O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Chuva causa estragos em Xerém

xerém
Rio - A chuva que atingiu a Baixada Fluminense durante a noite de quarta-feira e madrugada desta quinta-feira causou estragos em Xerém, distrito de Duque de Caxias. Uma represa da Cedae acumulou muita água de chuvas que desceu de Petrópolis e Teresópolis e houve rompimento da barragem.
Casas foram alagadas, principalmente em Mantiqueira, próximo a antiga fábrica de caminhões FNM, na subida da serra. Famílias estão ilhadas porque, uma ponte ruiu parcialmente com o volume de água do Rio Capivari, que alagou residências e sobrecarregou a represa que rompeu e alagou casas. Os bairros mais atingidos, até agora, em Xerém, são São Jorge e Nova Belém. Moradores perderam móveis, alimentos, roupas e utensílios. De acordo com as primeira informações, cerca de 100 pessoas estão desabrigadas. Carros foram cobertos pela água. Bombeiros e equipes de Defesa Civil estão em Petrópolis, Teresópolis e em Xerém. (Texto - Fonte / O Dia)

Leitora registrou enchente em Mangaratiba, RJ (Foto: Seigmar Esteves Andrade/VC no G1)
MAIS NOTÍCIAS
A forte chuva que atingiu a Baixada Fluminense deixou um homem morto no distrito de Xerém, em Duque de Caxias. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros. A vítima ainda não foi identificada.
Neste distrito, o volume de chuva chegou a 212 mm em menos de 24 horas. Várias ruas do bairro estão alagadas por que, os rios Capivari e Saracuruna, que passam pela região, transbordaram e ao município ainda sofria com o problema do acumulo de lixo.
Ainda não informações oficiais do número de desalojados, mas todos os moradores que precisaram sair de casa estão sendo levados para um abrigo na Praça da Mantiqueira.
Bombeiros e funcionários das Defesas Civis Estadual e Municipal estão nas ruas da localidade para atender emergências. Parte de uma ponte de Xérem foi levada pela força dos rios  e moradores da região improvisaram sinalização e a interdição do local.  
Em Saracuruna, que também recebeu grande volume de chuva, a água estava na altura do joelho dos moradores, que tentavam salvar seus pertences. (R7)


Imagens capturadas na Internet das chuvas em Xerém