleira.
- Meu amigo, disse-lhe a rainha, não me toques.
Em seguida chamou uma das damas que a serviam, a qual lhe tirou o fino véu preto que levava, as travessas e os outros adornos.
Não pôde impedir, entretanto, que o verdugo lhe arrancasse a parte superior de seu vestido, de maneira que ficou meio despida na presença de quatrocentas ou de quinhentas pessoas, às quais pediu perdão pela forma indecorosa em que se apresentava.
Não estou habituada, disse, a esta vestimenta nem a este pajem.
Resumo - Se você está sofrendo, supere sua dor com heroísmo, porque só os vencedores conseguirão o prêmio que se encontra à espera deles.
Tenha muita calma, não se apresse, mas também não desanime.
Supere sua dor com heroísmo, busque alegria e viva com a sensação otimista daquele que sabe lutar sem desfalecimento.
E verifique que sua vida se transformará num hino de ação de graças ao Criador.