O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

sábado, 16 de agosto de 2025

Roteiros do Museu Vivo do São Bento

Uma proposta inovadora no que tange aos museus, o Museu Vivo do São Bento é considerado um museu de percurso, a maioria dos atrativos que  compõem o acervo são a céu aberto. Trata-se de prédios, instalações e da história da Fazenda São Bento e da vila residencial que compunha a localidade histórica em Duque de Caxias. Parte dos locais é tombada pelo IPHAN e alguns prédios são utilizados pela PUC,  pelo Instituto Educacional São Bento, pelo Arquivo Público da Cidade,  pelo CRPH (Centro de Referência do Patrimônio Histórico), pelo CEPEMHED (Centro de Pesquisas, Memória e História da Educação) e pela FEUDUC (Fundação Educacional de Duque de Caxias).
Oferecem diversas opções de roteiros internos para os visitantes:
1) Do portal de Entrada até a Casa do Administrador,
2) Da Tulha, passando pelo Núcleo Colonial, pelo Armazém Cultural até o espaço de agregação cultural,
3) Da antiga Farmácia do núcleo Colonial até as futuras instalações do Museu da História e da Educação,
4) Do complexo colonial São Bento, passando pelo Sobrado Beneditino e indo até a Capela Nossa Senhora do Rosário dos Homens de cor,
5)Da antiga escola Nísia Vilela até o Arquivo Público passando pelas sedes do CRPH e do CEPEMHED,
6) Passeio pela Reserva Ambiental  e  Mirante do Morro da Marinha,
7) Visita à Casa do Colono.
8) Visita aos Sambaquis do São Bento,
Os contatos e agendamentos devem ser feitos por:
Telefone: (21) 2671-0819
Email: centrodereferencia.historia@gmail.com