O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

domingo, 30 de agosto de 2015

Vacinas contra gripe reduzem risco de ataque cardíaco, segundo estudo

11051474w.jpg
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW) demonstrou que estas vacinas antigripais têm 29% de efetividade na prevenção de ataques cardíacos, um nível quase similar ao de outras medidas preventivas.
ADVERTISEMENT

Estudos prévios assinalam que a efetividade das estatinas, fármacos usados para diminuir o colesterol, como prevenção secundária de ataques cardíacos é de 25%, enquanto a dos produtos contra a hipertensão se situa entre 15% e 18% e a dos métodos para deixar de fumar em 26%.
Estas conclusões se desprendem da análise realizada pela equipe da UNSW em diversos casos internacionais de controle para estudar os nexos entre a gripe e as vacinas, assim como com os ataques cardíacos, segundo um comunicado da universidade australiana.
Os cientistas da UNSW descobriram que muitos dos pacientes com ataques cardíacos tinham contraído a gripe pouco antes desse incidente.
"As vacinas antigripais são seguras, efetivas e acessíveis. Com base nas descobertas do estudo, todas as pessoas com mais de 50 anos deveriam considerar se vacinar, especialmente se estão em risco de ter ataques cardíacos", comentou a autora do estudo, Raina MacIntyre.
Pesquisas prévias assinalam que a gripe contribui para que o coração bata com maior rapidez e se produzam com maior facilidade coágulos sanguíneos, o que pode bloquear artérias que já estão obstruídas.
MacIntyre destacou que "mesmo que uma pessoa (mais velha) tenha um peso saudável e careça de antecedentes familiares de ataques cardíacos, pode ter um engrossamento de suas artérias sem sabê-lo".