O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de maio de 2017

África do Sul registra primeiro caso de cães gêmeos no mundo - Atualidades



Dois filhotes de cachorro, da raça wolfhound irlandês, nascidos na África do Sul, entraram para a história da ciência como o primeiro caso de gêmeos caninos registrado e comprovado em todo o mundo. Os cãezinhos nasceram em outubro de 2015, mas só no fim do ano passado o caso teve comprovação científica por meio de um teste de DNA realizado na Universidade James Cook, da Austrália.
Gawie Pottas/LiveScience/Reprodução
Ao contrário do que se pode imaginar, filhotes de cães não são considerados gêmeos só porque as cadelas, geralmente, dão à luz vários indivíduos em único parto. "Na maioria dos casos, são óvulos diferentes que foram fertilizados por espermatozoides diferentes. Para que sejam considerados gêmeos, é necessário que um único óvulo fertilizado se divida em dois embriões", explica a veterinária Carolynne Joonè, da universidade australiana, em entrevista ao portal Live Science.
As suspeitas de que os filhotes de wolfhound irlandês eram gêmeos idênticos surgiram durante a cesariana. De acordo com o Live Science, o veterinário Kurt De Cramer, que fez o parto, percebeu que dois dos cinco filhotes, que estavam prestes a nascer, compartilhavam a mesma placenta. A partir dessa observação, ele recolheu amostras do DNA dos bichinhos e as enviou para análise na Austrália, o que acabou comprovando a hipótese do especialista.
Segundo a veterinária Carolynne Joonè, o provável motivo para que, até hoje, não se tenha registro de nenhum outro caso de gêmeos caninos se deve ao fato de que a maioria dos partos das cadelas ocorrem de forma natural. Logo, não é possível perceber se os filhotes compartilharam a mesma placenta.
Apesar de idênticos geneticamente, os dois filhotinhos gêmeos possuem manchas brancas na pelagem, que são ligeiramente diferentes.
(com portal Live Science)