O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2016

Feira de Livro da ABL estará na Praça do Pacificador em abril

Agenda cultural terá ainda uma série de atividades 
Os amantes da boa leitura terão no período de 4 a 20 de abril, na Praça do Pacificador, de 10h às 21h, no Centro, uma ótima oportunidade de aproveitar os descontos e promoções em obras literárias para todas as faixas etárias, além de livros raros e lançamentos, na tradicional Feira do Livro da Associação Brasileira do Livro (ABL), que funcionará de segunda à sábado.
A feira organizada há quase 60 anos nas praças do Rio de Janeiro tem como objetivo principal a divulgação do livro com o interesse na realização de uma grande exposição literária para alcançar o maior número de pessoas menos familiarizadas com a literatura, gerando assim estímulo à leitura. Serão oferecidos desconto de 20% em todas as obras expostas, além de várias ofertas e promoções, e os últimos lançamentos editoriais das mais importantes editoras do país. O evento é realizado em parceria com a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
"A importância da feira é fundamental, já que o município conta com poucas livrarias. Desta forma democratizamos para a população caxiense o acesso às obras tradicionais e aos lançamentos, tornando a leitura mais acessível para todos", destaca o secretário municipal de Cultura e Turismo, André Oliveira.
Além da exposição dos livros, haverá ainda atividades culturais diversificada voltada para adultos e crianças, com contação de histórias, saraus de poesias, apresentações musicais e palhaços nos dias 04,08, 15 e 20 de abril, sempre a partir das 16h. Confira abaixo as atividades culturais da feira.
Atividades
04/04 - Contação de histórias com a escritora Andreia Marques, autora do livro "Melina e as borboletas noturnas”.
08/04 - Contação de história com o escritor Renato Nogueira, autor do livro "Nana e Nilo”.
15/04 - Apresentação dos palhaços Jessé Cabral e Leticia Goulart.
20/04 - Contação de histórias com a Tia Iô-Iô.
ABL
A ABL nasceu de uma ideia em abril de 1955, quando um vereador carioca expôs seus livros em uma barraca armada em frente à Câmara Municipal. Alguns livreiros admirando a iniciativa resolveram num grupo de seis aproveitar a ideia. Tempos depois fizeram uma mostra semelhante em condições bem precárias, porém a exposição acabou se transformando num sucesso de vendas. Em outubro do mesmo ano, foi organizada a “1ª Feira do Livro” já com 42 barracas; lá mesmo na Cinelândia, desenhadas pelo sócio/ fundador Antônio Severo de Sant’Anna.
A iniciativa foi novamente bem sucedida, mais tarde foi oficializada pelo então prefeito Negrão de Lima. Em 1957, os associados resolveram fundar a ABL – Associação Brasileira do Livro, para desenvolver um trabalho que até hoje, continua a despertar interesse da população. Nossas Feiras são visitadas por todos que buscam a leitura como entretenimento e também por intelectuais e amantes dos livros, tornando-se assim um verdadeiro acontecimento cultural em nossa cidade.