O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dra. Sandra Borges / Saúde é Vital



A Saúde começa pela boca
Até mesmo o mais branco dos sorrisos abriga um exército de cerca de 560 tipos de bactérias. Com uma boa higiene, eles não incomodam. Já a má higiene é a senha para se multiplicarem e praticarem atos de vandalismo em nossa boca. Um deles o Streptococus mutans, em contato com o açúcar provoca cáries. Outros germes proliferam em meio a restos alimentares e causam a gengivite, inflamação responsável por sangramento na gengiva.
Os estragos não se restringem apenas na boca. Pois está provado os vínculos entre essas bactérias e males que surgem em lugares distantes dali. A proliferação de micróbios na língua, que forma uma crosta, a saburra, pode invadir o estômago e o aparelho respiratório, ocasionando gastrites ou sinusites. Os sangramentos gengivais, por sua vez, abrem porta para germes invadirem o sangue e laçarem toxinas relacionadas a infecções nas articulações e nos rins. Isso pode ser um problema para quem sofre um baque temporário nas defesa por stress.

LEIA TAMBÉM
A farmácia comestível
AQUI ESTÃO OITO RAZÕES PARA VOCÊ CUIDAR DOS SEUS DENTES
Bruxismo: O ato inconsciente de ranger os dentes
CÂNCER E SUAS COMPLICAÇÕES BUCAIS
CHUPETA na dose certa
Cirurgião-Dentista pode ajudar pacientes a superar suas fobias
Como Prevenir Cáries e Problemas Gengivais
DENTES SOB ALTA TENSÃO
ENTENDA TUDO SOBRE A HIGIENE ORAL
O FUMO E A DOENÇA PERIODONTAL
CLIQUE AQUI PARA LER OS ARTIGOS