O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de março de 2020

No fundo todos temem o povo / Huayrãn Ribeiro

O Coelhinho do Campinarte tem ouvido relatos de moradores, comerciantes, pessoas sérias, honestas, trabalhadoras, que moram no Terceiro Distrito de Duque de Caxias que são pra lá de preocupantes.
São relatos de ações de extrema violência praticadas por organizações criminosas que aos poucos foram se apossando de vários bairros impondo suas “leis”.
E... Falando em leis, a mais observada é a lei do Silêncio imposta pelo tráfico ou pelas milícias as comunidades cuja punição é a Pena de Morte (com requintes de crueldade).
Essa preocupação em dominar um território é porque no fundo a única coisa que eles temem (tanto o tráfico como a milícia) é uma ação popular, no fundo todos temem o povo, por isso eles se apressam em identificar e eliminar qualquer um que seja contra essa bandalheira porque eles sabem muito bem que se o povo quiser, também, se organizar, acaba de vez com esse estado de coisas.
As autoridades (como sempre omissas) a tudo assistem, mas nenhuma providência, efetivamente, é tomada.

A população vira refém desses malfeitores que as encarceram em suas próprias casas.
A coisa toda é feita de maneira muito bem pensada a partir do momento, por exemplo, que comunidades inteiras são usadas como escudos humanos contra as famosas incursões da polícia ou tentativa de invasão de qualquer facção rival.
Todos os dias os noticiários dos jornais dão conta de balas perdidas achadas nas cabeças de nossas crianças, escolas fechadas, transporte coletivo sendo incendiado, etc.

Não podemos deixar de apontar um dos principais responsáveis por essa situação: os usuários e drogas!