O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

domingo, 7 de abril de 2013

Cláudio Aragão, escritor de Caxias, já publicou 15 livros. Um deles é sobre a Vila São José, de Tenório Cavalcanti


O gosto pela leitura veio na infância e foi despertado, principalmente, pela poesia. Manoel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade sempre estiveram entre os autores preferidos. Assim, pouco a pouco foi nascendo o escritor Cláudio Aragão, que hoje conta com 15 livros publicados.
Aos 55 anos, ele, que mora em Caxias, na Baixada Fluminense, lançou, no fim do ano passado, um livro sobre o bairro em que vive, terra do político Tenório Cavalcanti, que resolvia seus conflitos a bala.
— O "Dias de Vila São José" traz a história do local em prosa e verso. Esse bairro foi criado por uma das figuras mais lendárias da política do Brasil, que é Tenório Cavalcanti. Além de erguer a vila, ele passou a viver aqui — diz Cláudio.


Livro em verso e prosa
Livro em verso e prosa Foto: Renato Bairros / Extra

Também no fim de 2012, o escritor lançou o livro "Presente do indicativo". E o seu acervo de publicações é vasto. Segundo ele, primeira delas veio em 1981:
— O nome do livro era "Quintal literal". Era uma antologia, reunia poemas de diversos autores.
Nove obras prontos para publicação
Cláudio Aragão, que diz ter nove livros inéditos, explica que não consegue viver da arte de escrever. Por isso, recorre à profissão de gerente de restaurante.
— Há 30 anos, trabalho neste ramo. Infelizmente, poucos conseguem sobreviver da arte. Acho que o poder público deveria voltar o olhar para a população, pois há muitos talentos na Baixada.