O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de março de 2016

47ª Jogos Estudantis começa com inspiração nas Olimpíadas Rio 2016

A pira olímpica de Duque de Caxias está acessa. Tendo como inspiração as Olimpíadas Rio 2016, a Vila Olímpica, no bairro 25 de Agosto, recebeu nesta quarta-feira (16/03), as 47 delegações das escolas públicas e privadas que estarão disputando nos próximos seis meses o 47º Jogos Estudantis nas modalidades: vôlei, basquete, futsal, futebol soçaite, atletismo, natação, xadrez, handebol e tênis de mesa.
8bd78fd1 edbc 4345 a680 c509e3ff23dc
Ao todo cerca de três mil alunos estarão celebrando o esporte com atletas dos quatro distritos caxienses. A competição é organizada pela secretaria municipal de Esporte e Lazer, e terá o pontapé inicial nas disputas nesta quinta-feira (17/03), com o xadrez. Uma das novidades deste ano é a participação de alunos do CRIAAD-DEGASE – Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, do bairro Sarapuí. O vice-prefeito Laury Villar, representando o prefeito Alexandre Cardoso, abriu oficialmente os Jogos Estudantis, após o acendimento da pira olímpica realizada pelo aluno Carlos Alexandre Silva, do Instituto Loide Martha, atual campeão geral da competição.
009c4240 c19a 4cc1 8352 edd2b78a243f
“A importância dos Jogos Estudantis é a utilização do esporte como um agente socializador. Temo que parabenizar toda a equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, seus professores, coordenadores e educadores físicos na realização dos jogos. Toda a mudança começa nas residências e nas escolas. O respeito e a parceria com seu companheiro de competição é muito importante. Por isso, é fundamental que os alunos respeitem seus professores e sua escola, porque é assim que eles poderão as coisas que acontecem no nosso país. É com grande felicidade e satisfação, já que durante 11 anos fui secretário de Esporte e Lazer, que declaro aberto os jogos”, destacou o vice-prefeito Laury Villar.
dfc6c58c 0f5c 45d1 ab19 2a18d13f3ec1
Segundo o subsecretário municipal de Esporte e Lazer, Jorge Gonçalves da Silva, a competição marca a vida dos atletas. “O esporte é um momento de confraternização, harmonia e um espirito de companheirismo para toda a vida. Temos que agradecer ao prefeito Alexandre Cardoso pelo incentivo à realização dos jogos e a inclusão do CRIAAD-DEGASE”, afirmou.
9d58e336 c018 4ecf b9e5 b86d92b8a870
Os Jogos Estudantis fazem parte do calendário do município e o seu valor histórico, educacional e cultural é imensurável, por conjugar política de educação com esporte. A participação do CRIAAD-DEGASE – Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, cumpre metas da política de inclusão social da Prefeitura. Além do desfile das delegações das unidades de ensino, aconteceu ainda o acendimento da pira olímpica, apresentações de ginástica rítmica e grupos musicais de samba, zumba e dança do ventre. O aluno Pedro Morais, do Colégio Independência, fez o juramento do atleta perante todas as delegações.
299bcf83 cfec 4005 b194 efa021a187f0
Participaram também da solenidade de abertura, o subsecretário municipal de Educação, Moisés da Silva; o coordenador geral dos Jogos Estudantis, José Cláudio; o diretor do Degase, Marcos Aurélio; o secretário municipal de Fazenda, Jorge Dodi, o subsecretário municipal de operações da Defesa Civil e Políticas de Segurança, Jorge Ribeiro Lopes; e  vereadores.