O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Brasil Sem Alergia inaugura serviço gratuito de função pulmonar no Rio de Janeiro

Na próxima segunda-feira (14), o projeto social Brasil Sem Alergia irá inaugurar mais um serviço gratuito em seus três postos na Baixada Fluminense: o exame de espirometria. Também conhecida como teste de sopro, a espirometria é capaz de identificar com grande precisão variados tipos de alergias respiratórias, especialmente a asma. O teste, que não é encontrado facilmente gratuitamente, estará à disposição de todos os pacientes de segunda a sábado, de 09h às 18h. Para agendamento, os interessados deverão ligar para os telefones (21) 3939-0239 ou (21) 2652-2175. O procedimento será oferecido nas unidades do projeto em Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Xerém.
A espirometria 
Com o objetivo de identificar doenças respiratórias, o teste de sopro é um exame que avalia a função pulmonar do paciente através da quantidade de ar assoprado e em qual velocidade, calculando alguns indicadores que sugerem a condição de saúde do órgão. Chamado de espirômetro, um aparelho em que o paciente irá assoprar é utilizado para mensurar os volumes e fluxos que entram e saem do pulmão, auxiliando  no diagnóstico de problemas respiratórios, com destaque para a asma – patologia de fundo alérgico. Na rede particular, o exame chega a custar em média R$150,00, mas o valor poderá variar de acordo com os parâmetros avaliados, a clínica e a região escolhida. 
Segundo o coordenador técnico do Brasil Sem Alergia, o médico  Marcello Bossois, a chegada do equipamento irá ajudar muito na avaliação de determinadas alergias que por vezes ainda não possuam um diagnóstico fechado. “A inauguração deste novo serviço trará enormes benefícios para nossos pacientes. Os quadros de asma e bronquite, por exemplo, terão um diagnóstico muito mais ágil e mais preciso”, celebra o médico. 
Ele lembra que muitos casos de asma são assintomáticos, o que poderá dificultar demais sua análise. “Certas vezes a primeira avaliação do espirômetro aponta para um resultado negativo para a doença, mas o teste bronco dilatador (segunda etapa do exame) acaba identificando a presença da patologia. Um diagnóstico prévio aos sintomas é importante porque poderá prevenir que a alergia se manifeste com maiores intensidades”, conclui.  
Sobre o Brasil Sem Alergia 
Com mais de 120 mil atendimentos gratuitos já realizados – equivalente à população de Resende (RJ), o Brasil Sem Alergia é um projeto social que oferece diversos procedimentos de prevenção, combate e controle de processos alérgicos e de doenças ligadas ao sistema imunológico. Com três postos na Baixada Fluminense (Duque de Caxias, Xerém e Nova Iguaçu), a equipe da ação social oferece gratuitamente testes alérgicos, atendimento médico, orientação clínica e um recém-inaugurado serviço de acupuntura para tratar alergias. E, a partir de setembro, passará a contar com o exame de espirometria para diagnósticos de alergias respiratórias. Coordenado pelo médico Marcello Bossois, o projeto está à disposição de toda a população do Rio de Janeiro de segunda a sábado, com agendamento através dos telefones (21) 3939-0239,  (21) 2652-2175 ou (21) 3742-7342.
Endereços 
Duque de Caxias: Rua Conde de Porto Alegre 167, no bairro 25 de Agosto 
Nova Iguaçu: Rua Coronel Bernardino de Melo 2085, na Cruz Vermelha de Nova Iguaçu 
Xerém: Centro Médico Estrela de David, na Praça da Mantiqueira 18