O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Livro apresenta Bicentenário da Independência sob a ótica da literatura de cordel

 


Cultura / Por Christine Keller

Trazer um novo olhar sobre a história do Brasil por meio da visão popular é o objetivo da obra Bicentenário da Independência na Literatura de Cordel, de J. de Arimatéia Ferreira, da Vero Editora, que será lançado no dia 24 de fevereiro, às 14h, no Colégio Estadual Padre Anchieta, em Duque de Caxias. O evento é aberto ao público e gratuito. A obra é produto do projeto homônimo que conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2. A iniciativa tem a Chamego Artes e Produções como parceira na produção e direção executiva.

O livro Bicentenário da Independência na Literatura de Cordel traz a narrativa da história do Brasil, desde o Império até os dias atuais, sob a ótica da literatura de cordel na visão do autor. A concepção do tema a ser proposto no Edital foi da produtora Cassia Ferreira, diretora da Chamego Artes e Produção. A pesquisa historiográfica foi feita pelo próprio autor, com orientação didática do professor e escritor Mário Fumanga.

A Chamego Artes e Produções, há alguns anos no mercado, sempre se propõe a pinçar e escolher temas e apoiar com sua expertise pessoas que contribuem com seus saberes e fazeres para o nosso rico panteão cultural. Nossa cultura popular tem pérolas como o Cordel, e autores como J. Arimatéia Ferreira, que sozinhos não conseguem dar visibilidade a sua obra. Comprovamos isso com a invisibilidade dada a nossa perda recente do maior ícone da literatura de cordel deste século, o Mestre Gonçalo Ferreira, valorizado e publicado no exterior, mas esquecido ou não ocupando o lugar de destaque que sua obra merece no Brasil. Divulgar e fazer com que essas maravilhas ganhem vida através de editais como o Retomada Cultural 2, em parceria com estes criadores, poder dar voz às minorias é um imenso prazer e nosso maior objetivo!”destaca Cássia.

Um dos maiores desafios encontrados por J. Arimatéia Ferreira, no entanto, não foi a extensa investigação da história de nossa Pátria no período que compreende o Bicentenário da Independência, mas justamente a desconstrução de mitos que insistem em comprometer a memória popular. A desconstrução de mitos da nossa história foi um grande desafio, porque tive que recontar a mesma na visão do povo, das pessoas que foram oprimidas, tratadas muitas vezes como se não tivessem importância e cerceadas em seus direitos. E claro, sem voz! Essa obra, de certa forma, repara essa lacuna histórica, que nos é repassada desde a escola fundamental. Herança da nossa colonização! Descolonizar nossa visão de Brasil é necessário!”explica J. Arimatéia.

O prefácio é de Alba Helena Corrêa, poetisa/cordelista, pedagoga, mestra em Educação pela UFF/RJ e membra efetiva da ABLC - Academia Brasileira de Literatura de Cordel. cordel chegou ao Brasil trazido pelos colonizadores portugueses, e aqui se aclimatou, criando raízes profundas no Nordeste. Aos poucos, foi se espalhando por todo o Brasil. No início, era tido como literatura de menor valia, mas, com o tempo e o aprimoramento, adentrou as universidades, tornou-se tema de monografias, dissertações e teses; inclusive nos cursos de Mestrado e Doutorado”.

Desde 2018, a literatura de cordel teve o reconhecimento merecido, tornando-se Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Recentemente, a Alerj aprovou a Lei de Fomento à Literatura de Cordel na rede de escolas públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro.

O livro Bicentenário da Independência na Literatura de Cordel é destinado a todos os públicos, mas especialmente ao infanto-juvenil. Com formato 15 x 15, capa 250g, a obra contém 60 páginas e é composta por 105 estrofes (septilhas), com ilustrações de Leonardo Marinho.

O autor faz uma dedicatória (in memoriam) ao Mestre Gonçalo Ferreira (1937 – 2022), que participaria na construção do livro. Mestre Gonçalo é considerado o maior cordelista da história contemporânea no âmbito mundial, por sua extensa obra de mais de 300 títulos, publicados no Brasil e exterior, inclusive alguns em inglês, francês e até japonês. Gonçalo foi fundador da Academia Brasileira de Literatura (ABLC), que celebra em 2023, 34 anos e o qual era presidente no último período. Ele foi o primeiro cordelista brasileiro a proferir uma palestra na maior biblioteca pública do mundo, a do Congresso Americano, EUA, em 2011.
 

SOBRE O AUTOR

Filho de dona Maria das Neves e de seu Antônio Luiz e nascido na cidade de Sapé/PB, José de Arimatéia Ferreira conta ter sido alfabetizado por uma tia. Mas aprendeu a soletrar e ler as primeiras palavras aos seis anos, por meio de folhetos de cordel comprados na feira por seu pai e lidos em casa por sua mãe. Inclusive seu Antônio não teve acesso à alfabetização, apenas ouvidos afinados pela oralidade da poesia encontrada na feira que tanto o encantou.

O autor migrou para o Rio de Janeiro na década de 80, onde reside até hoje. É radialista e estudou jornalismo na Escola de Comunicação Assis Chateaubriand, com passagens por várias emissoras de rádio e veículos de imprensa alternativa da Baixada Fluminense. Na literatura de cordel, aborda os impactos relacionados à temática socioambiental, tendo publicado vários títulos, destacando-se: Protestos de um sabiá prisioneiro (contemplado pela Lei Aldir Blanc, 2021), A vida pede socorro na Baía de GuanabaraFábula Poética A abelha e o beija florChico Anysio, o Mestre maior do humor e Vida e obra de Edgard Roquette-Pinto - O Pai da Radiodifusão.

É também idealizador da Vero Editora e da Rede Somar de Comunicação Comunitária - Sistema Integrado de Apoio e Cooperação às Culturas Populares (ainda em construção).

SERVIÇO:

Lançamento do livro Bicentenário da Independência na literatura de Cordel
Autor: J. de Arimatéia Ferreira (Vero Editora)
Data24/02/2023 (sexta-feira), a partir de 14h
LocalColégio Estadual Padre Anchieta – CEPA
EndereçoAv. Trinta e Um de Março, 10 - Parque Paulista, Duque de Caxias
Entrada franca – menores de idade acompanhados do responsável

(Fonte / Livro apresenta Bicentenário da Independência sob a ótica da literatura de cordel | Viva Caxias)