O Campinarte é independente. Não recebe subvenção de nenhuma prefeitura, governo de estado e muito menos do governo federal. Não somos uma organização não governamental, fundação, associação ou centro cultural e também não somos financiados por nenhum partido político ou denominação religiosa. Não somos financiados pelo tráfico de drogas ou milicianos. Campinarte Dicas e Fatos, informação e análise das realidades e aspirações comunitárias. Fundado em 27 de setembro de 1996 por Huayrãn Ribeiro.

Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de março de 2015

Piquenique reúne amantes da natureza para troca de sementes e mudas em Duque de Caxias

A chegada do outono será celebrada em Duque de Caxias, neste domingo (29/03), com um piquenique colaborativo de troca de sementes e mudas. O encontro, aberto a quem quiser participar, ocorrerá a partir das 10h, na Praça da Pedreira, no bairro Jardim 25 de Agosto. Atividades de educação ambiental, exposição e oficinas também fazem parte da programação.
O PicNic de Troca de Sementes e Mudas das Estações acontece há cerca de 5 anos em São Paulo e já está ganhando o Brasil. Cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Independência (RS), Amparo (SP), Suzano (SP) e agora Duque de Caxias (RJ) abriram as portas para essa iniciativa do Instituto Árvores Vivas.
Os encontros organizados pelos representantes do instituto buscam disseminar a cultura de preservação do meio ambiente, do cultivo em áreas urbanas e estimular o senso de colaboração mútua e a troca coletiva de conhecimento entre os participantes. “O foco é estimular a troca entre as pessoas, todos seus conhecimentos e sabedorias sobre a natureza. Honrar as tradições e memórias sobre cultivo e promover a conservação da biodiversidade e patrimônio ambiental brasileiro. Em um encontro como este a quantidade de conhecimento transmitido oralmente possui valor e volume inestimáveis”, afirma Juliana Gatti Pereira, idealizadora da iniciativa e presidente do Instituto Árvores Vivas.
Pela primeira vez na Baixada Fluminense, o encontro em Duque de Caxias vai promover oficina de compostagem, palestras sobre reflorestamento nas cidades, ecologia urbana, permacultura, além de atividades para as crianças. O piquenique contará ainda com a participação de Regina Tchelly, fundadora da Favela Orgânica, que vai falar sobre alimentação orgânica, cultivo e aproveitamento total dos alimentos. No final do encontro, a praça vai ganhar duas novas árvores que serão plantadas pelos participantes.
“Esse é um encontro de pessoas para pessoas, que desperta na sociedade o senso de colaboração e responsabilidade com o espaço público. Todas as participações e apoios são voluntários e todos presentes podem enriquecer o encontro com suas vivências e trocar conhecimentos sobre cultivo, meio ambiente e qualidade de vida”, diz Luciana Reigada, representante da iniciativa na cidade.
O setor de educação ambiental e biodiversidade da Secretaria de Meio Ambiente de Duque de Caxias vai realizar atividades artísticas e oficinas com as crianças. Além disso, haverá contação de estórias realizada por voluntários e exposição do artista plástico caxiense Paullo Ramos, na tenda 'Arte e Natureza'.
O encontro é gratuito e aberto ao público em geral. Mesmo quem não tem sementes, mudas ou livros para trocar, mas se interessa pelo tema, pode participar colaborando com uma bebida e comida para o piquenique coletivo.

Serviço:
1ª edição do PicNic de Trocas de Sementes e Mudas das Estações
Data: 29 de março (domingo)
Horário: 10h
Local: Praça da Pedreira – Rua Mariz de Barros, s/ nº, Jardim 25 de Agosto
Colaboração: Alimento e bebida para o piquenique
Confirmar presença na página do Facebook:

 1º PicNic de Troca de Sementes e Mudas das Estações – Outono – Duque de Caxias https://www.facebook.com/events/1553892571540183/?ref=notif&notif_t=plan_user_invited#!/events/764567063617907/?fref=ts

Confira a programação:10:00 – 10:30 Boas vindas
10:30 – 11:30 Roda de apresentações. Dinâmica de grupo
11:30 – 11:50 Bate Papo: Amor e alimento. Regina Tchelly da Favela Orgânica vai compartilhar saberes sobre alimentação orgânica e aproveitamento total dos alimentos
11:50 – 12:10 Bate Papo: Ecologia urbana e a criação de um sonho com Helio Vanderley, da ONG Onda Verde
12:10 – 12:30 Bate Papo: Permacultura e educação Livre com Leandro Gomes, Permacultor e morador da Ecovila El Nagual
12:30 – 12:50 Bate Papo: Reflorestamento urbano com Cila Dias, do Vista Alegre + Verde
12:50 – 13:10 Oficina de compostagem com Fabio Pereira
13:10 – 13:40 Trocas de sementes, mudas e livros
13:40 – 14:00 Reflorestamento urbano na prática: Plantio de duas novas árvores na Praça da Pedreira com o apoio e orientação da ONG Onda verde e Vista Alegre+Verde. Durante toda a manhã terá atividades de educação ambiental, arte e brincadeiras para as crianças.