O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

sábado, 4 de fevereiro de 2023

Em época de praias lotadas, cachoeiras são alternativa para cariocas; confira lista



Parque Municipal de Nova Iguaçu Foto: Nina Lima / Extra
Júlia Zaremba

Com a sensação térmica chegando a 55°C no Rio de Janeiro, arranjar uma forma de se refrescar sem gastar fortunas com a conta do ar-condicionado torna-se uma prioridade entre os cariocas. Diante desse cenário, as praias, soberanas em relação às outras opções de lazer, nem sempre são o programa mais agradável. Afinal, o calorão tem superlotado a areia e o mar de banhistas. Para fugir do caos, há quem prefira desbravar trilhas e se banhar em cachoeiras, espalhadas em vários pontos da cidade, da Zona Oeste à Zona Sul e também na Baixada Fluminense. Algumas são pouco conhecidas, mesmo entre moradores que vivem próximo a elas.
Para ajudar os leitores a encontrar as melhores cachoeiras, o EXTRA elaborou uma lista com algumas das mais belas quedas d’água e piscinas de água natural da cidade. Agora é só escolher as favoritas, preparar as roupas de banho e ir desfrutar da natureza.
Cachoeiras do Parque Estadual da Pedra Branca
O Parque Estadual da Pedra Branca, localizado na Zona Oeste do Rio, é uma das maiores florestas naturais urbanas do mundo, abrangendo 17 bairros da cidade. O parque conta com três acessos para visitação: na Taquara (Núcleo Pau da Fome), em Realengo (Núcleo Piraquara) e em Jacarepaguá (Núcleo Camorim). Entre suas belezas naturais, as cachoeiras são o ponto alto, algumas de acesso mais difícil.


Cachoeira do Camorim
Cachoeira do Camorim Foto: Reprodução / Instagram/@suaaventura



Cachoeira do Camorim
Cachoeira do Camorim Foto: Reprodução / Instagram/ @trilheirasdobrasil

A Cachoeira do Camorim é uma das mais bonitas, mas exige um tempinho de caminhada - cerca de uma hora a pé. Fica no meio da trilha para o Açude do Camorim, localizado a mais de 400 metros de altitude numa bacia natural entre a Serra do Nogueira e o Pico do Sacarrão. O caminho até lá é uma atração à parte, com jequitibás, ipês amarelos e heranças da época em que a área abrigava fazendas coloniais.
O Poço da Mãe D'água é outra beleza natural do parque. Localizada na Taquara, o acesso é mais fácil do que a anterior - basta uma caminhada de aproximadamente 15 minutos desde a entrada do parque. Perto dali, há também a Cachoeira dos Gravatás, conhecida como Cachoeira Grande.


Cachoeira do Barata, em Realengo
Cachoeira do Barata, em Realengo Foto: Reprodução / Prefeitura do Rio

No Núcleo Piraquara, há a Cachoeira do Barata, localizada em Realengo. Consiste em um conjunto de quedas d’água e trechos do Rio Piraquara que podem ser aproveitados pelos visitantes. Para chegar até lá, são necessários cerca de 20 minutos de caminhada. Ao longo do rio, também podem ser encontradas piscinas naturais.
Cachoeiras do Parque Nacional da Tijuca
As cachoeiras do Parque Nacional da Tijuca são as mais populares entre os cariocas. Não à toa - além de serem naturalmente belas, as trilhas que conduzem até elas são compostas por fauna e flora riquíssimas. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão do parque, há cerca de 1.619 espécies vegetais e centenas de espécies de animais na floresta. As principais cachoeiras estão localizadas em dois setores da unidade de conservação: Setor Floresta da Tijuca e Setor Serra da Carioca.


Cachoeira do Chuveiro faz parte do roteiro de cachoeiras do Horto
Cachoeira do Chuveiro faz parte do roteiro de cachoeiras do Horto Foto: Felipe Hanower / O Globo



Cachoeira do Chuveiro, no Horto
Cachoeira do Chuveiro, no Horto Foto: Reprodução / Instagram/@dudutopia

As mais conhecidas são as cachoeiras do Chuveiro, do Quebra e da Gruta, localizadas no Horto, no Jardim Botânico. As três ficam no Setor Serra da Carioca e podem ser acessadas pela mesma trilha - a partir da Estrada Dona Castorina, no Horto. O trajeto conta com alguns trechos mais íngremes e escadas formadas a partir de raízes de árvore. O tempo para chegar até elas é de aproximadamente 20 minutos.


Cachoeira do Quebra
Cachoeira do Quebra Foto: Reprodução / Instagram/ @jon_harten



Cachoeira da Gruta
Cachoeira da Gruta Foto: Reprodução / Instagram/ @bluxrio

Há ainda a Cachoeira dos Primatas, que pode ser acessada pela Rua Sara Vilela, no Jardim Botânico, e as duchas das Paineiras, chuveirões de água doce ao longo da Estrada das Paineiras. Para chegar até a primeira é necessário fazer uma pequena trilha de pouco mais 1 km. Perto dela, fica a Gruta dos Primatas, utilizada para a prática de escalada. É uma das mais bonitas da cidade, de onde é possível ver a Lagoa Rodrigo de Freitas.


Cachoeira dos Primatas
Cachoeira dos Primatas Foto: Reprodução / Posto Zero

Já no Setor Floresta da Tijuca, a 500 metros da entrada do parque - perto da Praça Afonso Viseu, no Alto da Boa Vista - há a Cascatinha Taunay, uma das maiores quedas d’água de lá, com 35 metros de altura. Há também a Cachoeira das Almas, a 3 km da entrada, que conta com uma queda d’água de quatro metros de altura. A trilha começa perto do centro de visitantes. A trilha até a Cascata Diamantina, por sua vez, uma das maiores cachoeiras do parque, é no recanto da Gruta Paulo e Virgínia e é considerada leve.


Cascatinha Taunay
Cascatinha Taunay Foto: Reprodução / Instagram/@overmessed



Cachoeira das Almas
Cachoeira das Almas Foto: Hudson Pontes / O Globo

Cachoeiras do Parque Municipal de Nova Iguaçu
O parque, inaugurado em 1988, está localizado na Serra de Madureira e conta com diversas cachoeiras e poços. Os principais deles são o Poço da Natureza, o Poço do Casarão e a Cachoeira Véu da Noiva. Seguindo o curso do Rio Dona Eugênia, desde a entrada do parque, o visitante passará por todos esses atrativos refrescantes. No caminho, ainda é possível ver a desativada Represa Epaminondas Ramos, construída por Getúlio Vargas na década de 40 com o objetivo de abastecer o município.


Homem faz rapel na Cachoeira Véu da Noiva
Homem faz rapel na Cachoeira Véu da Noiva Foto: Fábio Rossi / O Globo



Cachoeira Véu da Noiva
Cachoeira Véu da Noiva Foto: Reprodução / Instagram/@182sladesh



Poço do Casarão
Poço do Casarão Foto: Reprodução / Flickr/Carlos Eduardo de Oliveira

Cachoeira do Mendanha
A cachoeira da Serra do Mendanha fica em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, dentro do Parque Estadual do Mendanha. Para chegar a esse pequeno paraíso que contrasta com o movimento da Avenida Brasil, é preciso fazer uma trilha de, em média, uma hora. Suas principais atrações são os escorregas naturais nas pedras. O acesso se dá através da Estrada Abílio Bastos.


Cachoeira do Mendanha conta com uma bela piscina natural